Notícias



medo fogos caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Fraturas em cães

As fraturas nos pets podem ser causadas por diferentes motivos, desde atropelamentos a até quedas de lugares altos. Geralmente quando o cão está com um osso fraturado, os sinais costumam ser bem nítidos. O animal costuma apresentar bastante dor e começa a ter dificuldades para andar, além de apresentar inchaços na região fraturada.

Para prevenir problemas de fraturas ósseas no pet, é fundamental evitar que o animal freqüente lugares altos desde pequenos e que ele saia para a rua sozinho, pois há riscos de atropelamento e brigas com outros animais. Algumas dicas para os donos de pets que moram em apartamentos é comprar itens como escadinhas, rampas e telas para cães e gatos.
O tratamento da fratura irá depender da idade, tamanho, tipo de atividade do pet e do osso fraturado. Existem diferentes tipos de fraturas e cada uma deve receber o tratamento adequado para que o pet tenha uma boa recuperação.
Aqui na Center Vet tratamos diversos animais com fraturas e realizamos o exame de Raio-X Digital, que ajuda a verificar as medidas da fratura e a planejar o tratamento adequado para o animal.



medo fogos caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Dermatite

A Dermatite é uma doença muito comum nos cães e costuma causar grande incômodo nos bichinhos.
Os principais sintomas da doença são coceira excessiva, queda de pelo, vermelhidão e pequenas feridas na pele. A dermatite pode se manifestar nos pets entre três meses a seis anos de idade e por diferentes fatores, como infecção com fungos e bactérias, alergia a determinado alimento, planta ou medicamento, estresse, distúrbios emocionais, umidade ou até mesmo genética.
Para evitar o surgimento da Dermatite em seu pet, é fundamental ter alguns cuidados especiais de higiene, secando bem o pelo do animal após o banho, evitando que ele entre em contato com algum composto químico e alimentando-o corretamente.
Para realizar o tratamento da Dermatite é fundamental identificar a causa do problema através de diagnósticos em uma consulta com o Médico Veterinário. Após determinar a origem da doença, o Médico Veterinário fará o tratamento adequado ao animal. É muito importante evitar tratar a doença de forma caseira, pois em alguns casos pode agravar ainda mais o problema no animal.
Se o seu cão apresenta sintomas de Dermatite, leve-o a uma consulta ao Médico Veterinário. Somente o profissional da área saberá prescrever o tratamento ideal para tratar a doença.
Aqui na Center Vet contamos com aparelhos altamente tecnológicos que auxiliam na realização de exames, além uma equipe especializada para cuidar do seu melhor amigo.



medo fogos caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Tecnologia

O uso da tecnologia tem sido muito importante para garantir a saúde e qualidade de vida dos nossos amigos pets.
Por isso, a Center Vet está sempre investindo em equipamentos com tecnologia de ponta para fornecer exames mais precisose seguros.
Nossos laboratórios contam com aparelhos de última geração importados de países como Japão, Estados Unidos e Europa.
Essa tecnologia auxilia na elaboração de exames como hemograma, exames parasitológicos, hormonais, entre outros, além de exames de imagens comoUltrassonografia, Raio-X Digital, Eletrocardiografia e Ecodopplercardiograma.
Dessa forma, além do pet ter mais conforto na hora dos exames, os procedimentos são muito mais rápidos e eficientes.



medo fogos caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Dizem que me pareço

Quem nunca achou que seu cachorro ou gato parece algum famoso? Pode ser um olhar, o formato, o jeito, qualquer coisa.



medo fogos caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Leishmaniose

Os donos de pet devem se preocupar com a Leishmaniose, uma doença muito perigosa causada pela picada do mosquito palha no animal.
O mosquito transmissor se contamina com o sangue de animais doentes e transmite a doença a animais saudáveis através da picada. Os principais sintomas da doençasão a perda dospelos, crescimento rápido das unhas e anorexia.
É comum que alguns donos não percebam os sintomas da doença no animal logo no início, por isso é fundamental ficar de olho no comportamento do pet e também verificar seu estado de saúde físico, acariciando-o e verificando suas unhas e pelos.
Para evitar o surgimento da doença, recomenda-se levar o animal a um Médico Veterinário e realizar a vacinação contra Leishmaniose. A vacina tem grande eficácia e deve ser reaplicada anualmente.
Para auxiliar na prevenção, é importante também evitar que o animal freqüente locais com lixo acumulado e áreas úmidas com pouca higienização.
A Center Vet possui a vacina contra Leishmaniose e também diversos acessórios que ajudam a prevenir o pet de doenças similares, como coleiras especiais e repelentes.



medo fogos caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Qual raça combina com você?

É comum ouvirmos por aí que alguns cães se assemelham aos seus donos, ou que os seus donos se assemelham aos seus cães, não é mesmo? E isso faz muito sentido! Afinal, assim como algumas pessoas se dão bem melhor com outras, é possível também que elas se adaptem mais a uma determinada raça de cães.
E para você descobrir com qual raça de cão mais se identifica e saber qual adotar, nós separamos informações sobre o estilo de vida dos cães de acordo com suas raças. Confira:
-Raças mais caseiras e tranquilas:
Buldogues, SharPei, pug, São Bernardo, Mastim Espanhol, Akita, Poodles, Lhasa Apso, Shin Tzu, Dachshund.
-Raças mais agitadas, ágeis e que necessitam de mais atividades físicas:
Border Collie, Labrador, Terriers,Pastor Australiano e Pastor Alemão, Dálmata, Golden Retriever, Pitbull.
É importante lembrar que independente da raça, todo cão costuma ser muito amoroso e leal com seus donos. A formação da sua personalidade irá depender também da forma como foi ou será criado. Em caso de adoção, como há uma mistura de raças, não é possível fazer uma pré avaliação da personalidade do bichinho, apenas do seu porte.
Atenção na dica: se você mora em apartamento e deseja um companheiro pet, indicamos adotar um cãozinho de pequeno porte, pois eles geralmente conseguem se adaptar à locais com menos espaço com maior facilidade.



Center Vet
  Tem.

Tosa na Tesoura

A tosa é recomendada para manter uma boa higiene dos pelos do pet e deixá-lo com uma estética muito mais bonita.
Aqui na Center Vet realizamos a opção de tosa na tesoura, que além de levar em consideração a pelagem do animal e ressaltar as características da sua raça, ajuda o pelo a não ficar tão curto, protegendo o pet dos dias mais frios nessa época de inverno. A técnica também deixa o pet com uma tosa mais suave e natural.
A tosa na tesoura é totalmente segura e feita por uma equipe de profissionais treinados e capacitados para realizar o serviço.
Para mais informações sobre os tipos de tosa e outros tratamentos estéticos, ligue (18) 3916-5500.



medo fogos caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Shih tzu

O Shih tzu é uma raça de cães muito popular em vários países e admirada por grande parte da população aqui no Brasil. Hoje vamos falar 05 curiosidades sobre essa raça tão dócil e amada por muitas pessoas.

Confira:

1- O nome “Shih Tzu” significa “cão leão” e é uma das raças mais antigas e apreciadas na China por causa da sua associação com o budismo.
2- Antigamente os Shih Tzus ficavam em templos budistas e eram considerados sagrados pelos monges tibetanos.
3- O Shih Tzu foi o animal de estimação preferido durante a dinastia Ming e foi altamente valorizado pela família real.
4- A cor da pelagem do Shih Tzu vai clareando com a idade e normalmente eles nascem bem escuros.
5- Essa raça adora brincar e são muito dóceis. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente.
E aí, gostou do post e quer saber mais sobre as curiosidades de alguma raça? Deixe a sua sugestão aqui nos comentários!



medo fogos caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Medo de Fogos.

Se para os seres humanos os fogos são sinonimos de festa, para os pets essa prática pode ser assustadora e causar muito estresse.
Isso acontece porque os cães e gatos possuem uma audição muito mais aguçada do que a nossa e isso faz com que seus ouvidos sejam mais sensíveis. Não é a toa, por exemplo, que os cães conseguem identificar a chegada de seus donos em casa desde quando eles estão na esquina.
Por isso, nesse período de jogos e comemorações, é importante ficar de olho no comportamento do animal e ter algumas precauções para evitar que o pet sofra demasiadamente com o barulho dos fogos. Confira algumas dicas:
-Evite que ele fique muito tempo sozinho. Faça companhia a ele em um local fechado e longe do barulho dos fogos.
-Distraia o animal com brinquedos, petiscos ou música.
- Verifique se não há nenhum objeto pela casa que ele possa se machucar em algum momento de desespero.
- Procure agir naturalmente. Quando o pet percebe que seu dono está no comando da situação ele acaba ficando mais calmo. Em casos mais graves, há medicamentos que ajudam a controlar o estresse e ansiedade causados pelo barulho dos fogos. Se o animal tiver problemas cardíacos e de ansiedade ou não se acalmar de jeito nenhum, leve-o até o Médico Veterinário e peça orientações.



intoxicacao alimentar caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Exames de imagem.

Devido ao avanço da tecnologia na Medicina Veterinária, o exame de imagem têm se tornado cada vez mais importante na detecção e tratamento de diversas doenças. Além de ser um exame indolor e não-invasivo, o exame de imagem auxilia o Médico Veterinário a identificar e prevenir diversos problemas de saúde dos animais, como infecções respiratórias, distúrbios hormonais, dores agudas crônicas, fraturas ósseas, entre outras.
Dessa forma, com um diagnóstico mais amplo e completo torna-se muito mais fácil prevenir diversos problemas e realizar os tratamentos de forma mais adequada e segura, aumentando a expectativa de vida do bichinho e oferecendo uma melhor qualidade de vida a ele.
A Center Vet conta com equipamentos altamente tecnológicos para a realização de exames de imagens como ultrassonografia, Raio-X Digital, e exames mais específicos como Eletrocardiografia e Ecodopplercardiograma para diagnósticos cardiológicos.



intoxicacao alimentar caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

A importância do Passeio.

Levar seu amigo para passear é uma ótima forma de manter uma boa qualidade de vida a ele.
Os pets, principalmente os cães, adoram explorar novos lugares, socializar e sentir cheiros diferentes. Por isso, é fundamental que os donos levem seus animais para passear, mesmo que o animal more em um local com bastante espaço.
Além disso, o passeio é um ótimo remédio contra problemas como depressão, obesidade e ansiedade, pois melhora a saúde física e mental do pet, estimulando-o a sair do tédio e de uma vida entre quatro paredes. O animal que freqüenta parques, praças e ruas costuma ser muito mais disciplinado, saudável e feliz.
Mas, se o seu pet é sedentário e não está acostumado a passeios longos, é importante ter alguns cuidados especiais e respeitar o limite físico do bichinho. O ideal é levá-lo ao Médico Veterinário e pedir orientações para um passeio saudável.
Outra dica é nunca deixar o animal caminhar sem uma guia e sem uma coleira com placa de identificação, nome do seu tutor e telefone para contato. Isso evita que ele desapareça e oferece mais segurança durante o passeio.



intoxicacao alimentar caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Leishmaniose

A Leishmaniose é uma doença que causa muita preocupação em quem possui pets.
Ela é causada pela picada de mosquitos conhecidos como “mosquito palha”, que se contaminam com o sangue de animais doentes e transmite a doença a animais saudáveis.
Os principais sintomas da Leishmaniose são problemas dermatológicos (perda de pelos em focinho, orelhas e região dos olhos), crescimento progressivo das unhas e anorexia. Muitas vezes o dono acaba não percebendo esses sintomas no animal, por isso é fundamental estar sempre de olho no comportamento do bichinho e verificar a saúde dos seus pelos e unhas.
A melhor forma de evitar o surgimento da doença no seu pet é com a vacinação. É importante também prevenir a doença evitando que o animal freqüente lugares com acúmulo de lixo, pois os mosquitos transmissores da doença estão presentes especialmente nestes locais. Também há coleiras e repelentes que auxiliam na prevenção.
O tratamento da doença é indicado na consulta com o Médico Veterinário, que fará exames clínicos e laboratoriais para verificar a gravidade da doença no pet. Aqui na Center Vet oferecemos a vacina contra Leishmaniose, além de acessórios que auxiliam na prevenção da doença.



intoxicacao alimentar caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Intoxicação Alimentar

Muitos donos de pets se preocupam com os perigos de uma intoxicação alimentar no animal.
Existem diversos alimentos nocivos, plantas venenosas, produtos químicos e objetos perigosos que podem provocar uma intoxicação alimentar no animal.
Para evitar esse tipo de problema, é fundamental ficar de olho no animal, principalmente em cães mais novos que são curiosos e geralmente acabam ingerindo tudo que encontram pela frente. O ideal para proteger o pet desse problema é mantê-lo fora do alcance de alimentos, plantas e objetos tóxicos.
Os principais sintomas de uma intoxicação alimentar varia de acordo com a substância que o animal ingeriu. Alguns animais podem apresentar fraqueza, mal-estar, problemas gastrointestinais, vômito, náusea e diarreia. Em casos mais graves, é comum o pet ter tremores e convulsões.
Caso o animal esteja apresentando algum destes sintomas, leve-o imediatamente ao Médico Veterinário. O tratamento de intoxicação alimentar dependerá da gravidade do problema e do estado de saúde do animal.



cesariana caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Cesariana em cães

Uma das maiores dúvidas dos donos de cadelas gestantes é quando optar por uma cesariana.
A cesariana é indicada em casos de posição anormal do feto no útero da fêmea, feto muito grande e gestação prolongada com contrações muito fortes ou muito fracas.
É também necessária em casos de raças específicas que têm dificuldades para parir naturalmente, como as raças braquicefálicas.
Existem outros fatores que influenciam na decisão de uma cesariana na cachorra, como a gestação de fêmeas muito jovens que acasalaram no primeiro cio ou em cachorras idosas, que podem sofrer com falta de contração. Para saber se a cadela irá precisar optar por uma cesariana é essencial realizar o pré-natal, que irá ajudar a identificar se há problemas na gestação ou não.
É fundamental lembrar que a cesariana é um procedimento delicado, por isso deve ser feito com um acompanhamento pré-natal na cadela pelo Médico Veterinário.



obesidade caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Perigos da Obesidade

Manter o pet no seu peso ideal é muito importante para garantir a ele uma melhor qualidade de vida.
O excesso de gordura nos animais pode afetar sua saúde e causar sérias complicações, como problemas de locomoção, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.
Muitos donos não conseguem resistir aos olhares pidões dos bichinhos e acabam se acostumando a oferecer petiscos a eles fora de hora. Porém, esse hábito acaba prejudicando muito a saúde do pet.
Por isso, para evitar que seu amigo fique acima do peso e sofra com doenças relacionadas à obesidade, estipule os horários corretos para alimentá-lo, leve-o para passear e praticar exercícios físicos diariamente e diminua as recompensas com petiscos.
Se seu pet já sofre com obesidade, leve-o ao Médico Veterinário. Somente um profissional saberá prescrever uma dieta adequada para seu amigo.



laboratorio caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Atendimento Móvel

Você está sem tempo ou tem dificuldades para transportar seu pet até a Clínica Veterinária? Aqui na Center Vet contamos com o Atendimento Móvel, um serviço exclusivo para animais que necessitam de cuidados especiais e transporte até a Clínica.
Nós sabemos como a saúde e qualidade de vida dos pets são importantes, por isso nossos 02 veículos de Atendimento Móvel funcionam a qualquer momento e são totalmente seguros.
Afinal, seu pet merece conforto e bem estar!



laboratorio caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Inverno

O inverno está chegando, e não são apenas os seres humanos que sofrem com as temperaturas baixas durante essa época.
O frio também atinge os pets e pode causar diversos problemas de saúde neles.
Por isso, é importante ficar atento (a) e saber quais doenças são mais comuns nessa época.
Nos cães a doença mais comum no inverno é a gripe canina, que tem como principais sintomas a falta de apetite, espirros e tosse normalmente seca. Quando não é tratada logo no início, a gripe canina pode ser transformada em pneumonia.
Nos gatos, a rinotraqueite costuma ser o principal problema durante o inverno, e tem como principais sintomas a secreção nasal e ocular, dificuldade para respirar, febre e desidratação.
Atualizar a carteira de vacinação do pet, evitar tosá-lo durante o período de frio, separar mais cobertores para ele dormir, dar banhos em horários mais quentes, oferecer mais água fresca e evitar passeios em horários mais frios são algumas dicas para evitar que o seu pet fique doente durante essa época. Se perceber que o animal está apresentando algum sintoma ou comportamento diferente, leve-o ao Médico Veterinário.



apartamento caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cachorro X Apartamento

Você é completamente apaixonado (a) por cachorros de grande porte, mas mora em apartamento pequeno?
Muitas pessoas acabam desistindo de ter um cão grande por morar em um lugar com espaço limitado. Mas, não há problema em dividir um lar pequeno com um pet grande, desde que se tenha alguns cuidados especiais para manter o animal com uma vida saudável.
A maioria dos cães, principalmente os de grande porte possuem uma enorme quantidade de energia para ser gasta, por isso, é necessário conciliar o espaço limitado em que ele vive com as suas necessidades.
Nesse caso, para manter a saúde do pet é recomendável levá-lo para passear constantemente em parques e lugares abertos. Isso ajuda a desenvolver a musculatura do animal e manter a saúde das articulações. Além disso, levar o pet a outros lugares permite que ele sinta cheiros diferentes e socialize com outros cães.
Outra dica importante é tomar cuidado com a alimentação do animal. Geralmente os cães se movimentam menos em ambientes com pouco espaço, e acabam ganhando peso. Controlar a quantidade de ração e estipular os horários para alimentá-lo é fundamental.
Os cães também detestam a solidão, por isso, é essencial dar atenção a eles e oferecer brinquedos e ossos para roer, isso ajuda a evitar problemas psicológicos e comportamentais, além de diminuir a chance de ele roer os móveis da casa ou ficar lambendo as patas incessantemente por falta do que fazer, e acabar se ferindo.
Com essa rotina de cuidados, a convivência com o cão será ótima, e, além disso, você terá um companheiro para todos os momentos.



laboratorio caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Diabetes

A Diabetes é um problema muito comum tanto para os humanos, quanto para cães e gatos.
Essa doença é caracterizada pela alta concentração de glicose no sangue e baixa ou falta de produção de insulina pelo pâncreas, e assim como nos humanos, se não for tratada corretamente pode causar sérias complicações na saúde do animal.
Existem diversas causas para o surgimento de diabetes em cães e gatos, entre elas podemos considerar a predisposição genética, infecção, medicamentos, disfunção pancreática, obesidade e doenças simultâneas.
Os principais sintomas da doença são incontinência urinária, sede excessiva, perda de peso e em casos mais graves perda de visão, cansaço e fraqueza.
É muito importante que o dono fique atento ao comportamento do animal, pois esses sinais as vezes podem passar despercebidos, agravando a situação de saúde do bichinho.
O diagnóstico da doença é feito por meio de exames laboratoriais, que vão desde um hemograma completo a análise de urina e outros exames específicos.
O tratamento é indicado pelo Médico Veterinário, e irá depender do tipo de diabetes e do estado de saúde do animal. Dependendo do grau da doença, pode haver recomendação do uso de injeções de insulina.
Para um maior sucesso no tratamento, é recomendável também cuidar da alimentação do pet, trocando a ração tradicional por uma ração dietética.



laboratorio caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Cirurgia Oncológica Intranasal

Recentemente realizamos uma Cirurgia Oncológica Intranasal em um pet de nossa cliente.
O procedimento foi um sucesso e hoje o animal já está no conforto de sua casa, perto da família e novamente com saúde!
Além de realizar diversos procedimentos cirúrgicos, a Center Vet possui aparelhos altamente tecnológicos que ajudam no diagnóstico de doenças e no tratamento, além de uma equipe especializada e treinada para cuidar do animal.
Ficamos muito felizes com o ótimo resultado da cirurgia e agradecemos aos nossos clientes por confiar na Center Vet!



laboratorio caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Laboratório Próprio

A Center Vet está sempre investindo em tecnologia para proporcionar o melhor tratamento aos pacientes.
Por isso, contamos com laboratórios de alta teconologia para um melhor e mais rápido diagnóstico e tratamento de doenças. Nossos equipamentos são importados de países como Japão, Estados Unidos e Europa, permitindo um tratamento mais eficaz e seguro para o pet.
Toda essa tecnologia auxilia na realização de exames laboratoriais como hemograma, exames parasitológicos, hormonais, entre outros, além de exames de imagens como Ultrassonografia, Raio-X Digital, e outros mais específicos como Eletrocardiografia e Ecodopplercardiograma.



racao caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Rações

Cuidar da alimentação dos pets é muito importante, por isso, deve-se escolher uma boa ração para o bichinho.
Mas, atualmente com tantas opções de rações no mercado, como encontrar o tipo ideal de ração para o nosso melhor amigo? Há uma variedade de tipos de rações disponíveis no mercado pet, desde as mais econômicas que suprem apenas as necessidades básicas do animal, até as que possuem uma maior quantidade de nutrientes.
Por isso, na hora da escolha da ração é necessário levar em consideração a idade, raça, peso e estado de saúde do animal. Existem rações específicas para animais com problemas cardíacos, intestinais, obesos, alérgicos e com diversos outros problemas de saúde.
Para saber qual o melhor tipo de ração para seu pet, consulte um Médico Veterinário.
Ele irá examinar a saúde do animal e indicar a ração ideal. Aqui na Center Vet você encontra uma variedade de opções de rações de alta qualidade para o seu melhor amigo ter uma vida saudável.



