Doenças cardíacas em cães

As doenças cardíacas são um problema muito comum nos cães, principalmente em animais de idade avançada.

Essas doenças afetam o coração, que é o órgão mais importante no corpo do animal e pode ser causada por diversos fatores. Os principais sintomas das doenças do coração são dificuldade para respirar, tosse contínua, cansaço, perda de peso, falta de ar e em casos mais avançados desmaio, convulsão e aumento de volume abdominal.

O diagnóstico da doença é feito por meio de exames clínicos e complementares, como Radiografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, análises sanguíneas, entre outros procedimentos que devem ser solicitados pelo Médico Veterinário.

Como alguns sintomas da doença podem passar despercebidos, é muito importante que o dono esteja sempre atento ao comportamento do animal para prevenir o surgimento ou agravamento da doença.

Além disso, também é essencial levar o pet para fazer um check-up anualmente, pois é através dos exames de rotina que Médico Veterinário confirma se está tudo bem com a saúde do animal.

O tratamento de doenças cardíacas varia de acordo com cada caso. Em alguns casos há a necessidade de uso de medicamentos e também pode ser necessário o controle da atividade física e mudança na alimentação. Em casos mais graves, há a possibilidade de internação.

Por isso, é essencial ter muita atenção ao tratamento do animal em casa, protegendo-o de situações de estresse, exercício físico em excesso, má alimentação e temperaturas muito elevadas. Também sempre procure respeitar as medicações prescritas pelo Médico Veterinário e quando tiver alguma dúvida, entre em contato com um profissional da saúde animal.

Caso você perceba em seu animal alguns dos sintomas citados no texto em seu pet, procure o Médico Veterinário imediatamente.

#DoençasCardíacas #CenterVet #Atendimento24h