dores coluna caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Dores na coluna

Assim como os humanos, os pets também sofrem de dores nas articulações.
Geralmente esse problema acomete animais de grande porte, como cães das raças rottweiler, pastor alemão e labrador.
As principais causas de dores nas articulações são lesões comuns, como torções ou distensões, má alimentação, obesidade e falta de atividade física. Os pets de idade avançada são mais propensos a ter esse problema, mas as dores também podem afetar animais mais novos.
Os sintomas geralmente são alterações no humor, inchaço nas articulações, dificuldade para se locomover e falta de vontade de realizar atividades físicas e atividades simples como caminhar, pular e brincar. É comum também o animal lamber as áreas machucadas. Por isso, fique sempre de olho no comportamento do animal.
Para evitar o surgimento dessas dores nos bichinhos, é recomendável fazê-lo praticar mais exercícios físicos e ter uma boa alimentação. Uma dica de exercício físico para cães é a natação, pois ela traz muitos benefícios para o animal e evita essas dores. Não se esqueça também de oferecer uma cama confortável para o pet dormir e aliviar a tensão das articulações.
O tratamento de dores articulares é feito de acordo com o nível do problema no animal e a sua faixa etária. Se você perceber que seu pet apresenta algum dos sinais de dor articular, leve-o imediatamente ao Médico Veterinário.



coceira caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Coceira

O seu pet tem se coçado mais que o normal?
O hábito de se coçar é algo normal para os cães e gatos, mas, se essa coceira for excessiva, pode ser um sinal de que algo está errado com a saúde do animal.
Se o bichinho se coça bastante e por um longo período, tem queda de pelo, usa a boca para se coçar, não perca tempo e leve-o para uma consulta ao Médico Veterinário.
Existem diversas causas para a coceira excessiva em pets, entre elas estão a presença de parasitas como pulgas e carrapatos no corpo do animal, alergia de algum alimento, medicamento, planta ou até mesmo uma dermatite de contato, sarna, entre outros fatores.
Se você tem percebido que seu pet tem se coçado mais que o normal, leve-o ao Médico Veterinário. Somente um especialista em saúde animal saberá identificar a causa correta do problema e a melhor forma de tratamento.



displasia caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Displasia Coxofemoral

A Displasia Coxofemoral é uma doença muito comum nos cães e pode se desenvolver em qualquer fase da vida do animal.
Esse tipo de problema afeta as articulações coxofemorais do animal, dificultando o encaixe do osso da perna do animal com o osso do quadril, fazendo com que ele tenha dificuldades para andar, além de muita dor.
A principal causa da Displasia Coxofemoral é a predisposição genética, mas alguns fatores como excesso de alimento ou suplemento de cálcio também podem influenciar no desenvolvimento da displasia. A doença pode atingir tanto filhotes quando animais com idade avançada.
Os principais sinais que podem ser observados no animal com suspeita da doença é dificuldade de realizar movimentos simples como caminhar, correr, levantar, e modo de sentar diferente do habitual.
O diagnóstico da Displasia Coxofemoral é feito pelo Médico Veterinário com o exame físico e Raio-x Digital. Assim que constatada a doença no animal, inicia-se o tratamento.
Esse problema costuma causar muita dor no animal, por isso, é fundamental que o dono do pet fique sempre atento aos seus comportamentos e ao perceber os primeiro sinais dos sintomas da doença, leve-o ao Médico Veterinário.
Aqui na Center Vet temos aparelhos tecnológicos que ajudam no diagnóstico da doença e tratamento, além de uma equipe especializada e treinada para cuidar do animal.



gestacao caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Gestação

O período gestacional dos pets é algo muito delicado, e por isso requer alguns cuidados especiais.
As cadelas podem entrar no cio a partir dos 08 meses de idade, e assim, cruzar com um macho e ter vários filhotinhos. A gestação costuma durar de 60 a 62 dias, podendo se estender um pouco mais em alguns casos.
Assim como nos seres humanos, essa fase costuma ser bastante delicada e a fêmea pode sofrer algumas mudanças comportamentais, por isso, o dono precisa estar atento a isso e ter bastante paciência com a futura mamãe.
Para que a cadela tenha uma gestação saudável e tranqüila, é fundamental realizar alguns cuidados específicos, como: 1. Cuidar de sua alimentação (troque a ração por uma especial com mais proteína).
2. Levá-la ao Médico Veterinário para garantir que ela está bem e colocar sua vacinação em dia.
3. Lembre-se de nunca dar remédios para ela sem a prescrição de um Médico Veterinário.
4. Evite estressar a fêmea para que ela não tenha um parto prematuro.
Assim que estiver chegando o grande dia e a cadela estiver completando 60 dias de gestação, certifique-se de levá-la ao Médico Veterinário para checar seu estado de saúde e para você receber as orientações necessárias para cuidar dos pets recém-nascidos.
Dessa forma, a cadela terá uma gestação tranqüila e saudável, e os filhotes nascerão com muita saúde!



picadas gato caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Problemas Renais

Assim como os humanos, os pets também sofrem com problemas renais.
Os principais sintomas da doença renal são perda de peso, aumento da sede, aumento do volume de urina, diminuição do apetite, diarreia, vômito, queda dos pelos e urina com sangue.
Existem diversas causas para o surgimento da doença renal, como idade avançada, infecções virais, fúngicas ou bacterianas, doenças hereditárias, entre outras.
Essa doença costuma ser muito silenciosa e na maioria das vezes os sintomas demoram a aparecer, por isso, é muito importante que os donos estejam sempre atentos ao comportamento de seus bichinhos, pois quanto mais cedo o problema for tratado, maior a chance de sucesso.
O tratamento irá depender da gravidade do problema, idade do animal e seu estado de saúde.
Por isso, ao perceber os primeiro sinal dos sintomas, leve o animal ao Médico Veterinário.



picadas gato caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Picadas de animais

É muito comum que os donos de pets encontrem algumas bolinhas pelo corpo dos animais, o que na maioria das vezes podem ser picadas de insetos.
Dependendo do animal que o picou, a bolinha pode sumir logo no outro dia, sem causar complicações. Mas, se a picada for de animais peçonhentos, o animal pode correr sérios riscos de vida se não for tratado rapidamente.
É fundamental que o dono não faça perfurações ou cortes no animal e tente remover o veneno sozinho.
Se for possível, é importante que o dono do pet tente identificar o animal peçonhento responsável pela picada, mas se não conseguir não há problema. O essencial é levar o pet imediatamente ao Médico Veterinário.
É muito importante também evitar que os pets fiquem expostos a regiões próximas a rios, lagos, lixões e terrenos abandonados sem limpeza adequada, pois essas áreas são extremamente de risco para a saúde dos bichinhos.
Aqui na Center Vet contamos com uma equipe treinada pronta para atender seu pet em casos de emergência, além de aparelhos tecnológicos que auxiliam em diagnósticos e tratamentos.



farmácia gato caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Farmácia 24h

Você sabia que aqui na Center Vet temos uma Farmácia 24h pronta para atender o seu pet a qualquer momento?
A Farmácia conta com medicamentos, produtos higiênicos como xampus, sabonetes e coleiras anti pulgas e carrapatos que auxiliam na prevenção e tratamentos de doenças, além de artigos exclusivos para o bem-estar e melhor qualidade de vida do seu pet.
Afinal, emergências não tem hora para ocorrer, não é mesmo?



cinomose cachorro  caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cinomose 24h

A Cinomose é uma doença canina infecto-contagiosa causada por um vírus.
Os principais sintomas da Cinomose são apatia, perda de apetite, diarréia, vômito, febre, convulsões e secreções nasais e oculares. Ela pode ser transmitida de diversas formas, entre elas o contato com secreções, urina e fezes infectadas por animais doentes ou objetos infectados.
A principal forma de prevenção da doença é a vacina. No caso dos filhotes, eles devem receber três doses dela a partir dos 45 dias de vida, com intervalo de 30 dias entre cada dose. A partir da terceira dose eles já estão protegidos contra o vírus e podem passear na coleira. Já o tratamento pode ser feito por meio de medicamentos específicos para os sintomas da doença.
É muito importante que os donos de pets estejam atentos aos sintomas da Cinomose, pois quanto mais cedo a doença é tratada maiores as chances de cura.
Aqui na Center Vet temos aparelhos tecnológicos que ajudam no diagnóstico da doença e tratamento, além de uma equipe especializada e treinada para cuidar do animal e realizar a vacinação.



dermatite gato  caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Dermatite

Há alguns dias recebemos aqui na Clínica o gatinho Tião, da nossa cliente Regiane Mariano Labegalini. Após diversas tentativas de tratamentos em Dracena sua cidade, ela trouxe aqui na clínica para uma consulta.
Fizemos uma biópsia de pele no animal e após este exame, diagnosticamos que ele estava com Dermatite perivascular na região cervical dorsal.
Iniciamos o tratamento com um antibiótico de última geração.
O tratamento foi um sucesso e hoje ele está em casa novamente saudável e sem desconfortos!
A Dermatite em gatos costuma ser muito comum e provoca lesões na pele, coceiras, queda dos pelos, descamações ou cor avermelhada. Ela pode surgir por diversos fatores, como picadas de insetos ou pulgas, contato com algum composto químico, entre outros. Para um diagnóstico correto é preciso saber qual a origem do desconforto no pet e qual o tratamento que ele deve receber.
Aqui na Center Vet contamos com equipamentos de alta tecnologia e uma equipe especializada para identificar o problema no animal e iniciar o tratamento mais eficaz para o caso.
Ficamos muito felizes com o resultado do tratamento do Tião e agradecemos a nossa cliente Regiane pela confiança!



gastroenterite cachorro  caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Gastroenterite

Recentemente tratamos um caso de Gastroenterite em um cãozinho da raça Fox Paulistinha de nossa cliente.
O animal estava muito mal e com muitas dores, mas realizamos o diagnóstico e descobrimos que ele estava com Gastroenterite. Após os exames, iniciamos o tratamento e ele conseguiu se recuperar. Hoje já está em sua casa, com muita saúde e perto da sua família!
A Gastroenterite é uma inflamação das mucosas do estômago e intestinos, que dificulta a absorção correta dos alimentos e água, podendo provocar diarréia e vômitos. Ela pode ser causada por ingestão incorreta de alimentos, objetos, medicamentos, entre outros.
Essa doença também pode ser um problema simples ou pode ser grave, dependendo do estado do animal e da sua idade. Quando não tratada logo no início, pode causar sérias complicações no pet.
Aqui na Center Vet temos aparelhos tecnológicos que ajudam no diagnóstico da doença e no tratamento, além de uma equipe especializada e treinada para cuidar do animal.
Ficamos muito felizes com o ótimo resultado do tratamento do cão e agradecemos aos nossos clientes por confiar na Center Vet!



pancreatite cachorro  caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Pancreatite

Há algum tempo recebemos aqui na Center Vet um Shih tzu de uma cliente de Pirapozinho.
O animal estava muito doente, mas com os exames realizados em nossos laboratórios, conseguimos detectar que ele estava com Pancreatite.
A Pancreatite é uma doença inflamatória que atinge o pâncreas, órgão responsável por importantes funções do corpo.
Quando não tratada logo no início, pode ser bastante dolorosa para o pet, pois afeta o abdômen, que fica inchado e enrijecido, causando no animal dificuldades para dormir, falta de apetite, desidratação e diversos outros problemas.
Felizmente, com nossos equipamentos de tecnologia de ponta e os cuidados recebidos pela Equipe Center Vet, o shih tzu de nossa cliente conseguiu se recuperar e hoje já está novamente saudável e feliz com a sua família.
Ficamos muito felizes com o ótimo resultado do tratamento e agradecemos aos nossos clientes por confiar na Center Vet!



inalacao cachorro  caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Doenças respiratórias.

Recentemente recebemos na Center Vet um Spitz Alemão de uma cliente. O animal estava com muita dificuldade para respirar, mas logo fizemos exames de diagnóstico e conseguimos tratá-lo.
Com os cuidados realizados pela nossa Equipe, o pet recebeu inalação e teve uma excelente melhora. Hoje já está em sua casa, com muita saúde e perto da família.
É muito importante lembrar que as doenças respiratórias são muito perigosas e, principalmente nessa época de clima seco e temperaturas frias que está se aproximando os animais acabam ficando muito mais suscetíveis a elas. Por isso, a atenção aos bichinhos deve ser redobrada.
Aqui na Center Vet contamos com equipamentos modernos do mercado que auxiliam nos tratamentos dos pets, além de uma equipe especializada para cuidar do seu pet.
Estamos muito felizes com o resultado do tratamento e agradecemos aos nossos clientes pela confiança!



piometra castração cachorro  caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Piometra

Recentemente realizamos uma cirurgia para tratar a Piometra em uma animal de 17 anos de nossa cliente Elizângela Mayumi Tayama dos Santos.
A Piometra é uma doença causada pela proliferação de bactérias no útero, e gera diversas mudanças hormonais no aparelho reprodutor da fêmea infectada.
Através do diagnóstico feito com aparelhos de alta tecnologia em nossos laboratórios, conseguimos detectar a doença na cadela e tratá-la com segurança e rapidez.
A cirurgia foi realizada com anestesia inalatória, e o procedimento foi um sucesso! Hoje a Neguinha está curada e no conforto de seu lar junto com sua família. Estamos muito felizes com o ótimo resultado e agradecemos a nossa cliente Elizângela por confiar na Center Vet!



castrar cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Castração

Há algum tempo realizamos uma cirurgia de castração da querida Lilica, de nossas clientes Gisele Piffer e Amanda Piffer.
A cirurgia foi tranqüila e a cadelinha recebeu alta no mesmo dia. Hoje ela já está perto de sua família, saudável e sem correr riscos de adquirir doenças causadas pela não castração.
O procedimento da cirurgia de castração é totalmente seguro e não oferece nenhum risco para a saúde da fêmea, além de ajudar a evitar o surgimento de diversas doenças, como Piometra, Câncer de mama, entre outras.
Aqui na Center Vet temos equipamentos de alta tecnologia e uma equipe especializada para realizar a cirurgia. Além disso, o animal pode receber alta no mesmo dia.
Agradecemos as nossas clientes pela confiança!



De volta
  pra casa.

Endocospia

Utilizar tecnologia de ponta é essencial para um tratamento eficiente e seguro. E pensando nisso, que agora aqui na Center Vet contamos com um dos equipamentos mais modernos do mercado para a realização de Endoscopia nos pets.
A Endoscopia digestiva alta ou esofagogastroduodenoscopia é um exame que avalia por meio do endoscópio o esôfago, o estômago do animal e uma porção inicial do duodeno e pode ser utilizada no diagnóstico de uma série de doenças de forma segura e eficiente.
Além disso, é indicada quando o pet ingere algo inadequado, possibilitando uma rápida remoção sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
Neste vídeo podemos ver exatamente esta situação, onde recentemente utilizamos o procedimento na retirada de um corpo estranho ingerido pelo animal. O atendimento foi um sucesso e em pouco tempo o animal já estava recuperado e de volta para sua família.
Em caso de dúvidas ou emergências consulte sempre um Médico Veterinário.

pinscher cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Voltando
  para casa.

Depressão.

Muitas pessoas tem dúvida se os pets assim comos os humanos também podem sofrer depressão, já que perceber os sintomas da doença nos animais pode ser um grande desafio na maioria das vezes.
Mas, infelizmente os nossos amigos de quatro patas também tem doenças psicológicas e elas podem surgir por diferentes motivos, como mudança de rotina, solidão, falecimento de algum membro da família ou até mesmo de um companheiro, entre outros.
Por isso, é muito importante que o dono esteja atento aos principais sintomas da doença como falta de apetite oufome excessiva, isolamento social, automutilação (em casos graves o animal pode até se lamber demais e causar feridas no corpo ou se morder) e ficar sempre de olho no comportamento do pet.
As principais formas de prevenção da doença é evitar deixá-lo por muito tempo sozinho em casa, oferecer sempre atenção e carinho, levá-lo para passear e socializar com outros animais e alimentá-lo corretamente nos horários estipulados.
Lembre-se que a depressão pode ser fatal quando não tratada logo no início. Por isso, ao perceber os primeiros sintomas da doença no animal, leve-o ao Médico Veterinário.

pinscher cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Voltando
  para casa.

Cirurgia de Cesárea.

Recentemente, no dia 16/01, começamos o dia da melhor forma possível! Realizamos uma cirurgia de Cesárea às 4h45min da madrugada e foi um sucesso. Os filhotinhos nasceram todos saudáveis e a mamãe passou por uma cirurgia tranquila e segura.
Agora é só realizar os cuidados iniciais para os filhotes terem um crescimento saudável e feliz com toda a família!!
Agradecemos aos nossos clientes por confiarem na Center Vet!

pinscher cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Pulgas e Carrapatos.

Acabar com as pulgas e carrapatos em cães e gatos pode ser um grande desafio.
Esses parasitas conseguem se proliferar de forma muito rápida e causam bastante incômodo para os bichinhos, além de colaborar para o surgimento de diversas doenças, como erliquiose, babesiose, febre maculosa, entre outras.
Os principais sintomas da presença de pulgas e carrapatos nos pets são coceira insistente, pele avermelhada e pequenas lesões pelo corpo.
É importante ficar sempre de olho no animal e checar se seus pelos estão limpos. O lugar em que o pet vive também deve ser dedetizado sempre que possível, principalmente os gramados e os jardins onde são facilmente contaminados pelos parasitas.
Aqui na Center Vet em nossa Farmácia 24h possuímos sprays, xampus e coleiras anti-parasitas que auxiliam na prevenção contra pulgas e carrapatos.
De qualquer forma, o tratamento irá depender do nível de gravidade do problema e será sempre indicado pelo Médico Veterinário.

pinscher cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cuidando do sorriso.

Assim como nós, os pets também precisam de uma boa higiene bucal.
Esse cuidado deve ser diário e é fundamental para a saúde de cães e gatos, pois evita não só o mau hálito, mas doenças que vão de gengivite e tártaro a problemas cardíacos.
Com os cuidados necessários as chances de seu amigo desenvolver problemas de saúde futuramente serão mínimas e ele terá uma melhor qualidade de vida. No caso de filhotes, o ideal é inserir uma rotina de cuidados desde já para que ele vá se acostumando.
Aqui na Clínica realizamos limpezas de tártaros, placa bacteriana, cáries e diversos outros tratamentos de higiene bucal de forma totalmente segura e eficaz.

vacinas caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

As vacinas estão em dia?

Manter a vacinação dos pets em dia é uma forma de protegê-los contra diversas doenças contagiosas e garantir uma boa qualidade de vida. A vacina protege não apenas o pet, mas também toda a família, já que existem doenças que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano.
Para os cães, as principais vacinas são a V-8 e V-10, que protegem contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovirose Tipo 2, Parainfluenza, Parvovirose, Coronavirose e Leptospirose.
Também são indicadas as vacinas contra a Gripe Canina, Raiva, Giárdia e Leishmaniose.
Já para os gatos, as principais vacinas são a Quádrupla Felina, que protege contra Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia e Clamidiose e a vacina contra a Raiva.
É fundamental que elas sejam aplicadas todos os anos, e somente pelo Médico Veterinário. A imunização só acontece após a última dose das vacinas, por isso, evite que o pet entre em contato com outros animais durante o período de quadro vacinal.

pinscher cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Apaixonados por gatos.

Os gatos são animais muito amados e na maioria das vezes já são considerados por seus donos como membros da família.
Ao contrário dos cães, que costumam ser obedientes e bem transparentes nas suas emoções, os bichanos não gostam de seguir ordens e demonstram afeto através do jeito de miar, ronronar e grunhir.
Mas, apesar disso, os felinos são animais extremamente carinhosos e valorizam muito a amizade. Sempre que seus donos estão tristes ou preocupados com algo, eles percebem e tentam acalmá-los ou alegrá-los de algum modo.
Além disso, os gatos são animais companheiros e sossegados, então mesmo que você esteja ocupado fazendo algo, ele não irá se importar e estará ali do seu lado te fazendo companhia.
Para quem deseja adotar ou comprar um animal independente, amigo e leal, a dica é apostar em um gatinho.

check up cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

A importância dos exames de rotina.

Realizar o Check-up é a melhor forma de prevenir doenças e manter a boa saúde do pet.
Existem muitas doenças que permanecem por muito tempo silenciosas no animal, e se não forem diagnosticadas com antecedência podem trazer riscos à sua saude.
Por isso, as consultas ao Médico Veterinário devem ser realizadas regularmente para evitar futuras complicações e garantir uma longevidade e qualidade de vida do bichinho.
A Center Vet possui equipamentos totalmente seguros e de alta tecnologia para realização de um Check-up completo, envolvendo todos os exames necessários.

pinscher cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Tratamento - Lara

Recentemente atendemos aqui na Clínica a Lara, poodle da nossa cliente Marlene Marquezi.
Devido a uma briga com outro cão, ela sofreu diversos ferimentos pelo corpo e teve também algumas fraturas.
Com os cuidados recebidos pela Equipe Center Vet, Lara passou por uma Cirurgia Ortopédica (fixador externo), teve uma ótima recuperação e logo recebeu alta. Hoje ela está novamente saudável e alegre em sua casa.
Agradecemos à cliente Marlene Marquezi pela confiança e que a Lara aproveite muito esse momento perto da família!

cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Tipos de Raçao

Cuidar da alimentação do pet é fundamental para que ele tenha uma boa qualidade de vida. Por isso, é necessário ficar atento a qual o tipo de ração seu bichinho está consumindo.
Geralmente, as rações normais suprem as necessidades básicas do animal, mas a qualidade de proteínas é inferior e não são ideais para uma boa digestão. Para os animais terem uma alimentação totalmente saudável, é necessário que ele consuma ingredientes com boa qualidade e que supram as suas necessidades específicas.
Em alguns casos, quando o pet possui algum problema de saúde, como doenças renais, cardíacas,entre outras, o cuidado com a escolha da ração deve ser ainda maior, pois a alimentação influencia diretamente na sua recuperação. Atualmente, podemos encontrar no mercado rações específicas para os pets que possuem restrições alimentares.
Além disso, assim como os filhotes devem ingerir uma ração específica, os animais idosos também precisam consumir um tipo especial, como rações pequenas e macias de fácil digestão para evitar problemas dentários e estomacais.
Dessa forma, o animal terá uma ótima qualidade de vida e menos chances de desenvolver doenças.
Para descobrir qual o tipo de ração ideal para seu bichinho, consulte um Médico Veterinário. Ele irá analisar o porte do animal, idade, raça e as condições gerais de saúde e com essas informações irá indicar a ração que melhor se adequa às necessidades do pet.

pinscher cachorro briga caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Tratamento - Pinscher Ninja

Esse é o Ninja, o pinscher do nosso cliente Takeshi Yoshimura.
Durante um passeio de rotina ele sofreu um ataque de outro animal, o que ocasionou diversos ferimentos pelo seu corpo.
Após ser atendido pela equipe Center Vet, Ninja recebeu o devido tratamento e teve uma ótima recuperação. Hoje ele está novamente saudável e alegre em casa com a sua família.
Ficamos muito felizes com o excelente resultado e agradecemos o cliente e a família de Takeshi Yoshimura pela confiança na Center Vet!

torcao gastrica caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Torção Gástrica

A Torção Gástrica (ou Torção de Estômago) é um problema sério que provoca dores fortes e dilatação no abdômen dos cães. Geralmente, acomete principalmente animais de grande porte e idade avançada.
Ainda não se sabe com exatidão qual a causa dessa doença, mas a alimentação incorreta e exagerada é um dos principais fatores que auxiliam no seu surgimento.
Os principais sintomas são inquietação, náuseas, ânsia de vômito, extrema sensibilidade na região abdominal,hipersalivação(saliva que flui para fora da boca) e aumento de volume crescente do abdômen (devido à fermentação do alimento e formação de gases).
Para prevenir esse tipo de problema, é necessário controlar a alimentação do animal, evitar que ele consuma grande quantidade de águade uma só vez eque fique muito agitado após as refeições.
ATorção Gástrica, quando não tratada logo no início, pode causar sérias complicações no animal e ser fatal. Por isso, ao perceber os primeiros sintomas, leve-o imediatamente ao Médico Veterinário.

quimioterapia cachorro cancer caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
De volta
  pra casa.

Quimioterapia

Esta é a Mel, a Golden Retriever de 06 anos da nossa cliente Marisa Eiko Sogame.
Ela chegou à Clínica muito doente e depois de realizar alguns exames em nosso Centro de Diagnóstico, foi detectado que ela estava com Linfoma.
Logo após o resultado dos exames, Mel começou a receber os cuidados da equipe Center Vet. Com o tratamento adequado e o auxílio de equipamentos de alta tecnologia, ela começou a frequentar as sessões de Quimioterapia. Foram 19 semanas de tratamento e hoje ela já está em casa saudável e segue de alta acompanhada.
Ficamos muito felizes com o ótimo resultado da Mel e agradecemos à nossa cliente Marisa pela confiança!

parvovirose caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Parvovirose

A Parvovirose, conhecida popularmente por parvo, é uma doença causada por um vírus e uma das mais comuns em cachorros.
Essa doença é transmitida pelo contato direto com outros cães infectados, fezes e secreções contaminadas.Os sintomas mais comuns são vômitos e diarreia, embora os cães também possam desenvolver anorexia, letargia e febre.
Como ainda não há um remédio que cure a Parvovirose, o tratamento é indicado pelo Médico Veterinário de acordo com o estágio da doença e os principais sintomas apresentados pelo animal.
As principais formas de prevenção é a vacinação e a higiene do local onde o animal vive.Lembre-se de levar o seu cão filhote para tomar as vacinas e deixar seus pertences sempre bem limpos.
É importante lembrar que o vírus da Parvovirose é muito resistente, portanto, ao perceber os sintomas em seu cãozinho, procure sempre um Médico Veterinário.

De volta
  pra casa.

Úlcera na córnea

Recentemente, fizemos um procedimento para tratar e cicatrizar uma úlcera na córnea do Chopp, o shitzu de 06 anos da nossa cliente Gisele Santana Joaquim Calvo.
Ele estava com uma úlcera de córnea com difícil cicatrização e por este motivo, precisou passar pelos procedimentos de Debridamento de úlcera de córnea e Flap de terceira pálpebra.
Depois de passar alguns dias aqui na Clínica recebendo os devidos tratamentos e os cuidados necessários pela equipe Center Vet, o Chopp teve uma ótima recuperação e já pôde voltar para casa e curtir sua família.
Ficamos muito felizes com o ótimo resultado e agradecemos à cliente Gisele por confiar na Center Vet!

problemas renais rins caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Problemas Renais

Você sabia que as Doenças Renais atingem muitos pets, principalmente os de idade mais avançada?
Por ser silenciosa, é muito difícil os donos perceberem a presença da doença no pet. Nos gatos, por exemplo, os sintomas geralmente aparecem somente quando 75% dos rins do animal já estão enfraquecidos. Já nos cães as doenças renais não são tão comuns, mas eles também podem contraí-la.
Os principais sintomas de doenças renais nos cães e gatos são perda de peso, aumento da sede, aumento do volume de urina, diminuição do apetite, diarreia, vômito, queda dos pelos e urina com sangue.
Como são doenças relacionadas a fatores genéticos, pode ser que o animal esteja propenso a desenvolvê-las mesmo com uma boa alimentação e os melhores cuidados.
Por isso, é recomendável que o dono leve seu animal ao Médico Veterinário anualmente para realizar o check-up.Com os exames de sangue, será possível analisar as taxas de ureia e creatinina, que dirão qual o estado de saúde do rim do animal.
É muito importante o diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura. Por isso, ao perceber os primeiro sinal dos sintomas, leve o animal ao Médico Veterinário.

cirurgia pos operatorio caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Doença do Carrapato

Uma das doenças mais assustadoras para os donos de pets é a Doença do Carrapato. Essa doença é muito perigosa para o bichinho e, quando não tratada logo no início, pode causar complicações sérias.
Ela é transmitida através da picada do carrapato, que se aloja no corpo do animal e se alimenta de seu sangue. A partir daí, o pet já está infectado e propenso a contrair outras doenças graves, como a Erliquiose e a Babesiose.
Os principais sintomas da Doença do Carrapato são: falta de apetite, secreção nasal, febre, depressão, vômitos, entre outros. O tipo de tratamento irá depender da gravidade da doença, mas, se for tratada logo no início e até o final, o cão terá uma ótima chance de recuperação.
Como ainda não existe vacina, a única forma para evitar o surgimento da doença é sempre checar se o ambiente que o pet fica tem carrapatos e fazer a limpeza com produtos apropriados para isso. Além disso, evitar que ele entre em contato com outros animais infectados.
Também existem coleiras, shampoos e sabonetes carrapaticidas disponíveis no mercado pet que ajudam a evitar a contaminação da doença.
Caso você perceba em seu animal algum comportamento diferente do normal, procure o Médico Veterinário.

crianças caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Cães e Crianças. Uma amizade perfeita.

Muitos pais têm opiniões diferentes sobre a convivência entra criança e pet, afinal, juntar os dois dentro de casa pode gerar muita bagunça. Mas, o que nem todo mundo sabe é que existem muitos pontos positivos neste convívio.
Para a criança, ter um cachorro em casa ajuda a reduzir o estresse e ansiedade, estimula a sociabilidade, confiança, empatia, faz com que ela aprenda a ter respeito e cuidado com os animais desde cedo, além de auxiliar a criança a ter noções de responsabilidade, já que o animal depende dela e necessita de sua atenção. Mas, antes de ter um pet em casa junto com crianças, é preciso algumas precauções para que este contato seja seguro e agradável, como manter o bichinho sempre com as vacinas em dia e banhos regulares.
É importante também nunca deixar a criança sozinha com o cão sem supervisão de algum adulto, pois pode ocorrer algum acidente durante uma brincadeira.
É comum que a criança queira acariciar o pet em algum momento que não é adequado, por exemplo, quando ele estiver comendo ou dormindo. Por fim, com algumas regras e cuidados essa amizade será perfeita, ajudará em um bom desenvolvimento da criança e ela se lembrará desses bons momentos para sempre.
E você, o que acha da amizade entre pet e criança? Dá certo ou não? Conta pra gente nos comentários!

adocao caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

A importância da adoção

Existem milhares de animais abandonados nas ruas, abrigos lotados e lares temporários,muitos com traumas físicos e psicológicos.
Estes animais foram deixados pelos próprios donos por diversos motivos, como preferência por filhotes e raças específicas e até pela ilusória ideia de que, vindos de um criador, os animais serão mais saudáveis.
Mas, na realidade, adotar um pet além de ser um ato de amor e empatia, tem muitas vantagens. Quando você adota um animal abandonado, não contribui com o comércio de animais, salva uma vida e ainda ganha um companheiro fiel para todas as horas. Além disso, os únicos gastos que você tem são com exames médicos para verificar o estado de saúde do bichinho, medicamentos e alimentação.
Ao adotar, você não só oferece um bom lar com cuidado e carinho para o animal, como ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados e que já passaram por muito sofrimento.
Por isso, valorize a vida e mude o destino de um animal carente. Adote.

cirurgia pos operatorio caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Cuidados no pós operatório

Saber quais são os principais cuidados com o pet após uma cirurgia é uma das partes mais importantes para a boa recuperação do bichinho.
Sejam cirurgias pequenas ou grandes, as precauções devem ser iguais e o dono deve observar o animal o tempo todo, caso ele tente lamber ou coçar o local ferido.
Existem alguns equipamentos que auxiliam neste processo e estão disponíveis no mercado, como as roupinhas cirúrgicas e o colar elisabetano (instrumento colocado no pescoço do animal que restringe seus movimentos).
É recomendado que durante o processo pós-operatório o animal não faça esforço físico e durma em local limpo e confortável.
O procedimento de higiene, troca de curativos e banho, além de medicações devem ser realizados de acordo com as orientações do Médico Veterinário. Evite dar medicamentos não prescritos pelo profissional.
Dessa forma, com muita paciência e o cuidado correto, seu pet terá uma recuperação de sucesso e estará novamente alegre e saudável ao seu lado!
Em casos de dúvidas, entre em contato com o Médico Veterinário.

nadar caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Os Pets podem nadar?

Com a chegada da época mais quente do ano, muitos cães acabam sofrendo com o calor excessivo, principalmente os de grande porte e com pelagem densa. Para tentar amenizar esse problema, alguns donos permitem que seus cães se refresquem em piscinas.
Em geral, não há contra indicações nesse caso, mas, existem algumas precauções que devem ser levadas em consideração antes de deixar seu pet entrar na água.
Apesar dos cães se adaptarem facilmente às brincadeiras no meio aquático, especialmente as raças Golden Retriever, Cocker Spaniel e Labrador, não é recomendado simplesmente deixá-los na água sem nenhuma supervisão.
Antes de o animal entrar na piscina, leve-o ao Médico Veterinário e verifique as condições de saúde dele ou se não há nenhum outro tipo de contra indicação.
Pets com problemas de sarna, por exemplo, não devem entrar em água clorada ou compartilhar a piscina com humanos.
É fundamental também que o dono fique o tempo todo por perto enquanto o animal está na piscina, pois há a possibilidade do bichinho ter alguma câimbra ou sentir cansaço, e se estiver sozinho pode correr o risco de se afogar.
Há também algumas boias específicas para cães e rampas para que o cão entre e saia com segurança da piscina. Certifique-se de que ele esteja sempre seguro e ensine-o a entrar e sair da água para evitar acidentes.
E um dos pontos mais importantes é a questão da umidade nos ouvidos do animal após a atividade. É muito importante que logo após o animal se molhar que ele seja completamente seco para evitar problemas relacionados à umidade.
Em caso de dúvidas, procure o Médico Veterinário.

nadar caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center
  Vet Tem.

Cuidados com Filhotes

Não há nada mais gratificante do que ganhar um filhotinho de presente, não é mesmo?
Afinal, você ganha um companheiro fiel e leal para todas as horas! Mas, a partir do momento que aquele pequeno ser indefeso entra na sua casa, começa uma fase cheia de grandes responsabilidades.
Os primeiros dias são os mais delicados para o filhote. É o momento em que ele começa a conhecer o novo ambiente que em que irá morar e a sua nova família.
Ele provavelmente estará confuso sobre seu novo lar, por isso, prepare o local onde ele irá dormir de forma confortável e deixe água fresca e limpa a vontade.
Não se esqueça de leva-lo ao Médico Veterinário para verificar seu estado de saúde e colocar a vacinação e vermifugação em dia. Na alimentação, compre uma ração adequada para filhotes e estipule os horários certos para alimentá-lo.
Tente evitar comportamentos indesejados enquanto ele ainda estiver filhote, como roer móveis e mastigar sapatos, pois pode ser mais difícil de corrigi-los no futuro. Ensine-o a fazer suas necessidades no local correto, elogie e dê recompensas a ele quando acertar.
Dessa forma, seu filhote terá bons hábitos e irá crescer com muita saúde e disciplina. Mas, para isso é necessário muita paciência, amor e dedicação!

fogos artificio caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Fogos de Artifício

As festas de fim de ano já estão aí, e nessa época é comum muitas pessoas soltarem fogos de artifício nas comemorações. Porém, quem possui pets em casa sabe como esse momento é complicado para os bichinhos.
Isso acontece porque os cães e gatos possuem uma audição seis vezes mais aguçada que a dos seres humanos, e, devido a isso, sofrem muito mais com o barulho dos fogos e os associam a uma situação de perigo por não entenderem o motivo do barulho.
Para evitar este tipo de frustração em seu pet, confira algumas dicas que podem amenizar o problema:
- Coloque alguma música para ele se acalmar e tente distraí-lo com brincadeiras e/ou petiscos.
- Aja naturalmente, mostre que você está no comando da situação e que não há motivos para ele ter medo.
- Prepare um lugar confortável e seguro para ele ficar.
- Mantenha as luzes acesas e verifique se não há nenhum objeto pela casa que ele possa se machucar em algum momento de desespero. -Mantenha a porta da casa fechada para evitar que ele fuja.
Se o animal tiver problemas cardíacos ou não se acalmar de jeito nenhum, leve-o até o Médico Veterinário e peça orientações.

natal caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Feliz Natal

A Equipe Center Vet deseja um Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos os amigos, equipe e clientes!
Que a magia e o encanto desta época do ano permaneça sempre dentro de nós e que 2018 seja um ano cheio de paz, alegria e sucesso para todos.
Boas Festas!

doencas coração caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cuidados no dia de Calor

Com a chegada do verão, é comum os pets sofrerem com o calor, já que, diferente de nós que regulamos nossa temperatura corporal por meio da transpiração, eles suam pela respiração ofegante do nariz, através do suor que se gera nas almofadas das patas e em outras áreas isoladas.
Por isso, com o clima muito quente, há a possibilidade de o animal ter uma insolação, que é a exposição excessiva aos raios solares, e que pode acabar ocasionando em uma intermação (aumento da temperatura corporal acima dos limites fisiológicos).
É muito importante que os donos tenham conhecimento sobre como manter os animais afastados da possibilidade de uma insolação e como proceder para socorrer um pet em uma condição grave, evitando complicações ainda maiores.
Os principais sinais de quando o pet está tendo problemas com o calor é quando ele apresenta movimentos lentos ou confusos, estado ofegante, salivação, cansaço, muita sede e vermelhidão na língua.
Para protegê-lo deste problema e evitar situações mais graves, ao perceber estes sinais, retire-o do ambiente quente, coloque-o em um local com ventilação e dê bastante água fresca. Se os sintomas persistirem, leve-o ao Médico Veterinário.

doencas coração caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Alimentação nas Festas

As comidas das festas de natal e fim de ano costumam deixar nossos amigos peludos com água na boca. O cheiro dos alimentos em cima da mesa enlouquece o olfato dos pets, e, poucas pessoas conseguem resistir aos olhares pidões dos bichinhos implorando por algum pedacinho de carne. Mas, infelizmente, não são todos os alimentos que eles podem comer.
E esta época do ano é o período que mais atendemos casos de intoxicação alimentar.
Para manter a saúde do animal e evitar transtornos na hora das comemorações, mantenha sempre a mesma rotina de alimentação dos dias comuns.
Para que o pet não fique tão frustrado, tente alimentá-lo antes para que na hora da ceia ele já esteja de barriga cheia.
É necessária muita atenção para que seu animal não consuma nenhum alimento que lhe possa fazer mal à saúde. Fique atento também para que seus convidados não ofereçam petiscos para ele.
Em casos de acidentes com intoxicação alimentar, leve o animal ao Médico Veterinário imediatamente.

doencas coração caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Doenças Cardíadas

Com o avanço da Medicina Veterinária, os pets estão vivendo cada vez mais. E a partir de uma certa idade, é comum eles apresentarem agluns problemas cardíacos. Para evitar esse tipo de situação, é muito importante que o dono fique atento e saiba quais os sinais que o animal pode apresentar nesse caso.
Os principais sintomas de doenças do coração são a tosse seca, cansaço excessivo, língua arroxeada, perda de peso, falta de ar, desmaio ou convulsão. Geralmente, eles podem passar despercebidos pelo dono e progredir de forma lenta até evoluir para algo mais grave. Por isso, é importante sempre observar o comportamento do animal.
Para evitar o surgimento de alguma doença cardíaca, mantenha o pet com uma alimentação balanceada, evitando rações com muito sódio; passeie com ele sempre que possível, de preferência quando o sol não estiver muito forte, e leve-o para realizar o checkup no Médico Veterinário a cada 06 meses.
Aqui na clínica temos equipamentos altamente tecnológicos para realização de exames,como o Eletrocardiograma, que identificam doenças cardíacas. Se o bichinho for diagnosticado com algum problema no coração, a boa notícia é que com o os avanços da tecnologia na área da Medicina Veterinária existem muitas formas de tratar a doença, sem procedimentos invasivos.
Caso você perceba em seu animal alguns deste sintomas, procure o Médico Veterinário imediatamente.

vacinacao caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

A importância do Passeio

Poucas pessoas sabem, mas levar o pet para passear regularmente pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e psicológica dele. Isso porque, ao contrário dos seres humanos, os animais não veem o mundo com os olhos, eles usam o olfato para ter contato com o que existe em sua volta.
Por isso, quando nós os levamos para dar algumas voltas, é o momento em que eles relaxam e gastam a energia acumulada do corpo. Dessa forma, quando ele sai de sua moradia, socializa e sente cheiro de outro ambiente e de outros seres, tornando-se mais calmo.
É exatamente por isso que os cães que passeiam mais vezes com os donos, normalmente tem um comportamento melhor dentro de casa e respeitam as visitas e seus superiores.
Mas, é importante ressaltar que apenas levar o cão para passear não é o suficiente pra ele ter todos os benefícios do passeio. A forma como o dono conduz o animal durante o percurso precisa de muita atenção.
Por exemplo, geralmente os pets ficam tensos e agitados quando o dono pega a coleira e avisa que é hora do passeio. Nesse caso, espere ele se acalmar e nunca deixe que ele saia na sua frente na hora de sair de casa.
Outra dica é mostrar que você é o líder. Assim, seu pet se manterá equilibrado durante o passeio, e você não terá nenhum problema em leva-lo em qualquer lugar. Mas, para isso é necessário muita paciência, persistência e treinamento duro.

vacinacao caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Falta de Apetite

Para os cães terem boas condições de saúde, é necessário que tenham uma boa alimentação. Mas, por diversos motivos, os bichinhos podem ficar sem apetite e rejeitar o alimento, prejudicando sua saúde.
São diversos os fatores que podem ser responsáveis por isso, como doenças fisiológicas e problemas emocionais relacionados a mudanças de rotina, falta de atenção dos donos, entre outros.Para investigar o motivo da falta de apetite, o dono deve levar o animal ao Médico Veterinário, que irá analisar o comportamento do cão e verificar a sua causa.
Para evitar que seu animal não deixe de se alimentar, reveja algumas atitudes. Por exemplo:
- Não encha a vasilha de comida de uma só vez; coloque as rações em pequenas quantidades, somente na hora da refeição;
- Mantenha o saco de ração sempre bem fechado para garantir uma ração crocante e fresca;
- Não o force a comer; se ele não estiver com vontade, respeite e procure outras formas de tentar fazer com que ele se alimente. Uma boa opção é umedecer a ração com algumas gotinhas de água quente, fazendo com que ela exale mais cheiro;
-Evite dar muitos petiscos para o animal. Isso pode tirar o seu apetite.
Se mesmo assim seu cão continuar não se alimentando direito, procure o Médico Veterinário. Ele saberá avaliar a situação e apontar o que deve ser mudado.

vacinacao caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Dicas para viajar

Com as festas e comemorações de fim de ano, é comum os donos levarem os seus pets para viagens. Mas, nem sempre nossos bichinhos estão preparados para esses passeios, principalmente se forem longos e eles não estiverem acostumados.
Por isso, aqui vão algumas dicas para você e seu pet curtirem uma viagem da melhor forma e bem preparados:

- Leve o pet sempre em uma caixa de transporte, no banco traseiro do automóvel, e coloque alguns brinquedos dentro da caixa para ele se sentir em casa.
- Antes de viajar, verifique se a vacinação e medicação para parasitas (pulgas, carrapatos) estão em dia.
- Evite dar comida durante a viagem, pois pode lhe causar enjôo.
- Pare o automóvel de vez em quando e desça com o pet para possíveis necessidades fisiológicas.
- Dê água para mantê-lo bem hidratado.
- Caso o animal esteja muito agitado, existem alguns calmantes naturais no mercado de pet shop que podem tranquilizá-lo, mas antes vá ao Médico Veterinário e peça orientações.
E boa viagem!

vacinacao caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Vacinação Cães

Quem tem animais de estimação em casa sabe da importância da vacinação para proteger os pets contra diversas doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e diversos outros microrganismos.
Vacinar o seu animal é um ato de amor e cuidado, portanto, é essencial que você esteja atento (a) a carteira de vacinação dos bichinhos.
Confira quais são as principais vacinas que seu pet precisa tomar:
Para os cães: vacina Antirrábica, contra a Gripe Canina, Giárdia, Leishmaniose e Leptospirose.
Para os gatos: vacina Antirrábica, contra o Calicivírus, Inotraqueite, Panleucopenia, Clamidiose Felina e a Leucemia Felina.
Além destas, existem outras vacinas que são indicadas dependendo da idade e estado de saúde do animal.
Todas as vacinas devem ser aplicadas pelo Medico Veterinário. A imunização do animal só ocorre após a aplicação da última dose, por isso, evite o contato do pet com outros animais no período de quadro vacinal.

coluna caes veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Coluna Cães

Você sabia que os animais também sentem dores na coluna, tanto na juventude quanto na fase adulta?
A obesidade, queda brusca de temperatura, problemas de articulações ou artroses e excesso de atividades físicas são algumas causas dessas dores.
Alguns animais começam a apresentar sintomas de dores na coluna mudando o comportamento, como por exemplo, deixando de subir no sofá ou na cama, comendo pouco e apresentado limitações nos movimentos.
Para evitar as chances de desenvolver problema de coluna no pet e garantir o bem estar do bichinho, confira algumas dicas de cuidados:
- Evite que ele faça movimentos de alto impacto, como subir escadas, sofá e cama.
- Controle o peso do animal, oferecendo comidas saudáveis e apenas a quantidade necessária.
- Evite passeios longos, cansativos e que ele tome friagem.
- Coloque nele uma coleira que tenha apoio peitoral.
Se perceber alguma manifestação de algum sintoma de dor na coluna no pet, leve-o ao Médico Veterinário.

cinco sentidos caes prostata veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cinco Sentidos

Assim como nós, os animais também possuem os cinco sentidos (olfato, audição, tato, visão e paladar), mas, a diferença é que o desenvolvimento dos sentidos deles está diretamente relacionado às suas heranças ancestrais e questões de sobrevivência.
Um bom exemplo de herança ancestral é a visão dos cães. A visão para eles não é algo tão importante quanto é pra nós, porém, eles possuem uma visão noturna muito melhor que a nossa. Isso caracteriza uma adaptação do animal à caçada durante a noite, um dos hábitos herdados por seus ancestrais.
Um dos sentidos primordiais para os cães é o olfato.Eles conseguem detectar diversos tipos de odores por meio deste sentido, e até são treinados para utilizar esses sentidos em benefício da sociedade.
Nos gatos, o ponto forte é a audição. Eles são capazes de girar as orelhas em diferentes sentidos, independentemente uma da outra, para localizar e identificar a origem do som com maior eficiência. Para se ter uma ideia, os gatos são capazes até de ouvir ossons das vibrações corporais dos cupins.
O tato também é muito bem desenvolvido nos cães e gatos, que possuem os bigodes, as patas e toda a pele extremamente sensíveis.
O paladar é o sentido “menos importante” para eles, pois costumam usar mais o olfato, cheirando os alimentos antes de comer.

castracao caes prostata veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Castração

Muitas pessoas acabam associando a cirurgia de castração a algo ruim, mas na verdade, essa cirurgia é feita de forma totalmente segura, previne diversos problemas de saúde e traz inúmeros benefícios para o seu pet.
A castração pode ser feita no animal a partir dos 03 meses de idade, e não interfere em seu desenvolvimento e formação. Os principais benefícios nas fêmeas é a diminuição dos riscos de doenças uterinas, câncer de ovário e câncer de mama, que costumam ser comuns em cadelas não castradas e que já procriaram.
Nos machos, a cirurgia evita a hiperplasia da próstata (aumento da próstata de forma diferenciada), ocorrência de problemas nos testículos, poupa o animal de reações instintivas ligadas ao aparelho reprodutor e evita fugas, pois o ajuda a ficar mais tranquilo e calmo.
É importante ressaltar também que existem alguns mitos relacionados à castração, como o aumento de peso do animal após a cirurgia. Na realidade o animal não engorda devido à castração, mas pela diminuição de atividades físicas, já que ele torna-se mais tranquilo.
Em geral, a cirurgia é muito indicada pelos profissionais de saúde animal, pois evita uma série de doenças. No entanto, é importante consultar o Médico Veterinário para confirmar a necessidade da cirurgia.

dermatite caes prostata veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Problemas de Pele

O clima quente e úmido do verão pode ser um perigo para a saúde dos animais, pois nessa época do ano é comum a proliferação de ácaros, fungos, pulgas, carrapatos e reações alérgicas a diversos fatores.
Por isso, é muito importante ter alguns cuidados extras para evitar problemas de pele, feridas e coceiras nos pets. Algumas dicas:

- Dar banhos pelo menos de 15 em 15 dias.
- Escovar o pelo do animal, removendo a sujeira e os pelos mortos sempre que possível.
- Secar bem o pelo dele quando for refrescá-lo com água durante os passeios ou após o banho.
As doenças de pele nos animais podem evoluir de uma simples inflamação à lesões com coceiras intensas, por isso, para evitar o desconforto e sofrimento do pet, é essencial verificar sempre que possível como está o pelo do animal, especialmente em climas úmidos.
Se perceber algo estranho no pelo do bichinho, leve-o ao Médico Veterinário para iniciar o tratamento.

clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Medo de Chuva

É comum que alguns pets fiquem assustados em dias de chuva e procurem algum cômodo da casa para se esconder durante uma tempestade. Existem até os que ficam desesperados logo nos primeiros indícios de chuva.
Isso acontece porque, para eles, o barulho do estrondo de algum trovão pode ser associado à aproximação de perigo, e, como eles não sabem o que é ficam ainda mais nervosos, sem saber como agir.
Mas então, o que deve ser feito nessas situações?
O correto a fazer é transmitir segurança para o bichinho e não pegá-lo no colo e fazer carinho. Tente agir naturalmente e demonstre cuidado de uma forma tranquila, sem excesso de proteção. Se o animal perceber que seu dono também está com medo, a situação pode acabar se tornando ainda mais assustadora para ele.
Caso ele queira se esconder em algum lugar, deixe-o no local escolhido e proteja o local onde ele decidiu se esconder, vedando portas e janelas com material antirruído e feche os vidros com cortinas para que ele não veja os relâmpagos.
Outra dica também é tentar distrai-lo com brincadeiras e petiscos, mostrando para ele que o seu dono está no comando da situação.
Nos casos dos animais que sofrem demasiadamente nesses dias, o dono deve leva-lo para uma consulta e o Médico Veterinário que irá analisar se é caso par algum calmante específico ou relaxantes musculares.

novembro azul caes prostata veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Novembro Azul Pet

Novembro Azul é a campanha de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata.
Infelizmente esta é uma doença que atinge não apenas os homens, mas também os animais.
Nos pets,os sinais da doença geralmente começam a aparecer nos cães e em idade mais avançada, entre 07 e 15 anos. Os principais sintomas são incontinência urinária, perda de peso e complicação respiratória.
A melhor forma de prevenir a doença é castrar o animal e levá-lo ao Médico Veterinário periodicamente, a partir dos 07 anos,para verificar o aspecto da próstata e dos testículos.
É importante lembrar que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de sucesso no tratamento.
Junte-se a esta campanha e cuide de seu melhor amigo. A Center Vet apoia o Novembro Azul Pet!

visão cães oftalmologista veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Visão dos Cães

Muitas pessoas acreditam que os animais enxergam apenas em preto e branco. Mas, na verdade, isso é um mito. Eles conseguem enxergar cores sim, porém, de uma forma mais limitada do que os humanos.
Os cães e gatos possuem apenas dois pigmentos na retina, que reduz o limite de cores que eles podem identificar.
As cores que eles conseguem ver são mais desbotadas e com pouca definição em comparação às que enxergamos. Além disso, no lugar do verde eles visualizam tonalidades que vão do cinza ao preto.
Porém, para eles isso não é um problema, já que compensam essa limitação nos outros sentidos. Os cães e gatos possuem uma audição e olfato muito melhores do que as nossas e são capazes de detectar movimentos sem precisar de uma boa visão.
É comum com o passar da idade alguns pets começarem a apresentar problemas de visão. Por isso mantenha sempre uma rotina de visitas ao veterinário para uma avaliação oftalmológica prevenindo assim problemas futuros.

memoria veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

A memória dos cães

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cães conseguem sim memorizar acontecimentos. Porém, diferente de nós, eles possuem uma memória curta e associativa, ou seja, a duração de suas memóriasé de apenas dois minutos e eles conseguem lembrar apenas de informações úteis para sua sobrevivência e acontecimentos impactantes.
Isso explica o porquê eles se lembram do lugar onde lhe dão comida, mas não se recordam de ter destruído algum móvel da casa.
Por isso, nunca o repreenda por ter feito algo errado, pois o seu pet dificilmente se lembrará de ter realizado tal ato.
Já as memórias antigas que eles conseguem recordar geralmente são sobre alguma experiência marcante ou traumática que tenha vivido. Por exemplo, sedeterminada situação o colocou em risco e/ou o sensibilizou de alguma forma, ele provavelmente se lembrará.
No entanto, o mais importante mesmo é que ele jamais irá se esquecer do amor e do carinho que sente por seus donos. Por isso, nunca deixe de retribuir todo o amor que ele lhe oferecer e tentar compreendê-lo quando agir de forma diferente.

checkup veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

A importância do Check Up

É muito importante levar os pets ao Médico Veterinário regularmente para a realização do checkup e prevenir possíveis problemas de saúde.
Pois geralmente algumas doenças não apresentam sintomas em seus estágios iniciais ou até mesmo os donos não os percebem.
A Center Vet realiza todos os exames necessários para um checkup completo. Os exames realizados são deHematologia, Bioquímica, Exames de Urina, Exames de Fezes e Microbiologia.
Além destes, em casos que haja a necessidade, são feitos exames de imagens como Ultrassonografia e Raio X Digital, além deEletrocardiografia e Ecodopplercardiogramapara diagnósticos cardiológicos.
Todos eles são realizados em equipamentos altamente tecnológicos para o melhor conforto e bem estar do animal, além de uma equipe especializada para realizar o checkupde forma segura e efetiva.

convenio veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Convênio

Para verificar a saúde dos bichinhos regularmente e evitar futuras complicações nada melhor do que um bom convênio.
Por isso, na Center Vet o seu pet pode desfrutar de todos os serviços da Clínica de forma econômica e prática, sem preocupações.
Só aqui o seu bichinho tem um convênio sem limite de consulta, atendimento 24h, desconto em banho e tosa, laboratórios com alta tecnologia para realização de exames, vacinas, cirurgias e internação.

exames laboratorios veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Exames Laboratoriais

Quando o assunto é tecnologia, a Clínica Center Vet é referência na região.
Possuímos laboratórios com equipamentos altamente tecnológicos importados do Japão, Estados Unidos e Europa para realizar diagnósticos eficientes, garantindo o bem estar do seu pet. Além, é claro, de contar com uma equipe especializada e pronta para atender o seu bichinho a qualquer momento.
São realizados na própria clínica exames laboratoriais como hemograma, exames de urina, funções renais e hepáticas além de exames hormonais, parasitológicos, colesterol, entre outros.
A Center Vet também conta com Equipamentos de Alta Tecnologia para a realização de exames de imagenscomo ultrassonografia, Raio-X Digital, e exames mais específicos como Eletrocardiografia e Ecodopplercardiograma para diagnósticos cardiológicos.

ultrassonografia veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Convênio

Para verificar a saúde dos bichinhos regularmente e evitar futuras complicações nada melhor do que um bom convênio.
Por isso, na Center Vet o seu pet pode desfrutar de todos os serviços da Clínica de forma econômica e prática, sem preocupações.
Só aqui o seu bichinho tem um convênio sem limite de consulta, atendimento 24h, desconto em banho e tosa, laboratórios com alta tecnologia para realização de exames, vacinas, cirurgias e internação.

ultrassonografia veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Ultrassom em Pets

O diagnóstico rápido e eficiente é muito importante, principalmente em casos de emergência. E a ultrassonografia tem um papel vital nestas situações.
É um exame de imagem realizado para avaliar os órgãos do animal. Ele pode dar informações sobre vários órgãos do corpo, como abdômen, tórax, coração, olhos e tendões, por exemplo.
Essas informações podem ser valiosas para decidir se há necessidade ou não da realização de cirurgias, biópsias, exames de sangue e/ou mais específicos, e obter informações úteis de doenças específicas.
O exame não é invasivo, o animal não sente nenhuma dor durante o procedimento e é relativamente rápido.
A Center Vet conta com aparelhos de ultrassonografia de tecnologia de ponta e profissionais especializados para realização destes exames, garantindo o bem estar do animal e a eficiência do diagnóstico.

veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Origem Puli

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a raça Puli.
Os Pulis são muito famosos por seus pelos entrelaçados e enormes que acabam chamando muita atenção das pessoas e até impedem de vermos os seus olhos e orelhas.
A principal característica dessa raça é a sua pelagem emaranhada que pode chegar até o chão. Geralmente o cão dessa raça é agitado, alegre, teimoso, observador e inteligente.
Segundo pesquisadores, essa raça tem origem húngara e seu primeiro padrão foi oficialmente publicado em 1925, tornando-a uma raça super conhecida. No começo, os pulis eram usados para pastoreio de ovelhas devido a sua agilidade, e os seus donos escolhiam os cães pretos para poder diferenciá-los do rebanho.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a raça teve seu número diminuído e quase entrou em extinção, mas alguns criadores trabalharam para garantir a sobrevivência da espécie.
No Brasil, há poucos cães da raça Puli. A criação vem crescendo na Bélgica, Austrália, Grâ-Betânha e também na Alemanha. E aí, gostou da história dos Pulis? Então continue acompanhando os posts e marque nos comentários qual raça que você também quer conhecer a origem!

farmacia veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Outubro Rosa

Outubro é o mês mundial da conscientização e prevenção ao câncer de mama, que atinge tanto os humanos quanto os animais.
Infelizmente, esse tipo de câncer é um dos mais comuns nos pets, principalmente em cadelas não castradas e acima dos cinco anos de idade.
Os principais sintomas do câncer de mama nos animais são dores, inchaço ou aumento das mamas, presença de secreções, caroços na região das mamas ou próximo a ela.
O diagnóstico precoce é extremamente importante, pois quanto mais cedo for detectada a doença, maior as chances de cura. O exame é feito pelo Médico Veterinário, que apalpa as mamas do pet delicadamente, identificando nódulos do câncer, que pode ter diferentes tamanhos dependendo do estágio da doença.
A principal forma de prevenção para o câncer de mama nos pets é a castração, que deve ser realizada antes do primeiro cio ou até o terceiro. Quando a castração é feita antes do primeiro, cai para 0,5% a chance de desenvolver tumores de mama.
Caso for diagnosticado o câncer, o tratamento é a cirurgia para as retiradas das mamas, chamada de Mastectomia.
Por isso, checar a saúde dos bichinhos nunca é demais! Se você perceber algo de estranho no seu pet, leve-o ao Médico Veterinário.

farmacia veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cães Idosos

Assim como nós, os animais também envelhecem com o passar do tempo.
É normal que eles percam um pouco da visão, olfato, audição e apresentem mudanças físicas e comportamentais.
Geralmente, os problemas mais frequentes nos cães dessa faixa etária é respiração ofegante e falta de memória, pois eles ficam mais lentos e distantes, esquecendo facilmente os aprendizados durante a vida.
Além disso, algumas raças desenvolvem problemas de acordo com as suas próprias características. Os cães de grande porte como Labradores e Rottweilers, por exemplo, sentem dificuldades para se levantar e se locomover. Já os Poodles e Cocker Spaniel geralmente acabam emagrecendo bastante.
Por isso é importante ter alguns cuidados especiais nesse momento frágil da vida dos pets, como: reduzir o ritmo das caminhadas, evitar os horários mais quentes na hora do passeio, trocar o tipo de ração por uma específica para cães idosos, levá-los ao Médico Veterinário frequentemente para exames de rotina e acima de tudo ter paciência, pois todos nós vamos passar por essa fase da vida.

farmacia veterinaria clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

É hora do remédio. E agora?

Normalmente é muito difícil medicar cães e gatos.
Eles não abrem a boca de jeito nenhum, outros fingem engolir o medicamento, é uma verdadeira confusão. Por isso, para ajudar na tarefa de medicá-los sem sofrimentos, nesse post lhe daremos algumas dicas.
No caso de ter uma medicação em forma de comprimido, muitos donos têm a ideia de colocar pedaços de presunto ou salsicha nos remédios para fazer o animal engolir, mas, será que este procedimento é adequado?
O ideal é não fazer uso desse tipo de alimento pelo fato do animal já estar doente. Pode-se utilizar rações de sachês terapêuticos, biscoitos medicamentosos ou pastas orais. Todos esses produtos já estão no mercado e possuem diversos tipos de sabores. A pasta oral é normalmente indicada para gatos, podendo ser aplicada na pata do felino para que ele lamba o medicamento.
Nos casos das medicações líquidas, utilize uma seringa fornecida pelo Médico Veterinário. Chame o seu pet com uma voz animada para que ele não se sinta preocupado. Depois de colocar a medicação na seringa, insira-a no canto da boca do animal e administre lentamente, pausando de vez em quando. Tenha cuidado para o animal não cuspir o líquido ou engasgar. Se ele ficar irritado ou se movimentar, tenha paciência e repita o procedimento até que ele tome todo o medicamento.
É importante se atentar a quantidade certa de remédio que deve ser prescrito exclusivamente pelo Médico Veterinário. Não faça alterações nas dosagens como diminuir ou aumentar a quantidade.
Por fim, com delicadeza, paciência e cuidado tudo ficará bem e ele estará totalmente saudável para voltar a curtir bons momentos ao seu lado.

atendimento emergencial clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Dicas para passear no calor.

Chegou a época mais quente do ano e você provavelmente deve estar se perguntando quais são os cuidados necessários para dar aquele passeio saudável com o amiguinho neste momento.
Se nós, humanos, já ficamos bem mais exaustos do que o normal nessa estação quente, imagine os nossos amiguinhos peludos. É por isso que nessa época do ano nós precisamos ter cuidados especiais na hora do passeio.
Então para você se organizar melhor e não ter problemas na hora de dar aquela volta com o pet, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a curtir de forma correta e saudável o melhor momento do dia com ele.
Confira abaixo as dicas:
- Evite passeios nos horários mais quentes, geralmente entre 10h e 16h.
- Escolha locais frescos e com sombra para caminhar.
- Verifique se a temperatura do chão não está muito elevada ao ponto de ferir a patinha do seu pet.
-Nunca se esqueça de levar garrafinha de água e ofereça pequenas quantidades durante todo o passeio. Lembre-se que se ele beber uma grande quantidade de água de uma só vez pode causar problemas digestivos.
- A duração do passeio vai depender da tolerância que o pet tem com calor. Alguns aguentam muito tempo, outros não. Cada um tem a sua particularidade e você deve respeitá-las. Por isso, tome cuidado e observe seu amigo durante o passeio. Afinal, é fundamental não ultrapassar o limite dele.

atendimento emergencial clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Atendimento Emergencial 24 horas.

Você sabia que a Center Vet oferece atendimento 24 horas?
Aqui você não precisa se preocupar com horários de atendimento, pois nossa equipe está sempre disponível e preparada para atender seu pet em casos de emergência.
A Clínica Center Vet oferece atendimento emergencial 24 horas pelos telefones (18) 9 9701 1000 ou (18) 9 8801 1000.

consulta gatos clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

É possível adestrar os gatos?

Você já tentou ensinar algum truque ou comando para seu gato?
É muito comum encontrarmos pessoas que nunca tentaram ensinar algum truque ou comando paraseu pet, ainda mais quando se trata de gatos, pois dizem ter dificuldades para isso. Mas acontece que apesar de parecer algo difícil, treinar seu pet pode lhe trazer resultados incríveis e surpreendentes!
Para facilitar um pouco o treino, é recomendável que você dê a ele de vez em quando alguns de seus petiscos preferidos como uma forma de motivá-lo a participar da brincadeira. Mas não abuse, pois quanto mais ele demorar para saborear o alimento, mais tempo você terá para treiná-lo. Por isso, o petisco deverá ser bem pequeno.
Um dos principais erros de alguns donos é querer recompensar o animal por cada exercício completo.
A forma correta no treino é recompensá-lo pelos bons comportamentos que contribuiu para que tudo desse certo. Portanto, avance aos poucos. E incremente a dificuldade somente quando o gato entender exatamente o que se espera dele.
Assim que ele compreender, ficará mais fácil de treiná-lo e logo ele aprenderá todos os comandos de forma rápida, além de não esquecê-los mais. Treinar o seu pet requer muita paciência e dedicação. E é importante que você saiba que é algo que vale a pena, pois você irá passar mais tempo com ele, conhecendo-o melhor e assim, terão um laço de amizade muito mais forte.

congresso cardiologia clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem.

Congresso de Cardiologia.

O Dr. Fabiano KogiTeranisi participou na sexta-feira (01/09) de um Congresso sobre Cardiologia Veterinária, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária.
Os assuntos abordados no evento foram Fisiologia do Sistema Cardiovascular, Semiologia do Sistema Cardiocirculatório e Farmacologia do Sistema Cardiovascular, com três profissionais e pesquisadores da área.
E mais uma vez a Clínica Veterinária Center Vet se atualiza em assuntos de alta relevância no segmento da medicina veterinária para atender cada vez melhor os nossos clientes.

comer frutas caes  clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Eles podem comer fruta?

Seu pet faz aquela carinha de piedade quando você está comendo alguma fruta e você fica em dúvida se pode oferecer um pedacinho para ele?
Não se preocupe, nesse post vamos esclarecer um pouco sobre quais frutas eles podem ou não podem ingerir.
Primeiro de tudo: não é todo tipo de fruta que ele pode comer! Lembre-se que existem alimentos que são extremamente perigosos para os animais, e antes de oferecer qualquer coisa ao pet verifique seu estado de saúde, principalmente se ele tem alergia a algum alimento.
Existem algumas frutas que não causam riscos à saúde dos bichinhos, como Banana, Caju, Caqui, Maçã, Pêra, Manga, Kiwi, Goiaba e Morango. Essas frutas são ótimas fontes de Vitamina A, B, B1, B2, C, Fibras, Potássio e Sais Minerais.
Porém, frutas como Laranja, Abacaxi, Uva, Abacate e Carambola podem atacar o sistema gastrintestinal do animal por serem ácidas e conterem algumas substâncias tóxicas que podem prejudicá-los.
Antes de oferecer qualquer fruta ao seu pet, lembre-se que é importante verificar sempre a quantidade ideal do alimento e se deve retirar a casca e sementes.
Independente da fruta, evite oferecer em excesso, e nunca substitua uma refeição diária a base de ração por qualquer fruta ou outro alimento, pois o animal poderá ficar carente de um série de vitaminas e outras substâncias.
Se tiver alguma dúvida, consulte antes o Médico Veterinário.

orelha caes  clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Orelhas cães e gatos

Você sabia que a orelha dos cães e gatos tem um formato especial de acordo com suas necessidades?
Eles têm um pequeno “bolso” em determinada parte da orelha, chamado de “bolso de Henry” ou “Bolsa Marginal Cutânea” e, de acordo com pesquisadores, no caso dos gatos eles servem para auxiliá-lo a ouvir pequenos ruídos, como o barulho emitido de suas principais presas, os ratos.
Acredita-se também que essa pequena parte da orelha se desenvolveu para melhorar a audição do animal e sua habilidade de caça.
Nos cães ela é visivelmente mais discreta. Nos gatos, quando o animal está relaxado se torna difícil perceber a estrutura, porém quando ele se atenta a algum som, sua forma muda e torna-se bem visível a mudança.

rivalidade caes  clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Rivalidade entre caes e gatos

É comum ouvirmos por aí que cão e gato não se dão muito bem. De certa forma, existe uma grande diferença de personalidade entre os dois animais.
O gato é desconfiado e temperamental, já o cão costuma ser mais dócil e brincalhão.
Mas a verdade é que os dois podem sim ser amigos, tudo depende da forma em que eles forem criados. Se eles cresceram juntos e receberam uma boa educação, podem criar uma verdadeira amizade e se dar muito bem.
Muitas vezes alguns filmes e animações acabam reforçando a ideia dessa relação de inimizade. Porém, existem cães que não se dão bem com gatos em geral e são inseparáveis de algum em particular. O grau de amizade varia em cada caso.
É comum também que alguns cães sintam ciúmes de seus donos ou de objetos e acabem brigando com outro animal. Se a briga for grave, é recomendável que o dono não tente separar, já que o cão agressivo pode se voltar contra ele.
Para evitar disputas e brigas sérias uma das alternativas é adestrar e castrar os seus pets. Lembre-se que eles não agirão de forma agressiva se não se sentirem ameaçados e tiverem recebido a educação e o tratamento correto desde pequenos.

gravidez psicologica  clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Os perigos do chocolate.

O cacau contém uma substância chamada teobromina, muito presente especialmente na fabricação dos chocolates mais escuros. Essa substância se ingerida em grande quantidade pelos animais pode ser fatal.
Quando ocorre a ingestão de pouca quantidade, o animal pode sofrer intoxicação com vômito ou diarreia. Já ao ingerir uma quantidade alta, pode apresentar sintomas neurológicos como dificuldades de coordenação motora e, em casos mais graves,dificuldades de respiração e até convulsões, podendo levá-lo à morte.
Além da intoxicação, o chocolate pode provocar problemas dentários ao animal como cáries e vários outros, além de obesidade e diabetes. Portanto, nunca o deixe perto de doces, principalmente chocolates escuros. O ideal é sempre alimentá-lo com ração ou alimentos frescos, de preferência frutas e verduras, mas não se esqueça de tirar as sementes.
Embora seja raro um consumo grande de chocolates é importante ficar atento. É comum deixarmos embalagens de chocolates abertas pela casa e o bichinho acabar ingerindo uma boa quantidade que já pode fazer muito mal a ele.
Se perceber que seu pet está tendo algum desses sintomas como vômitos, diarreias, dificuldades para respirar,convulsões, batimentos cardíacos acelerados ou qualquer outro, leve-o ao médico veterinário imediatamente.

conjuntivite caes clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Conjuntivite em cães

Quem já teve conjuntivite sabe como isso nos incomoda. Para os cachorrinhos também é uma doença muito comum.
A conjuntivite canina é uma inflamação na região dos olhos, que prejudica a visão do animal.
Afeta mais especificamente a mucosa das pálpebras, chamada de conjuntiva, que tem justamente o papel de proteger os olhos.
Normalmente, a conjuntivite aparece por conta de fatores como: poluição, produtos de limpeza, irritação causada por corpos estranhos e até aquele ventinho no rosto do cachorro (quando o pet põe a cabeça para fora do carro e tem contato com poeira da rua, ou o secador de cabelo diretamente em seus olhos).
Se o cachorro bateu a cabeça ou teve os olhos machucados por algum tipo de trauma, também é possível que tenha gerado uma infecção. Cães braquicefálicos são mais propensos a traumas devido a sua anatomia. Eles possuem os olhos mais proeminentes, o que deixa os olhos mais expostos a agressões ambientais.
Os principais sintomas da conjuntivite são: Irritação, Vermelhidão, Inchaço, Lacrimejamento, Secreção purulenta em casos de infecção secundária e Dificuldade de abrir os olhos.
É comum que os donos não percebam ou não dêem muita importância quando seus cachorros parecem estar com alguma irritação nos olhos, só buscando auxílio de um veterinário quando a doença já está mais avançada.
A conjuntivite canina deve ser levada a sério, pois sua evolução pode levar à cegueira.
Portanto, se notar algum desses sintomas em seu cão, leve-o imediatamente ao Médico Veterinário.

chuva cães leptospirose clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cuidados na chuva

Nessa época do ano, onde a chuva é mais frequente, os cachorros acabam sendo prejudicados, principalmente os cães idosos.
Saiba os principais cuidados que devemos ter com os nossos amiguinhos, em épocas chuvosas:
1)Vacinas: a água da chuva pode transmitir diversas doenças para o seu cachorro de estimação, como por exemplo, a leptospirose. Para prevenir, a melhor forma é mantê-lo vacinado e ter cuidado redobrado se ele estiver com qualquer tipo de ferimento, que aumenta ainda mais a chance de contrair a doença;
2) Abrigo: há cães que, embora tenham casinha, preferem dormir ao relento ou ficar na chuva. Prenda o cachorro num local abrigado nos dias muito frios ou chuvosos. Além de ser um grande problema, a hipotermia pode abrir as portas para doenças mais sérias, como gripes e pneumonia.
3) Secar bem os pelos: os problemas de pele aparecem quando o cachorro ficam molhado por muito tempo, criando um ambiente perfeito para fungos e bactérias.
4) Secar bem os ouvidos: a umidade associada à quantidade de pêlos nos ouvidos, é a principal causa de otites em cães. Eles acabam se molhando e a água acaba entrando no canal auditivo. Como há muito pêlo ao redor e não há uma boa ventilação do ouvido, isso acaba propiciando um ambiente favorável ao aparecimento da infecção.
Portanto, não se esqueça de mantê-lo sempre protegido. Esses cuidados evitarão a queda de resistência do organismo do seu amiguinho, garantindo que ele se mantenha sempre forte e saudável. 😉

gato nao bebe agua clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Seu gato bebe água?

Você percebeu como a maioria dos gatos não gosta de tomar água?
Esse hábito faz com eles desenvolvam sérios problemas de saúde, como ficar com alta concentração de urina, além de poder desenvolver doenças renais e hepáticas.
É uma característica da própria espécie: se a vasilha está suja, se a pia está fechada, se o cachorro lambuzou o pote, ele não bebe a água.
Para tentar amenizar esse problema, o indicado é sempre manter uma ou duas fontes com água corrente. Uma outra dica importante é oferecer ração úmida para eles.
A ração úmida para gatos é muito mais atraente para o paladar deles, além de apresentarem mais que o dobro de umidade que as rações secas, ajudando assim a hidratar seu gato.
Porém é importante lembrar que para escolha da melhor ração para o seu gato é necessário avaliar o tamanho, raça, idade e principalmente se ele possui alguma restrição como diabetes, problemas hepáticos, entre outras doenças.
Para mais informações, consulte um Médico Veterinário.

tartaro caes clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Tratamentos Dentários

Assim como nós necessitamos ir regularmente ao dentista, nossos pets também precisam.
Os cães possuem predisposição ao acúmulo de placa bacteriana e tártaro.
O tártaro em cães nada mais é que uma placa de bactérias que surge pelo acúmulo de restos de comida nos dentes do cão e que não é retirada corretamente. O tártaro - que também é conhecido como cálculo dentário - atinge a maioria dos cães e pode ser evitado e tratado para preservar a saúde da boca de nossos cães.
Procedimentos como a escovação dos dentes e a limpeza de tártaro em cães são fundamentais para garantir o bem-estar, afastar o mau hálito e até mesmo prevenir doenças graves.
A limpeza de tártaro deve ser feita pelo Médico Veterinário. O processo é simples e pouco invasivo.
Durante a consulta, o profissional poderá verificar as condições bucais do animal e indicar o melhor momento para o tratamento.

amor caes clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

06 Dicas que o seu cachorro te ama.

Os cães não precisam falar para demonstrar suas emoções. É através de suas expressões faciais, gestos e atitudes que podemos perceber todo o seu amor pelos seus donos.
Separamos aqui, os principais gestos que eles usam para demonstrar esse sentimento:
1 - Ele traz seu brinquedo preferido pra brincar: isso demonstra não só que ele quer brincar, mas que ele quer te presentear também.
2 - Se ele deita ao seu lado, logo após a refeição: é uma prova de que seu amor é leal. Significa que o interesse por você vai muito além da comida.
3- Se ele fica muito feliz quando você retorna ao seu lar: é uma maneira de um cão mostrar seu amor por você, o amor na sua forma mais verdadeira.
4 - Ele apoia o rosto em você: essa é a maior expressão de confiança que um cão oferece. Essa forma de agir, em especial, demonstra que o cão confia em seu dono para acalmá-lo, protegê-lo e mantê-lo seguro.
5 - Ele que deitar em sua cama: prova de lealdade e de querer estar pertinho de você.
6 - Se derrete a cada carinho e gesto de amor seu: todas as vezes em que você cuida, alimenta, massageia seu pelo, brinca, seu cachorro gosta tanto que além de abanar o rabinho, parece até sorrir.
E o seu cachorrinho, o que ele faz para demonstra o amor por você?

Cinomose clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Cinomose

Ter um pet não é uma tarefa fácil. Além de dar muito amor e carinho, também é preciso se atentar a alguns cuidados básicos, como alimentação correta e vacinação.
Além da vacina contra a raiva, no mês de agosto, é realizada a vacinação contra outras doenças, como a Cinomose.
A Cinomose é uma doença causada por um vírus muito resistente, que sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio.
Essa doença comete principalmente os filhotes (antes de 01 ano de vida), porém os cães adultos também podem se contaminar se não vacinados. Ela se dá através de animais que se contaminam por contato direto com outros animais já infectados ou pelas vias aéreas quando respiram o ar já contaminado.
A taxa de mortalidade da cinomose é de 85%, ou seja, apenas 15% conseguem sobreviver à doença. Muitas vezes o cão não morre da doença, mas fica com sequelas neurológicas tão graves que precisa ser sacrificado.
Ela pode atingir vários órgãos, ou seja, é sistêmica, podendo atuar em todo o organismo.
Os principais sintomas são: febre que pode chegar até os 41º C, perda de apetite, apatia, vômito e diarréia, corrimento ocular e nasal, sinais de alteração do sistema nervoso como falta de coordenação motora, tiques nervosos, convulsões e paralisias.
A vacina polivalente déctupla (V10), que previne a Cinomose deve ser administrada em filhotes respeitando os intervalos e doses recomendadas pelo Médico Veterinário. E todos os cães necessitam de reforços anuais, independente da idade.

Antibiotico clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Uso de antibióticos

Quando se trata do nosso amiguinho, todo cuidado é pouco.
Com o avanço da medicina veterinária, existem remédios e tratamentos para as mais variadas doenças.
Antigamente, o antibiótico era exclusivo de humanos. Hoje em dia, é muito utilizado no tratamento de infecções bacterianas.
Porém assim como nos humanos, deve se utilizar o antibiótico correto para cada infecção, a quantidade e duração exata prescrita pelo médico veterinário, evitando assim a resistência bacteriana.
Se o seu cachorro está doente, com vários sintomas, incluindo febre alta, deve levá-lo veterinário para que este faça um diagnóstico e prescreva a medicação adequada.

Vacinacao clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Vacinação

Agosto é o mês de vacinação de gatos e cachorros.
A correta administração das vacinas é essencial para prevenir o seu pet de contra futuras doenças, e o reforço deve ser anual.
Para os gatinhos, as principais vacinas são:
• Vacina Quíntupla: que previne as seguintes doenças: Rinotraqueíte viral felina, calicivirose felina, panleucopenia felina, clamidiose felina e leucemia felina.
• Vacina antirábica: É uma vacina obrigatória por lei que previne o cão contra a raiva.
E para os cães, as principais vacinas:
• Vacina Polivalente que previne as seguintes doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose, Parainfluenza, Hepatite Infecciosa Canina, além de 4 tipos de Leptospirose.
• Vacina antirábica: É uma vacina obrigatória por lei que previne o cão contra a raiva.
Além destas vacinas obrigatórias, existem outras vacinas que são importantes para imunizar o seu amiguinho, como por exemplo:
vacina contra giardíase, vacina contra Leishmaniose, vacina contra a gripe canina, entre outras.

Checkup clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Raio-X Digital

A Center Vet é a primeira e única clínica de Presidente Prudente a possuir o equipamento de Raio X Digital para cães e gato.
Trata-se de um exame de imagem de alta resolução que fornecem uma série de informações técnicas que possibilitam um diagnóstico mais preciso, além de auxiliar em tratamentos.
Similar aos modelos usados na medicina humana, este equipamento possibilita realizar exames em clínicas veterinárias com a mesma qualidade que a humana. É um processo rápido, indolor e não invasivo.
As imagens do Raio-X digital podem ser vistas de maneira imediata nos computadores que controlam o processo, com a vantagem de poderem ser armazenadas e consultadas posteriormente para a comparação de exames recentes com antigos e com isso, possibilitando realizar uma análise evolutiva da patologia.
Se você quer saber mais informações sobre este exame e outros realizados aqui na Clínica, ligue (18) 3916-5500.

Checkup clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Inverno

Com a chegada do inverno, as pessoas ficam com dúvida se devem ou não colocar roupinhas em seus cachorrinhos. Não sabem se elas são realmente necessárias ou se são apenas um capricho dos donos.
Depende bastante da raça do seu pet. Algumas raças são mais adaptadas para o frio, pois têm camadas de pelos e de gordura suficientes para aquecer o animal em temperaturas baixas.
Porém em cães de pelo curto ou até mesmo os de pelos longos, mas que não são adaptados para o frio as roupas passam a ser necessárias e não apenas um luxo.
Além de aquecerem os pets, roupinhas para cães podem ser grandes aliadas, para protegê-losde chuva.
Cachorros mais velhos podem ter problemas nas articulações, as famosas artroses, que doem ainda mais no frio. O agasalho nesse caso pode ajudar bastante.
Portanto, se perceber que o seu cachorrinho está sentindo encolhido, sentindo frio, coloque uma roupinha nele!
Aqui na Center Vet nós temos diversas opções de roupas e casinhas para todos os gostos e tamanhos. Venha conhecer!

Checkup clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Checkup

Com a chegada do inverno é muito importante realizar um checkup em seu amiguinho, para prevenção de sua saúde.
Saiba os principais exames que devem ser realizados para que seja possível detectar alguma alteração de forma precoce:
1) Hematologia: hemograma que permite detectar a anemia e outras possíveis doenças.
2) Bioquímica: exames para analisar o perfil hepático, perfil renal, bilirrubinas, diabete e funcionamento da glândula Tireóide.
3) Exames de urina: para avaliar as funções renais.
4) Exame de Fezes: para detectar a presença de verminoses.
5) Microbiologia: biologia Molecular, citologia de Ouvido, citologia de Pele.

Além destes exames laboratoriais, é importante realizar os exames de imagem como ultrassonografia e Raio-X Digital, além de exames mais específicos como Eletrocardiografia e Ecodopplercardiograma para diagnósticos cardiológicos.
A Center Vet possui tecnologia de ponta e laboratório próprio para realização de um checkup completo, envolvendo todos os exames necessários.

origem pitbull clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Origem Pit Bull.

O Pit Bull impressiona a primeira vista, mas só quem tem um cachorro dessa raça sabe o quanto eles são fiéis e dóceis.
Essa raça foi desenvolvida no início do século XIX, na Inglaterra.
Em razão de suas características de auto-confiança, agilidade e a sua incrível resistência, inicialmente foi desenvolvido para o combate.
No século XIX, no Reino Unido os combates que envolviam animais eram muito populares e apreciados. Contudo, em 1835, o parlamento inglês proibiu esse tipo de esporte.
Entre 1845 e 1850, boa parte desses cães foram levados por imigrantes das Ilhas Britânicaspara os Estados Unidos, onde foram utilizados como cães de boiadeiro, cães de caça pesada, e como proteção contra animais selvagens.
Em solo american foi aperfeiçoado, dando origem a nova raça que em 1898 foi reconhecida pelo United Kennel Club com o nome de American Pit Bull Terrier.
Sua popularidade atingiu o auge na década de 30, quando o seriado infantil Little Rascals era estrelado por Pete, um Pit Bull: era o cachorro favorito de 10 entre 10 crianças americanas.
Os primeiros cães chegaram ao Brasil em 1970, no Rio Grande do Sul, e início dos anos 1980 no Rio de Janeiro. Em São Paulo, só em 1986 é que foi importado o primeiro cão. Porém, a grande popularidade da raça só veio a acontecer no final dos anos 1990.
Hoje o Pit Bull pode se adaptar a qualquer atividade sadia como por exemplo os esportes radicais, provas de trabalho com tração, Agility e até as exposições de beleza. E é bastante amigável com os seres humanos, inclusive com as crianças.
Você tem um Pit Bull? Poste fotos nos comentários para conhecermos!

Cirurgia clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Cirurgia

Muitas doenças em cães e gatos dependem de cirurgias para seu tratamento.
Os profissionais que atuam como cirurgiões veterinários podem ser considerados entre os mais versáteis e abrangentes dentro das diferentes especialidades da medicina veterinária – já que atuam com a realização de procedimentos cirúrgicos das mais variadas naturezas.
Podemos classificar as cirurgias em:
Eletivas: agendadas com antecedência. (Castração, vasectomias).
Emergenciais: onde a doença causa risco para o animal (Torção gástrica, rupturas de ligamentos).
Exploratórias: são aquelas em que permite o cirurgiãoexplorar a área afetada(biópsias para a oncologia veterinária).
OMédico Veterinário cirurgião atua também em cirurgias de vias urinárias dos animais, sistema reprodutivo, cutâneo, auricular, entre outras, possibilitando a prevenção e resolução de problemas.
Com mais de 08 anos de experiência, a Center Vetpossui profissionais qualificados, laboratório próprio e toda estrutura necessário para realizados todosos tipos de cirurgias, sendo elas de baixa ou alta complexidade.

Motivos para ter cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Motivos para ter um cachorrinho.

Todo mundo já ouviu dizer que os animais trazem alegria para as pessoas.
Separamos 07 dicas para você comprar, ou melhor ainda, adotar um amiguinho:
1)Lições para a vida: Ter um cachorro faz você aprender a perdoar, ter paciência, ser responsável, amar incondicionalmente e ser feliz com pouco, além de te dar lições de lealdade, amizade e confiança.
2)Ele vai te fazer rir: Cachorros fazem coisas engraçadas e inesperadas o tempo todo fazendo você rir bastante amenizando as situações estressantes.
3)Rotina:Você passa a ter um ser vivo dependendo de você,que tem hora certa para comer, beber, tomar banho, passear e brincar.
4)Terapeutas: a presença de um animal ajuda ativar áreas do cérebro relacionadas às emoções, proporcionandosensações de bem estar, físico e mental, sendo por este motivo que terapeutas utilizam a terapia com animais para tratar crianças hospitalizadas, para pessoas com deficiências mentais, autistas, ou com depressão.
5)Estimula os exercícios: pessoas que têm cachorro em casa são mais ativas e se exercitam mais afinal, é muito mais divertido sair pra correr com seu cão do que sozinho.
6)Anti Estresse: Qualquer estresse acaba quando a gente chega em casa e é recebido pelo cachorro, todo feliz.
7)Companheiros: O cão sabe quando estamos pra baixo ou chorando.E eles ficam do nosso lado nos momentos de alegria ou tristeza.

Convenio clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Convênio

Quem tem um cachorrinho ou gatinho sabe o quanto esses bichinhos são tão amados e fazem parte da família.
E assim como nós, eles necessitam de consultas frequentes com profissionais para manter longe as chances de doenças e complicações.
Pensando nisso, a Center Vet criou o Convênio que oferece descontos em exames, vacinas, cirurgias e internações garantindo o atendimento do seu amiguinho em casos de emergência de forma prática e econômica.
Gostou? Então faça agora mesmo o convênio. Afinal, com saúde não se brinca.
Para mais informações, ligue (18) 3916-5500

Convenio clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Origem Schnauzer

Hoje vamos falar da origem do Schnauzer, uma raça muito conhecida no Brasil e que possui características físicas bem marcantes: barba longa e sobrancelhas sobressalentes que escondem os olhos.
A primeira aparição da raça Schnauzer foi em 1879, na Swabia, região sudoeste da Alemanha, com o nome de Pinscher de Pelo Duro.
“Schnauze” que em alemão significa focinho, era usado para acompanhar as carruagens em viagens pela Europa.
Este excelente companheiro, desempenhou originalmente as mais diversas funções na vida rural. Durante o dia, corria ao lado dos cavalos para inspecionar o caminho, latindo diante de qualquer perigo.
Era um cão usado também no combate a ratos e roedores em geral, sua vasta barba e sobrancelhas serviam de proteção para o focinho e para os olhos, a possíveis contra ataques de roedores e similares.
Aos poucos foram espalhando-se pela Europa, começando pela Suiça e pela França.
Hoje existe três tipos de Schnauzer: Anão, que tem o tamanho aproximado do Beagle; o Médio, com cerca de50cm e o Gigante, com altura similar a um Dobermann.
Atualmente, encontrado em todo o mundo, inclusive no Brasil onde, devido a suas extraordinárias qualidades, vem crescendo cada vez mais.
Espero que tenham gostado da história!

Origem Pinscher clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Origem Pinscher

Hoje vamos falar da origem de uma raça muito amada no Brasil, o Pinscher.
O Pinscher é uma raça canina oriunda da Alemanha. O primeiro registro feito em 1836, quando foi descrito como o resultado dos cruzamentos entre dachshunds e greyhound italianos.
Todavia, outra teoria é também aceita: estes caninos seriam fruto de cruzamentos seletivos entre o pinscher standard ou do Manchester terrier.
Apelidado de “rei dos toys”, o Mini Pinscher foi acumulando admiradores e é hoje uma das mais populares raças nos Estados Unidos.
Conta-se que o pinscher é um cachorro que foi desenvolvido por fazendeiros alemães para que fossem auxiliares na caçada de ratos.
Seu reconhecimento como raça foi feito oficialmente em 1879.
Existem algumas variações da raça, sendo o mais conhecido chamado apenas de pinscher.
Suas principais características são: leais, inteligentes, obedientes e curiosos.

Leishmaniose Visceral Canina clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Leishmaniose Visceral Canina

A Leishmaniose Visceral Canina é uma zoonose, que pode acometer homens e cães e é causada por um protozoário transmitido pela picada do mosquito palha infectado.
Para prevenção, existe atualmente a vacina contra a Leishmaniose Visceral Canina, que confere proteção superior a 92% e já protegeu cães em todo o país.
Além da vacina, devem-se evitar locais de pouca higiene, materiais orgânicos em decomposição e grandes áreas com matas. No caso de ter que freqüentar este tipo de local, devem adquirir uma coleira repelente que deve ser trocada a cada quatro meses para que sua eficácia seja mantida.
Os primeiros sinais a aparecer são: perda de pelo, sobretudo ao redor dos olhos, nariz, boca e orelhas. À medida que a doença progride, o cão perde peso e uma dermatite ulcerativa (ferida) que pode se disseminar por toda a superfície corporal do cão.
Por ter sintomas que também podem ser associados a outras doenças, a única forma de se ter um diagnóstico preciso da leishmaniose visceral canina é por meio exame de sangue ou de exame citológico.
Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores serão as chances de seu pet seguir com uma vida relativamente normal.

Alergia clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Alergia em cães

Um dos problemas mais comuns aqui na clínica é a alergia em cães.
É uma reação do sistema imunológico do cachorro contra alguma substância e sua origem é sempre difícil de ser descoberta. É necessário um trabalho meticuloso para ser chegar a um diagnóstico preciso.
Qualquer coisa que cause alergia no animal é chamada de alérgeno.
Alérgeno é aquilo que desencadeia a alergia, seja qual for a substância.
Ela pode ser causada por diversos fatores como: higiene, parasitas, contato com produtos de limpeza, além de alimentação, medicamentos, entre outros.
Quando o corpo do cão reconhece a substância como algo estranho, ele reage provocando uma reação alérgica. Isso varia de cão pra cão, assim como as alergias variam de pessoa pra pessoa.
Os principais sintomas de alergias são: coceira, vermelhidão na pele, bolinhas vermelhas que parecem espinhas e falhas no pelo, lambedura excessiva no local da alergia, secreção nos olhos, ouvido inflamado com frequência.
O primeiro passo para a definição do diagnóstico é realizar a aplicação de produtos contra pulgas, carrapatos e mosquitos para que sejam totalmente eliminados dos pets.
Juntamente com a eliminação de parasitas, é recomendado que o cão siga uma dieta balanceada, pois ela também fará parte das investigações diante do que está causando o processo alérgico.
Se ainda assim o animal não melhorar, é provável que ele seja atópico, ou seja, tenha sensibilidade a compostos ambientais, como por exemplo: ácaros, plantas, umidade etc.
Neste caso, serão necessários procedimentos mais específicos como: citologias, culturas de materiais, exames de sangue e outros diversos métodos para descartar uma a uma as probabilidades do agente causador do problema.
Algumas alergias também podem acontecer por motivos emocionais, como ansiedade de separação, entre outros.
Esta reação alérgica pode ser hereditária e existem também algumas raças de cães mais propensas a alergias, como: lhasa apso, pug, shih tzu, sharpei, poodle, yorkshire, bullterrier, buldogue inglês, buldogue francês, dálmata, goldenretriever, pastor alemão, boxer, beagle, schnauzerentre diversos outros.
O tratamento sintomático da alergia normalmente se dá pelo uso de antialérgicos, e se continua pelo uso de corticoides ou corticosteroides, mas o indicado é identificar a causa da alergia para um tratamento mais duradouro e efetivo, que cause menos efeitos colaterais.
Em caso de alergia, procure sempre um médico veterinário que irá definir o melhor tratamento para o seu amiguinho.
A Center Vet possui laboratório próprio, equipamentos de alta tecnologia e uma equipe multidisciplinar especializada no diagnóstico e tratamento do seu pet.

origem maltes clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Origem do Maltês

O Maltês está entre as mais antigas de todas as raças do mundo. É um cão antigo, sendo sua origem especulada por volta de 6000 a.C., na ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo.
No decorrer dos séculos, eles têm recebido diversos nomes. Originalmente chamado de Cão Melitaie, ele também foi conhecido como o cão das "Damas Romanas", "Vos Ancião Cão da Malta", o Cão Leão Maltês , "Antigo Cão de Malta". Nessa época, eles eram chamados também de Maltês Terrier, apesar da não terem ancestrais terrier nem as características da raça.
Em algum momento dentro dos séculos passados, ele se tornou conhecido simplesmente como o Maltês.
Embora os cães fossem exportados e distribuídos pela Europa e pela Ásia, o grupo de Malta permaneceu relativamente isolado dos outros cães resultando num cão único e que se manteve assim por séculos.
No começo do século 14 eles foram levados à Inglaterra onde se tornaram os queridinhos das damas da sociedade, para se tornar um cão de companhia.
Essa raça chegou ao Brasil e alcançou o ápice de sua popularidade em 2000, quando se tornou uma das dez raças mais comuns do país.
São amigos, leais,muito devotados aos seus donos, enfim, excelentes cães de companhia.
Até a próxima!
#OrigemDasRaças #Maltes #CenterVet #Atendimento24h

Passeio clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Passeio

Chegou o novo membro da família e você está ansioso para levá-lo ao primeiro passeio? Saiba os principais cuidados para garantir a saúde e bem estar dele.
1) Vacinas: É muito importante que eles esteja com todas as vacinas em dia, porque isso vai garantir a proteção contra as doenças. Durante este período, o cachorrinho só deve sair de casa para ir ao veterinário para evitar riscos.
2) Apresentação prévia da rua: ele poderá acompanhar a movimentação da rua e se familiarizar com o que encontrará nos primeiros passeios evitando assim que ele tenha medo, fique agressivo com outros cães ou fique latindo em excesso.
3) Coleira: compre uma coleira de nylon de acordo com o tamanho do filhote. Use um petisco para distraí-lo na hora de pôr coleira. Assim que ela estiver posta, entregue o petisco. Nas primeiras vezes, é natural que o filhote faça algumas tentativas de tirar a coleira.
4) Arrastar o dono pela guia: Comece a andar com o cão preso pela guia dentro de casa. Inicialmente, caminhe apenas em linha reta. Recompense-o sempre que ele seguir você sem morder a guia nem puxá-la. Somente ande com a guia frouxa. Nunca puxe nem arraste o filhote, para evitar que ele desenvolva uma associação negativa com a guia.
5) Aplicando o exercício na rua: Depois que o filhote souber andar na guia, é só manter o mesmo exercício na rua. Lá ele encontrará atrativos como cheiros nos postes, árvores, pessoas e outros cães. Em até duas semanas o cão pode aprender a andar com a guia, sem tentar mordê-la nem puxá-la pelo caminho.
Esperamos que tenham gostado das dicas.
Bom passeio!

Origem do Labrador clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Origem do Labrador

Hoje vamos falar sobre a origem de uma raça muito adorada por sua inteligência, carinho e alegria: o Labrador.
Os primeiros Labradores eram geralmente cães da água que vieram da raça Terra-nova. No começo de 1800 tinham diferentes tamanhos e receberam este nome por serem nativos da região chamada Labrador, no leste do Canadá.
Esses cães buscavam caças, e peixes, puxando pequenos barcos de pesca nas águas geladas e ajudando os pescadores em todas as tarefas em que precisasse nadar.
A raça acabou desaparecendo, porém, um grupo de Labradores foi levado à Inglaterra no começo de 1800, e foi a partir desses cães, cruzados com outros retrievers, que a raça continuou.
No começo, os criadores davam preferência aos Labradores pretos, por se confundirem com ambiente que os rodeia e sacrificavam os de cores amarela ou chocolate. No começo de 1900, as outras cores começaram a ser aceitas.
A raça foi reconhecia pelo English Kennel Club em 1903, e pelo AKC em 1917. Sua popularidade cresceu sem parar.
Em 1950, ainda era usada como trabalhadora rural, quando passou a ser considerada excelente para companhia, graças à sua personalidade, sua tolerância e sua necessidade de brincar.
A popularidade da raça aumentou em 1991, tornando-se a raça mais popular nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil é considerada a 5ª raça mais popular, ficando atrás apenas dos SRD’s (sem raça definida), Yorkshire, Poodle e Maltês.
Boa semana a todos!

Ultrassom clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Ultrassonografia

Existem diversos tipos de ultrassonografia para cães e gatos, para diversos fins, mas sempre com o propósito de analisar o animal por dentro com mais detalhes.
É um exame complementar não invasivo, indolor, relativamente rápido e que raramente necessita que o animal seja sedado ou colocado sob anestesia geral.
Podendo ser usado para avaliação dos órgãos dos sistemas urinário, digestório, reprodutor e cardiovascular a ultrassonografia veterinária também permite uma visualização mais superficial dos membros dos animais; facilitando a investigação de problemas ou complicações nas articulações, ligamentos, tendões e das estruturas oculares, entre outros.
O ultrassom realizado em fêmeas grávidas é muito importante porque ela é capaz de analisar como estão os filhotes e saber se há mesmo condições de um parto normal ou o aborto seria necessário.
Não é raro complicações em nascimento de cães, em especial em fêmeas já idosas. Os filhotes podem ser maiores do que seu útero pode comportar e os animais acabam por ter dificuldade tanto antes, como depois do nascimento.
Neste caso, a ultrassonografia irá ajudar a prevenir o problema e tratar adequadamente.
A Center Vet possui os principais equipamentos para a realização de exames de imagem, com alta precisão e resolução.

Agressividade clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Agressividade em Cães

Muitas pessoas têm ideia errada sobre a agressividade canina. Acreditam que determinadas raças nunca se tornam agressivas. Ou que o cão tratado só com amor e carinho jamais morderá ou será agressivo.
Ninguém se prepara para ter um cachorro agressivo, e a maioria dos donos de cães ficam muito tristes a primeira vez que vêem o seu lindo cãozinho rosnando ou tentando morder.
A agressividade é um comportamento natural de alguns cães, qualquer um poderá morder quando se sentir ameaçado, com medo ou com dor.
Em grande parte, os casos de agressividade podem ser modificados por meio de técnicas de adestramento. Quanto mais cedo começar, maior a chance de sucesso.
O treinamento preventivo contra a agressividade deverá começar quando o filhote está com 02 meses de idade.
O primeiro passo é saber o que o motivou ser agressivo: dor, estresse, problemas hormonais e no sistema nervoso, podem alterar o comportamento.
O treinamento corretivo pode levar de 3 a 12 meses para atingir um nível satisfatório para a boa convivência, com redução da intensidade e da freqüência do comportamento agressivo.
Portanto, ao perceber um sinal de agressividade, procure um profissional em adestramento.

Origem Rottweiler clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Origem do Rottweiler

Robusto, forte e que inspira respeito, cães da raça Rottweiler se tornaram muito comuns em nosso país por sua habilidade como cão de guarda.
Mas você sabe, de onde ele se originou?
O Rottweiler é originário da Alemanha onde eles eram usados como cães de proteção e para conduzir o gado.
Quando os romanos chegaram à Alemanha, na região de Rottweil, eles cruzaram seus cães com cães nativos do lugar. O resultado do cruzamento ficou conhecido como “cães açougueiros de Rottweiler”.
A cidade de Rottweil era então um centro muito frequentado por mercadores de gado, que confiaram ao Rottweiler, cão poderoso e corajoso, a tarefa de vigiar ao mesmo tempo os rebanhos e a vida deles, já que muitas vezes transportavam grandes quantias de dinheiro, transformando-se assim em alvos perfeitos para os bandidos.
Nessa época, o Rottweiler também era usado para proteger propriedades e, com o tempo, foi reconhecida a sua capacidade para realizar outras atividades e ele foi treinado, entre outras coisas, como cão de guarda e como cão policial.
No Brasil o Rottweiler só chegou na década de 70, no estado do Rio de Janeiro.
Posteriormente, foi se espalhando pelo país, sendo que hoje, os mais importantes centros de criação situam-se nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
Graças a sua prodigiosa inteligência, caráter firme, temperamento forte e coragem frente ao perigo,o Rottweiller se classifica entre os melhores cães de guarda do mundo e ao longo da sua história foi um braço importante no trabalho para o homem, além de ser um grande companheiro e muito fiel as pessoas de sua família.

curiosidades gatos clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Curiosidade sobre Gatos

Hoje vamos falar sobre os felinos que fazem parte de nossas vidas e possuem características bem marcantes.
Separamos 10 curiosidades sobre esses animaizinhos tão amados:
1) Não gostam de banho: os gatos normalmente não gostam de água, porque o seu pelo não isola bem o calor quando está úmido.
2) Paladar Exigente: Um gato pode ficar vários dias sem comer, caso o alimento não lhe agrada, e pode até morrer de fome. Os gatos não saboreiam o doce.
3) Ágil: O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h
4) Independente: Por natureza, o gato é solitário e, portanto, não tem necessidade de viver em grupos. Ele considera o homem mais um companheiro do que seu “dono”.
5) Caçadores: O ouvido do gato é tão aguçado que ele consegue ouvir até a comunicação dos roedores que ele caça.
6) Curiosos: o ditado “a curiosidade matou o gato” originou-se pelo fato de que o gato, apesar de cauteloso, é um dos animais mais curiosos que existe.
7) Principais doenças: as doenças mais comuns entre os gatos: toxoplasmose, leucemia felina, panleucopenia felina, síndrome urológica, peritonite infecciosa felina e alergia.
8) Higiênicos: Gatos se lambem constantemente para se manterem limpos. Assim, se você ver que o seu gato lambe constantemente as patas, o lombo, a cauda ou a barriga, não se preocupe, ele está simplesmente cuidando da sua higiene.
9) Gestação: A gestação de uma gata dura 9 semanas. Uma gata fêmea pode atingir a sua maturidade sexual entre 6 a 10 meses de idade. Durante o período reprodutivo da vida de uma gata, uma fêmea pode ter mais de 100 gatinhos.
10) Recém nascidos: Os olhos de um filhote abrem cerca de sete dias depois do nascimento. Eles começam a ouvir 15 dias depois de nascidos.

Origem Yorkshire clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Origem do Yorkshire

O Yorkshire é uma raça canina de pequeno porte, de pelagem macia, muito carinhosa e independente.
Por essa razão, esses cãezinhos se tornaram populares e muito queridos no Brasil.
Mas você sabe de onde surgiu essa raça?
É sobre este tema que vamos falar hoje.
A raça Yorkshire Terrier é originária da Inglaterra.
Após cruzamentos específicos, o padrão de tamanho, beleza e comportamento foi atingido, o que o tornou um animal popular em poucos anos.
No fim do século XI, os servos adquiriram a permissão de criarem cães, porém seu tamanho não deveria ultrapassar o de um aro metálico de sete polegadas de diâmetro. Na época, o cão que passasse sem problemas por esse aro era considerado pequeno o suficiente para não caçar, já que a classe servil, à qual pertenciam seus donos, não tinha o direito à caça nos domínios senhoriais.
Até o século XVIII a maiora dos britânicos trabalhava na agricultura mas, com a revolução industrial, muitas famílias deixaram a Escócia, levando consigo os seus cães e instalando-se no Condado de Yorkshire, na Inglaterra.
Nessas comunidades, estes cães passaram a ser vistos não apenas como animais de companhia em casa e nas minas de carvão, mas como úteis “rateiros” na caça aos roedores que se escondiam por baixo dos terrenos das casas, e nas competições de bar, nas quais estes caninos disputavam o posto de maior matador de ratos, sendo objeto de apostas, para posteriormente serem vendidos como valiosas peças.
No fim da Era vitoriana a raça atingiu prestígio quando um exemplar foi escolhido pela rainha Vitória como seu cão de estimação, comportamento logo imitado pelas senhoras aristocratas e da alta burguesia.
A nomenclatura desta raça passou por variações desde o seu reconhecido surgimento até aparecer oficialmente em um clube específico, no ano de 1898.

Vacinação gatos clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Vacinação para gatos

Para quem deseja ter um gatinho como parte da família, precisa estar ciente que, assim como os cães, os gatos também precisam ser imunizados com vacinas específicas.
Levando em conta que o sistema imunológico dos gatos filhotes ainda não é completamente desenvolvido, esse cuidado se torna ainda mais preciso na primeira fase da vida dos bichanos.
Um caso muito comum é de pessoas que adotaram ou resgataram da rua um bichano já adulto. O primeiro passo é levá-lo ao veterinário para saber se ele já foi imunizado alguma vez. e se o animal está apto a receber a primeira.
Saiba quais são as principais vacinas recomendadas:
1) Vacina Quíntupla : que imuniza os gatinhos contra as doenças Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose e Leucemia felina.
2) Vacina antirrábica: É uma vacina obrigatória por lei e previne o gato contra a raiva. Deve ser administrada uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla. Seu reforço deve ser anual.
Para mais informações, procure um Médico Veterinário que poderá dar as instruções adequadas em relação aos tipos de vacina e tempo de intervalo entre elas, garantindo que a imunização seja completa e eficiente.

Origem Shihtzu clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Origem do Shih Tzu

Hoje vamos falar sobre a origem de uma raça muito querida e que está cada vez mais conhecida entre as pessoas: O Shih Tzu.
A raça Shih Tzu tem seu passado muito ligado ao Tibete.
Acredita-se que a origem deste animal se deu como o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete).
Diante da impossibilidade de realizarem o casamento, o casal resolveu cruzar um legítimo representante da China, o Pequinês, com um representante do Tibete, o Lhasa Apso. Por isso, essas 03 raças possuem muitas semelhanças entre si.
Da união das raças surgiu o Shih Tzu, simbolizando tudo o que há melhor nas duas culturas, e o amor entre os dois povos.
Esses cães eram dados como forma de presentear uma pessoa muito querida.
Seu nome significa "cão leão que nunca desiste" e é uma das raças mais apreciadas nos países asiáticos por causa da sua associação com o budismo.
A entrada para um templo budista é frequentemente defendida por um par de cães sagrados, o macho com sua pata dianteira em uma bola e a fêmea com sua pata em um filhote de cão.
Viviam nos palácios, cercados de cuidados extremos e isolados de outras raças.
Apenas três séculos mais tarde, começaram a fazer parte dos lares das ricas famílias chinesas e de algumas outras no Ocidente.
Quase extinta durante a invasão japonesa em 1937, a raça foi salva graças a criadores ingleses.
Na América, a raça começou a tornar-se extremamente popular a partir da década de 1970.
Sua popularidade tem continuado a crescer e hoje o Shih Tzu é um dos cães mais populares também aqui no Brasil.
E aí, gostou da história? Quer conhecer a história de alguma raça?

Giardia  cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Giardíase

Quem tem um cãozinho provavelmente já ouviu falar sobre Giárdia ou Giardíase.
Por isto, esta semana vamos entender um pouco essa doença intestinal que tanto incomoda os nossos pets:
1) Sintomas: Diarreia aguda, intermitente, fezes com presença de sangue, perda de peso e falta de apetite são os principais sintomas da Giardíase. Ao perceber estes sinais é necessário investigar a causa.
2) Causas: O cachorro adquire giárdia por contato com fezes contaminadas, ou ainda com a ingestão de água e alimentos contaminados (transmissão fecal-oral). O cisto pode sobreviver por longos períodos no intestino do hospedeiro.
3) Diagnóstico: As gastroenterites virais, as bacterianas e as causadas por outros parasitas, além das diarreias de origem alimentar, possuem sintomas muito parecidos com os da Giárdia. Portanto, para o diagnóstico da doença, além de analisar os sintomas clínicos, o veterinário irá solicitar o exame das fezes do animal.
4) Prevenção: Para minimizar o problema, existe a vacina, que deve ser utilizada anualmente, para garantir sua imunidade.
5) Tratamento: O tratamento é simples. Feito com medicamentos orais e se necessário, antibióticos específicos.
Aqui na Center Vet temos um Laboratório completo para a realização dos exames necessários.
Além disso, também oferecemos a vacinação para a prevenção da Giárdia.
Portanto, ao perceber os sintomas em seu cãozinho, procure sempre um Médico Veterinário.

Gripe  cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Gripe Canina

Nesta época do ano, em que as temperatura são mais baixas e o tempo mais seco, é mais comum o aparecimento de gripe em cães.
Os filhotes e os cachorros com imunidade baixa estão entre os mais propensos a sofrer com a gripe canina, e também são os que correm mais risco de enfrentar como a pneumonia.
A gripe canina, também chamada de tosse dos canis, é uma doença que costuma durar de 3 a 7 dias e apresenta os seguintes sintomas: corrimento nasal intenso, desidratação, olhos vermelhos ou lacrimejando, espirros, tosse seca, anorexia (perda do apetite), febre, fraqueza, depressão, respiração rápida e superficial.
O cachorro precisa de cuidados como ingestão de fluidos para evitar a desidratação, uma boa alimentação e medicamentos para aliviar alguns dos sintomas.
Os antibióticos são muitas vezes dados para prevenir ou tratar qualquer infecção secundária, especialmente se houver pneumonia.
Tão logo se observe os sintomas, mantenha o animal aquecido, longe de correntes de ar e em repouso. Não deixe que o animal doente entre com contato com outros animais.
Existem vacinas aprovadas que imunizam o animal e necessitam ser aplicadas anualmente. Ele não vai tratar a doença, mas ajuda a diminuir a gravidade da doença, se o cão for infectado.
É importante levar o animal para uma avaliação com o médico veterinário, pois dessa forma pode-se descobrir qual o agente infeccioso e agir de maneira direcionada. Caso haja sinais de infecção bacteriana, será necessário o uso de antibióticos específicos.
Nunca medique seu cão por conta própria. Alguns analgésicos, comuns para o tratamento de gripe em humanos, podem ser fatais para os cães.
Se você observar qualquer um desses sintomas, não deixe de informar ao um médico veterinário, pois o tratamento adequado irá garantir uma recuperação mais rápida.

Border colie cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabbia?

Border Colie

Como muitas pessoas já ouviram falar, o Border Collie está no topo da lista das raças caninas mais inteligentes.
Extremamente focados nas atividades que lhe são propostas, ele pode ser facilmente adestrado e aprendem variados comandos com muita rapidez.
Mas você sabe de onde se originou essa raça tão querida?
Especula-se que a raça tenha sido introduzida no século V a.C., na Grã-Bretanha, pelas tribos celtas que viajaram pela Europa. As primeiras indicações conhecidas desta raça remontam ao século X, quando se tornou o principal rival do lobo.
Seus ancestrais eram de pastoreio desde a segunda metade do século XVI. Começou a ser usada no pastoreio na Inglaterra devido à forte criação de ovelha na região.
Através do acasalamento entre exemplares com melhor desempenho para a função de pastoreio, resultou no desenvolvimento desta raça. Por isso, o Border Collie possui essa característica tão acentuada.
Ao contrário da grande maioria das raças, o Border Collie não juntava ou trazia de volta os rebanhos por meio de latidos ou da agressividade – mas, sim, parando e posicionando-se em frente às ovelhas, fazendo o uso de sua própria figura e olhar para intimidar os animais e fazer com que lhe obedecessem.
Ele é capaz de controlar o gado somente com os olhos, como se estivesse hipnotizando animais com o olhar.
Em 1873 foi realizada uma competição para definir qual seria a melhor raça de cães pastores de ovelhas. Destacando-se na prova, um Border Collie chamado Hemp foi o grande responsável por dar origem à propagação da raça.
Nesta época, estes cães ainda eram chamados de Sheepdogs (na tradução: cães pastores de ovelhas), passando a receber o nome de Border Collie apenas no ano de 1915 – fazendo uma referência à sua área de origem, algo semelhante à Collie de Fronteira.
Espero que tenham gostado da história!

Petshop cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Pet Shop

Tudo que você precisa para o dia a dia do seu pet você encontra aqui na Center Vet!
➡ Produtos para alimentação: Rações, Rações Especiais (diabete, hepática, alérgica), Petiscos, Comedouros, Bebedouros.
➡ Produtos para passeio: Roupas, Guias, Coleiras.
➡ Cosméticos: Shampoo, Condicionador, Perfume.
➡ Além de Caminhas, Casinhas, Caixas de Transporte, Cercados, Brinquedos, e muito mais.
Venha conhecer!

Dachshund cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

A Origem do Poodle

Durante muitos anos a raça Poodle foi a mais famosa nos lares brasileiros.
Mesmo hoje, com uma variedade maior de raças de pequeno porte, o Poodle ainda é muito presente em muitas famílias.
Por isso que hoje vamos conhecer um pouquinho mais sobre a história desta raça tão linda e amada!
Muito tem se debatido sobre a origem da Raça Poodle, a maioria delas relacionada a países europeus como França, Alemanha e Itália.
Porém de acordo com a Federação Cinológica Internacional, é uma raça canina oriunda da França.
Dizem os franceses, que o Poodle moderno, ou o Caniche como é conhecido na França, teria vindo do Barbet, um raro cão de mostra francês que se caracteriza por seu pelo crespo e lanoso. Do Barbet, o Poodle teria conservado principalmente o instinto de caçador.
Assim, com suas raízes pastoras e aquáticas, o Poodle se tornou um talentoso companheiro para caça de animais da água. Também foi recrutado como cão militar, cão-guia, cão de guarda, puxador de carroças para artistas e acabou virando atração de circo.
Seu pelo era podado rente para facilitar o nado, mas deixado um pouco mais longo no pescoço para aquecê-lo em águas frias.
O Poodle durante muitos anos fez sucesso como um elegante acompanhante das madames sofisticadas, além de se tornar o mais queridinho da família francesa tornando-se o cachorro símbolo da França.
Na década de 20, a popularidade dos Poodles caiu muito e eles tinham quase desaparecido, mas em meados dos anos 30, a raça voltou a ter seu lugar de sucesso e se tornou um dos cães mais populares de todos os tempos, como pode ser percebido até hoje!

Dachshund cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Tecnologia

A Center Vet é referência na região do Oeste Paulista quando o assunto é tecnologia.
Ampla estrutura com equipamentos modernos nos segmentos de diagnóstico, exames e laboratório.
Isso faz com que a Center Vet seja considerada um dos centros de diagnósticos em medicina veterinária mais avançados e precisos da região de Presidente Prudente.

Dachshund cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Akita

A raça Akita ou Akita Inu ganhou muito destaque no Brasil após o filme Sempre ao seu lado (2009, Imagem Filmes).
Mas a história desta raça é muito mais antiga do que o filme, e é sobre ela que vamos falar hoje.
O Akita é uma raça de cães de grande porte originária do Japão. Sua origem é antiga, cerca de 3000 anos.
Viviam na província de Akita, em povoados das montanhas de difícil acesso, isso fez com que a raça se desenvolvesse e permanecesse pura.
Era um cão de tamanho médio, compacto e poderoso usado na caça ao urso, veado e javali.
Usados inicialmente como cães de briga, os Akita eram chamados de Odate.
Tornaram-se lutadores famosos, mas depois, com a popularidade das lutas de cães em declínio, a mestiçagem com cães pesados europeus foi esquecida, o que ajudou a manter a pureza da raça nos anos seguintes.
Em 1927, foi formada a Sociedade Akita-inu Hozankai do Japão para preservar o Akita original, e em 1931 o Akita foi nomeado uma das riquezas naturais do Japão.
O Akita mais homenageado de todos os tempos foi Hachiko, que esperava seu dono todas as noites na estação de trem para acompanhá-lo até em casa.
Um dia, quando seu dono morreu no trabalho, Hachiko esperou por ele e continuou a voltar e a esperar todos os dias até sua morte, nove anos depois, em 8 de março de 1935. Hoje, uma estátua e uma cerimônia anual prestam homenagem à lealdade de Hachiko.
Desde então, ele tem conquistado admiradores e continua crescendo em popularidade. Hoje o Akita é usado como cão policial e cão de guarda no Japão.
Gostou da história? Quer conhecer a história de alguma raça?

estresse cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Estresse e Ansiedade

Os cachorros são animais inteligentes e sensíveis. Conseguem absorver o que está acontecendo a sua volta, ao ponto de entender nossos sentimentos através de detalhes ou mudanças em nosso comportamento.
Desta forma, alguns cães podem ter dificuldade em lidar com uma série de situações do cotidiano, apresentando um diagnóstico de estresse e depressão.
Podemos perceber que um cão está estressado quando apresenta um comportamento repetido e incessante como morder o próprio rabo, latir durante horas, dificuldade para se concentrar em um comando, perda de pelo, ofegar em excesso.
Frequentemente as causas estão dentro de casa, e se conseguirmos mudar alguns costumes do dia a dia, já é possível minimizar o problema.
Por isso, separamos algumas das principais causas de estresse nos cães.
Período de Férias: Geralmente são as fases em que os animais se sentem mais estressados, devido, em grande parte, ao movimento de pessoas, viagens e especialmente à queima de fogos.
Ambiente agitado: Um ambiente onde há muito barulho, discussões constantes, ruído, também podem causar estresse no animal.
Falta de exercícios físicos: Cães que ficam em ambientes muito pequenos durante grande parte do dia, sentem uma necessidade de extravasar a energia contida. Se isso não acontece o animal pode ficar triste ou ansioso.
Solidão ou abandono: Evite deixar o cão sozinho por muitas horas seguidas. Diferente do que se pensa, o animal consegue perceber a diferença entre alguns minutos e algumas horas. Assim você evita que o animal se sinta abandonado.
Dependendo do grau de do estresse o animal pode desenvolver doenças na pele, queda de resistência, e consequentemente diversas outras patologias.
Por isso, se perceber esses sintomas, procure um Médico Veterinário para avaliar o quadro clínico do animal e realizar os tratamentos necessários.

pug cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

A origem do Pug

A origem da raça Pug provavelmente veio da China antiga.
Há escrituras de aproximadamente 700 a.C. que falam de cães de “boca curta”, e provavelmente estes cães foram os antecessores da raça pug.
Acredita-se que a raça seja originária do cruzamento de Pequinês com mais duas raças similares de pequeno porte, frequentes na China neste período. Esta raça só veio chegar a Europa por volta do século 16 com as grandes navegações.
Foram os ingleses os responsáveis pela definição do padrão atual desta raça e também pela seleção dos exemplares para atingir o padrão. Eram encontrados com frequência no colo dos nobres na França, Itália, Espanha e Alemanha.
Os primeiros exemplares da raça chegaram ao país na década de 50, mas por anos a raça foi considerada rara, cara e de difícil criação.
A raça começou a ficar mais conhecida no Brasil no final da década de 90, através da presença de um Pug, a cadela Inès, na novela Por Amor, de Manoel Carlos, exibida pela Rede Globo de Televisão. Em um dos capítulos, Inès se casa com Fadul, pug dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai.
A partir daí, a quantidade de admiradores da raça vem sempre crescendo. Porém, mesmo com o aumento constante da demanda, os criadores sérios da raça não deixaram de lado a qualidade de seus cães e vêm constantemente melhorando seus plantéis com cruzamentos seletivos e importações.
E você? Quer conhecer a história de outras raças? Coloque a sugestão aqui nos comentários!
Até a próxima!

ortopedista coluna cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Problemas Coluna

Os problemas de coluna em cães e gatos, conhecidos como discopatias, são alterações nos discos localizados entre as vértebras que acabam por comprimir a medula espinhal ou as raízes nervosas.
Esta é a causa mais frequente de paralisia em cães e gatos.
Os sintomas mais comuns podem ser notados quando o pet começa a andar de cabeça baixa, com o pescoço rígido e orelhas para trás.
Além disso, o animal começa a ficar mais cauteloso, com medo, evitando movimentos que normalmente fazia com facilidade.
Cachorros mais velhos ou que possuem uma coluna longa e patas de curtas têm maiores chances de desenvolver problemas na coluna. Por isso, cães da raça dachshund, poodle, shih tzu, lhasa apso, pug e maltês costumam ser os mais acometidos por esse tipo de doença.
Uma vez notados os sintomas, é importante passar por um médico veterinário que através de uma análise mais técnica poderá chegar a um diagnóstico preciso.
O tratamento vai depender de fatores como a idade do animal, tipo e gravidade da lesão, além do histórico de saúde.
A indicação em casos mais intensos e complicados (que envolvem paralisias e a compressão medular) geralmente é cirúrgica.
Caso não for necessário um procedimento cirúrgico, o pet poderá ser tratado através de medicação, fisioterapia, controle de peso, repouso, imobilização do animal, além de mudanças de hábitos do dia a dia.
Separamos algumas dicas importantes e simples de serem seguidas, para evitar lesões na coluna do seu pet.
➡ Não deixe o animal pular de grandes alturas.
➡ Cuidados com escadas, principalmente na descida. Caso o animal já esteja com problema severo, evite-as.
➡ Para os animais que dormem na cama ou sofá, compre uma escadinha ou rampa para ajudá-los a subir e descer e não ter impacto na coluna.
➡ Coloque um colchonete e cobertores para não deixar a friagem e umidade do chão piorar a dor que seu animal sente.
➡ Faça acompanhamento veterinário.
➡ Use medicações analgésicas conforme receitado pelo veterinário.
➡ Controle a obesidade, pois ela piora muito os sintomas.
A Center Vet é a única Clínica que possui o equipamento de Raio-X Digital na região de Presidente Prudente.
O Raio-X Digital para cães e gatos é um exame de imagem preciso para identificar a gravidade da lesão, além de auxiliar no tratamento.

vacinas cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Vacinas

Assim como os humanos, os cães estão sujeitos a uma série de doenças.
O ambiente que vive, passeia, e até o contato com outros animais são geralmente os locais em que as doenças são transmitidas.
Portanto é importante o trabalho de prevenção, que na maioria dos casos é feita através da vacinação, supervisionada por um Médico Veterinário.
As vacinas que devem constar obrigatoriamente no calendário de vacinação do seu cachorro são as vacinas múltiplas ou polivalentes, v8 e v10, e a vacina anti-rábica.
Existem outras vacinas que também são importantes. Como é o caso das vacinas contra a leishmaniose, a giárdia, a tosse dos cães e pulgas.
As primeiras vacinas são as mais importantes e que podem evitar possíveis doenças que afetam os filhotes. As vacinas normalmente iniciam a partir dos 45 dias a 8 semanas de vida, com reforços anuais.
Os cães adultos que nunca foram vacinados ou os filhotes a partir de 42 dias de idade, devem receber 3 doses da vacina múltipla espaçadas de 21 dias cada e uma dose de vacina anti-rábica após 120 dias de idade.
Esse mesmo procedimento vale para cachorros sem histórico conhecido.
É muito importante que o animal esteja em ótimas condições de saúde para receber a vacinação.
Caso o Veterinário perceba que o animal esta debilitado, a vacinação deverá ser reagendada, priorizando restabelecer a saúde do pet.
E por fim, mantenha sempre anotadas todas as datas e vacinas que já foram dadas, pois assim você terá um controle completo da situação, e a chance de esquecer a vacinação será bem menor.

pedra nos rins cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Origem do Lhasa Apso

Hoje vamos voltar um pouquinho no tempo para descobrir a origem da raça Lhasa Apso.
Sua história está entrelaçada com as crenças budistas, e há relatos de sua origem nos anos de 1500 no Tibete.
Esse é o motivo da palavra Lhasa. Capital do Tibete.
Como o Tibete está localizado em uma região muito montanhosa, era comum a existência de avalanches. E os monges tibetanos acreditavam que os cães da raça Lhasa conseguiam prever estes desastres naturais.
Além disso, os cães também tinham um papel de cães de guarda do mosteiro, emitindo um alerta para os visitantes, dando assim origem ao seu nome nativo de Abso Seng Kye (Cão-Leão Sentinela que Late).
Por ser considerado tão especial, jamais poderia ser vendido e somente era presenteado a altos dignitários e autoridades políticas. Ganhar um Lhasa era um sinal de apreço extremo.
Os primeiros Lhasa Apso foram vistos no mundo ocidental em 1930, que chegavam como presentes do 13º Dalai Lama (líder religioso do Budismo Tibetano).
No Brasil, demorou uma pouco mais para chegar.
A raça foi trazida na década de 60 pelo criador Denis Duveen, e hoje aproximadamente 60 anos depois é um sucesso em muitas famílias brasileiras!
E você? Quer conhecer a história de outras raças? Coloque a sugestão aqui nos comentários!
Até a próxima!

pedra nos rins cachorro clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Cálculos renais

Cães também sofrem de muitas doenças semelhantes a nós, os humanos. Uma das mais comuns são os cálculos renais, também conhecidas como pedra nos rins.
Animais de qualquer raça, sexo, e idade podem desenvolver cálculos renais, mas geralmente os animais mais velhos são os mais afetados.
Pesquisas recentes indicam que aproximadamente a metade dos cachorros com mais de 10 anos podem apresentar problemas renais.
Schnauzer miniatura, Poodle miniatura, Yorkshire Terrier, Shih Tzu, Lhasa Apso, Cocker, Bichon, Spaniel costumam formar pedras nos rins com mais frequência.
Os sintomas em cães basicamente variam de acordo com a posição das pedras, mas de uma forma geral, sangue na urina e dor ao urinar são os mais comuns.
O diagnóstico deve ser feito por um Médico Veterinário, que através de exames de urina e ultrassom terá um panorama preciso da saúde do animal.
O Médico Veterinário poderá optar por um tratamento focado nas mudanças de hábitos do animal (e dos donos) ou pelo tratamento cirúrgico. Tudo irá depender do estado do animal e do tipo e local do cálculo.
A formação de cálculos renais é menos frequente em urinas mais diluídas em água, por isso separamos algumas dicas importantes:
Deixe água disponível durante todo o dia.
Se o animal tem resistência a se hidratar, adicione um pouco de água na comida, deixando uma consistência mais úmida e menos sólida.
Crie condições para que o cão possa urinar sempre que quiser.
Faça com que ele se exercite diariamente, pois assim a hidratação do animal será maior.
Mantenha uma rotina de visitas ao Médico Veterinário, que poderá monitorar a saúde do animal e se necessário sugerir uma dieta específica às condições diagnosticadas.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
   Sabia?

Dicas de Adestramento

Cães são descendentes de lobos.
E como os lobos são animais que vivem em grupo, sempre existe um chefe, um líder, que tem todos os privilégios e regalias, frutos de sua liderança sobre os demais.
Por mais distante que isso possa parecer do nosso dia a dia, é muito comum alguns cães desenvolverem este instinto dentro de casa e se tornarem praticamente o “chefe” da família, impondo regras e hábitos que seus donos não conseguem mudar.
Estes são os cães dominantes.
A dominância nos cães pode ser uma característica desafiadora para seus donos lidarem, pois fazem seus donos se sentirem como se fosse impossível treiná-los.
Alguns sinais claros de dominância nos cães são quando eles puxam a coleira, latem quando recebe um comando, pulam sobre as pessoas e os móveis, marcam seu território urinando em objetos, mastigam e guardam objetos além de desobedecerem a comandos simples, como “não” ou “fica”.
Este comportamento dominante pode ser mais complexo do que se imagina, pois o cão pode ser dominante apenas com os donos, ou apenas com outros cães, e desta forma o mais indicado é buscar um especialista (adestrador) para identificar a quadro exato de dominância e minimizar este comportamento no animal.
Mesmo assim é possível tomarmos algumas atitudes que ajudam a conscientizar o cão de que ele não é o “chefe” da casa, como por exemplo:
Os lobos, chefes da matilha, sempre comem primeiro. Por isso, tente criar um hábito de fazer primeiro sua refeição, antes de alimentar o cão.
Quando for passar por uma porta, entre primeiro e deixe o animal vir logo atrás, simbolizando assim sua liderança.
Na hora do passeio, mantenha a coleira firme, mostrando quem é o dono.
Nunca puxe a coleira com força para repreender algum comportamento dominante.
Se o cão se comportar de modo inadequado perto da família, deixe-o longe das pessoas durante uma ou duas horas. Quando retornar, observe se ele melhorou.
E o mais importante de todas as dicas: valorize as boas ações do cão. Adestrar um cão através de reconhecimento e amor pelas atitudes corretas é a melhor forma de ensinar e fortalecer a relação de amor entre o animal e a família.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Doença do Carrapato

É comum ouvirmos falar sobre o perigo dos carrapatos e as doenças que eles podem transmitir aos nossos pets.
Vamos entender um pouco melhor essa ameaça que o carrapato oferece:
A doença do carrapato se apresenta de duas formas: a erliquiose e a babesiose. Elas são transmitidas pelo carrapato marrom que se aloja no corpo do cachorro e se alimenta de sangue.
O carrapato, que tem um ciclo longo, pica um cachorrinho com a doença, se contamina e pica outro bichinho, saudável. Desta forma, ele passa a doença do cão infectado para o outro.
Os sintomas mais comuns são: fraqueza, anemia, perda de apetite, levando ao cansaço e desânimo.
Por serem sintomas que podem passar despercebidos, é importante uma rotina de visitas e check-ups no animal para a detecção mais breve da doença, que é feita normalmente através de um exame de sangue.
A doença é tratável em qualquer fase. (O tratamento é feito à base de medicamentos, sobretudo os antibióticos).
Por vezes é necessária a complementação do tratamento com soro ou transfusão de sangue, dependendo do estado do animal.
O tratamento pode durar de 21 dias a 8 semanas Vai depender da precocidade do diagnóstico, do quadro dos sintomas e a fase em que o animal se encontra no início do tratamento.
Portanto, para prevenir a presença de carrapatos no seu pet, siga sempre essas dicas: Desinfetar o ambiente onde o animal vive.
Utilizar produtos veterinários carrapaticidas. Manter a grama do jardim sempre curta. Evitar o contato com cães estranhos.
Caso encontrar carrapatos no animal, ou perceber alguns dos sintomas, procure um veterinário para um check-up completo.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Adotar um Pet

Adotar um pet que está precisando de um lar é uma atitude muito nobre e que faz um grande ao bem ao animal e a família.
Porém algumas pessoas acabam sentindo dificuldades nos primeiros dias (ou meses) em relação à adaptação do animal, mudança na rotina dos donos e da própria casa.
Por isso separamos alguns pontos interessantes, para você que está passando por esse momento, ou planeja uma adoção em breve:
Ao escolher seu novo amigo, leve em conta o temperamento dele e veja se ele se adaptará à sua casa. Evite um animal com muita energia se você mora em apartamento, por exemplo. No caso de filhotes, talvez você precise de paciência para educá-los.
A casa deve ser preparada para a chegada do novo amigo.
Se já há um pet na família, faça uma introdução cuidadosa, com associações positivas e paciência.
Pense nos locais aonde ele irá se alimentar, fazer as necessidades e dormir.
Mantenha uma rotina de visitas ao veterinário para a realização de exames de rotina, vacinação, vermífugos e demais tratamentos.
Busque orientação sobre a alimentação correta que deve ser dada ao animal, levando em consideração sua raça, porte, idade e restrições de saúde.
É importante antes de adotar um animalzinho, saber se você terá tempo e disposição para cuidar e brincar com ele. Lembre-se que você está adotando um novo membro da família, que requer amor e atenção.
Lembre-se que agora você é responsável por esta vida que você acabou de adotar, e isso inclui sua felicidade.
Brinque com ele, leve-o para passear, ensine truques.
Vocês irão passar ótimos momentos juntos e apreciarão muito a companhia um do outro.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Gestação

Nada como receber a notícia de que há uma gravidez na família!
E mesmo quando se trata de nossa cadelinha de estimação, a gestação (planejada ou não) também merece muitos cuidados e atenção.
Em primeiro lugar, leve a cadelinha ao médico veterinário, que através de exames checará se está tudo ok com a saúde da “mamãe”.
Para confirmar se a cadelinha realmente está grávida, não se pode fazer um teste de gravidezcom uma ferramenta que encontramos nas farmácias, pois estes testes são feitos para detectar um hormônio que apenas está presente no ser humano.
Para se certificar,o veterinário realizará os passos necessários para a confirmação ou não da gestação.
Nos cães, a gestação dura em média 63 dias, ou seja, cerca de 9 semanas, podendo variar entre 56 e 70 dias, de acordo com o momento exato da fecundação.
A partir do 42º dia, o ritmo de crescimento dos cachorros se altera e a cadela entra no último terço da gestação.
Algumas cadelas começam a produzir leite na semana anterior ao parto. Isto é, normalmente, um sinal de que o nascimento está próximo.
A silhueta da cadela modifica-se e, frequentemente, ela começa “a fazer o ninho”. Deve, portanto, estar atento e providenciar um local calmo e resguardado que a cadela possa utilizar.
Devemos sempre manter uma rotina de visitas ao veterinário para se certificar que a gestação está correndo bem, além de receber as orientações necessárias de como cuidar dos recém-nascidos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Dicas de Adestramento

O xixi para o filhote, tanto macho quanto fêmea, é apenas uma necessidade (assim como para nós, humanos), porém com o tempo tende a assumir um papel de marcação, coisa que acontece mesmo com os cães castrados.
A capacidade dos cães em ser adestrado é baseada em associações, ou seja, realizadas através de tentativas diversas, acertos e erros.
Quando essa associação causa um resultado positivo, o cãozinho grava uma satisfação em sua memória, e repete-a até que isso se torne costumeiro. É dessa forma que o animal irá aprender de maneira fácil e tranquila a fazer xixi no lugar certo.

Segue 03 dicas muito úteis para corrigir este comportamento:
1º Dica: Exalte o comportamento positivo. Quando ele fizer xixi no local certo, faça festa, mostre alegria para ele sentir que fez algo positivo.
2º Dica: Seja claro com o que você quer incentivar. Se for para fazer no tapete higiênico, espalhe alguns pela casa e a medida que ele for assimilando o que você quer. Vá retirando um por um até que sobre apenas o necessário para ele. Se for no quintal, fique com ele alguns minutos várias vezes ao dia até que ele entenda onde é para fazer e tome gosto pelo local.
3º Dica: Seja paciente, pois este é um processo que leva tempo. Gritar, repreender e esfregar o focinho quando o cão não acerta pode fazer sentir-se confuso e culpado, pensando até que fazer xixi na sua frente é algo errado.
Aproveite essas dicas e coloque em prática você também!

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Obesidade em cães

Todos sabemos o quanto é difícil resistir a um olhar de um cãozinho (a) pedindo comida.

Normalmente costumamos ceder e alegrá-los com petiscos, comidas, e alimentos do gênero.
Este tipo de atitude, somada a um sedentarismo (sem rotina de passeios) pode levar o cão a um sobrepeso, trazendo riscos a sua saúde.
Os cachorros castrados também tendem a engordar mais que outros, por isso é muito importante que esses animais tenham a alimentação ainda mais vigiada.
As principais causas de obesidade são: refeições diárias excessivas, atividade física insuficiente, fornecimento sistemático de “restos” de comida ao cão, compartilhamento de doces com o cão por crianças, rivalidade com outro animal em casa.
Mantenha uma rotina de visitas ao seu veterinário para sempre monitorar a saúde e o peso do seu pet.
Afinal, nada mais gratificante do que vê-lo saudável e gastando as energias pela casa.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Parceria de Sucesso

Criar uma criança é um ato que demanda muito esforço e dedicação e ao mesmo tempo proporciona experiências fantásticas aos pais e familiares.

Quem passou ou passa por essa experiência, com a presença de um cachorro (a) na casa, sabe que este membro da família pode acrescentar momentos inesquecíveis nesta fase da vida.
Vamos conferir abaixo alguns pontos favoráveis desta relação:
Melhora do desempenho escolar: viver com um cão envolve a necessidade de criar uma rotina diária (alimentar, dar banho, passear etc). Esta lista de tarefas favorece a concentração, bem como a noção de responsabilidade com as tarefas da escola.
Aumento da expectativa de vida: Não há como negar que crianças que convivem com cães passam dias mais felizes e divertidos. Tal felicidade é diretamente responsável pela longevidade.
Afetividade: Cachorros são animais muito carinhosos e afetivos, isso acaba passando para os bebês e elas acabam se tornando mais efetivas e solidárias.
Ansiedade: Outro benefício de ter cachorro é comprovado na redução de ansiedade e estresse. Criança e cachorro apresentam poucos sinais de ansiedade na companhia um do outro.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Dicas de Saúde

Separamos aqui, 06 dicas para manter a saúde do seu Pet:
1) Vacinação: É a melhor maneira de proteger seu cachorro contra doenças. Converse com seu veterinário e saiba quais as mais importantes vacinas para o seu amiguinho ficar protegido.
2) Check-up: Leve-o ao veterinário regularmente para exames de rotina.
3) Higiene: Orelhas limpas, unhas cortadas e o pelo escovado são muito benéficos para os cachorros pois previnem alguns problemas alérgicos e dermatológicos.
4) Passeio: Leve-o para passear, se possível, uma vez por dia. Isso deixará ele menos estressado, além de melhorar a condição cardiovascular e fortalecer os músculos.
5) Alimentação: Procure manter uma rotina na alimentação do seu Pet evitando o excesso de petiscos e guloseimas. Uma dieta alimentar balanceada trará muitos benefícios e longevidade a ele.
6) Amor: Separe todos os dias um tempo para se dedicar exclusivamente ao seu animal com atenção, carinho, brincadeiras.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Fraturas em cães

Uma das causas de emergências mais comuns aqui na Center Vet é a fratura óssea nos Pets.

As fraturas podem ser causadas por atropelamento, quedas, brigas entre animais, pisoteio de animais pequenos, etc.

Às vezes, pode ser resolvida com imobilização, mas existem casos que é necessário fazer uma cirurgia.

Os principais sinais clínicos das fraturas ósseas são:
suspensão do membro afetado,
sensibilidade ao ser tocado,
depressão,
isolamento
falta de apetite.
Em caso de atropelamento fica difícil diagnosticar os lugares e a quantidade de fraturas sem que sejam feitos exames complementares. O principal exame a ser requerido em suspeita de fratura é o Raio-X Digital.O Raio-X Digital para cães e gatos é um exame de imagem preciso para identificar os locais fraturados além de auxiliar no tratamentos.
A Center Vet é a única clínica que possui o equipamento de Raio-X Digital na região de Presidente Prudente.

Catarata Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
   Tem

Doenças dos Olhos

Os cães também sofrem com as doenças oculares, e é importante levá-lo ao veterinário assim que perceber alguma alteração em seus olhos como secreção amarelada nos olhos, lacrimejamento e alterações na cor ou manchas nos olhos.

Principais doenças oculares que atingem os cães:
Glaucoma: corresponde a um aumento na pressão sanguínea dentro do olho, que acaba deteriorando o nervo e a retina seus olhos ficam turvos e esbranquiçados, as pupilas dilatadas, perdendo a visão.
Catarata: O cristalino do olho fica opaco e o cão para de enxergar.
Conjuntivite: Os sintomas são inchaço nos olhos, pálpebras superiores inflamadas, olhos vermelhos, secreção, olhos lacrimejando.
Uveíte: é uma inflamação da úvea (camada média do olho do cachorro).
Atrofia Progressiva de Retina: de origem hereditária, causa a perda de visão por conta da perda de alguns componentes que formam a retina.
Úlceras de córnea: os sintomas são lacrimejamento, coceira, secreção, e a córnea fica mais esbranquiçada.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Shih Tzu x Lhasa Apso

Hoje vamos falar sobre as principais diferenças entre essas 02 raças:
Focinho: O do Shih-Tzu é extremamente retraído, quase inexistente. Já o Lhasa tem o focinho mais fino e um pouco mais alongado.
Olhos: o Lhasa tem olhos menores e ovalados, enquanto o Shih Tzu tem olhos bem redondos.
Pelagem: A cor da pelagem de ambos são muito variadas e se assemelham bastante, mas a textura dos pelos pode ser o grande indicativo de diferença entre Lhasa e Shih Tzu. O pelo do Lhasa é mais áspero e grosso e o do Shih Tzu é mais fino e “liso”.
Crânio: do Shih Tzu é maior, mais largo e arredondado que do Lhasa Apso.
Mordedura: os Shih Tzu possuem mordedura em leve prognatismo inferior.
Cores: Os Shih Tzu são particoloridos, e o Lhasa são unicolores.
Testa: A testa também é diferente: enquanto a do Lhasa é reta, a do Shih-Tzu é arredondada.

Com relação ao comportamento, o Lhasa Apso geralmente é mais independente, desconfiado com estranhos e elege uma pessoa como dono favorito. Independente das diferenças, as duas raças vem ganhando cada vez mais espaço no país, conquistando o coração de muitas famílias.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
Sabia?

Terceira Idade

Assim como os seres humanos, os cães e gatos também ficam idosos e passam a exigir maiores cuidados.

Gatos geralmente ficam oficialmente velhinhos entre 10 e 12 anos. Para cachorros, há uma variação de acordo com o porte do cão, mas geralmente a partir de 8 a 12 anos de idade.

Separamos aqui, as principais dicas para cuidar bem dos nossos amiguinhos quando eles atingirem a terceira idade:
1)Leve-o para passear, de preferência todos os dias, para que ele se exercite e evite a perda de massa muscular. Assim, ele terá menos dores nas articulações.
2)Visite o seu Médico Veterinário frequentemente para exames de rotina.
3) Coloque grades especiais para manter o cão longe das escadas.
4)Melhore a iluminação para ajudar um cão que está lutando com deficiência visual a navegar pelas áreas mais escuras da casa. Comece a usar gestos ou assobios se o seu cão não está respondendo tão rapidamente quanto antes.
5) Coloque tapetes antiderrapantes, eleve tigelas de comida do chão para facilitar sua alimentação. No caso dos gatos, se ele está com problemas para saltar, abaixe a cama do bichinho ou construa uma rampa até ela.
6)Explique às crianças que um cão ou gato mais velho precisa de um tempo quieto e ser tratado com cuidado.
7)Com o passar do tempo, os gatos começam a beber menos água, então é bom prestar atenção nisso. Para os gatinho, as fontes e água em movimento são sempre mais atrativas do que água parada em um potinho

Enfim, é importante buscar proporcionar uma qualidade de vida para que eles vivam por muitos anos, da melhor forma possível.

Exames Gatos Clínica Veterinaria
Center Vet
  Tem

Exames para gatinhos

O post de hoje é muito importante para alertar os donos de gato que, assim como os cachorros, eles também precisam fazer exames de rotina.

Os exames de rotina são extremamente úteis para prevenção e diagnóstico de algumas doenças. O ideal é que sejam feitos todo ano.

Os gatinhos idosos ou com problemas crônicos de saúde podem precisar repetir o exame mais vezes durante o ano.

Exames clínicos – tem a finalidade de verificar a condição do seu animal do nariz à cauda.

Exames de sangue – para monitorar a função hepática e renal, além da contagem de glóbulos vermelhos e brancos.

Exames de tireóide: se há suspeita de doença de tireoide ou se os níveis do T4 aparecem elevados, perfis mais detalhados da tireoide felina também serão feitos.

Exame de fezes – para efetuar um controle de ovos de parasitas e outras bactérias.

Exames complementares – são pedidos ou não pelo veterinário de acordo com uma série de fatores, entre este exames estão o raio-X, ecodopplercardiograma, entre outros.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Dobermann

Cães têm a boa fama de serem os melhores amigos do homem. E a lealdade é, sem dúvida, a principal qualidade do Dobermann: um cão dócil, companheiro, protetor e extremamente apegado ao seu dono.

É um cão inteligente, obediente, vigilante, corajoso.

Com pessoas desconhecidas pode ser desconfiado e cauteloso. Se dá bem com crianças e outros animais desde que seja criado junto desde filhote.

O Dobermann possui uma aparência elegante e atlética. Seu pelo é curto, áspero e pode ser preto e bege, marrom e castanho escuro ou azul com discretas manchas vermelho-ferrugem. A altura varia de 60 a 71 cm e o peso de 29 a 40 kg.

Esse é um cachorro ativo que precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias, ou pode se tornar frustrado e destrutivo.

Sua necessidade de exercícios se satisfaz com longas corridas ou passeios de coleira.

Apesar de ser um cão forte, é propenso a problemas de pele e também a cardiomiopatia. E como a maioria dos cães de grande porte, podem sofrer de displasia coxofemural ou de torção de estômago. A expectativa varia de 10 a 12 anos.

Vermifugo Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Vermífugos

Os vermífugos para cães e gatos são medicamentos para prevenir doenças causadas por lombrigas (vermes), que acometem principalmente o sistema gastrointestinal e podem causar diversos danos à sua saúde.

Este tratamento deve ser constante, pois tanto os cães quanto os gatos estão propensos a contrair parasitas no ambiente.

No caso dos filhotes, uma barriga bem redonda e endurecida, normalmente é sinal de parasitemia. Em casos em que o filhote costuma estar bastante parasitado, muitas vezes chega a eliminar o parasita nas fezes.

Estes vermes podem causar diarréia com ou sem perda de sangue, vômitos, anemia.

No caso dos felinos que são independentes, ficam sempre na rua e se lambem quase o dia todo, são mais propensos a contraírem vermes que os cachorros. Portanto, conservar este remédio em dia ajuda muito a preveni-lo de contrair as doenças.

Hoje em dia há uma quantidade enorme de vermífugo para cães e gatos a venda em pet shops. Mas é muito importante que você fique atento e não saia comprando qualquer um sem consultar um médico veterinário. É necessário fazer um exame de fezes para determinar se o animal está ou não infectado, e em qual estado encontra-se o parasita.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Cocker Spaniel

Hoje vamos falar sobre o cachorro Cocker que é um cão de porte médio, medem entre 38 a 43 cm e pesam entre 11 a15 kg e é bem popular no Brasil.

Eles possuem duas variações, o Cocker Spaniel Inglês e o Americano.

Ele é carinhoso, curioso, expressivo, devotado, dócil, leal e sensível. É um cachorro inteligente, fácil de ser adestrado e bastante sociável. São extremamente carentes, dependentes e adoram atenção. Se ficarem sozinhos, podem até adoecer.

Possui cabeça arredondada, orelhas grandes, moles e caídas e os olhos redondos. Sua pelagem é farta e existe mais de trinta combinações de cores. É possível encontrar cachorros com uma cor só: os sólidos (preto, caramelo, fígado) e também com mescla de cores: os part colors.

São muito ativos e precisam sair ao livre todos os dias, de preferência fazendo longos passeios ou com atividades intensas no quintal.

Apresenta problemas cutâneos e oculares e cardiopatias. O Cocker requer particular atenção com suas orelhas: grandes e com pelagem abundante o que gera otite e odor forte. O ideal é limpá-las toda semana. A expectativa de vida deles é de 12 a 14 anos.

Otite canina Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Otite

Você já deve ter visto seu cãozinho coçando o ouvido com frequência.

Nestes casos, é muito importância diferenciar se é um simples hábito do animal, ou algo mais grave, como por exemplo uma otite.

A otite é uma inflamação do conduto auditivo, muito comum em cães devido ao formato de sua orelha, que tem um canal comprido e fechado, o que torna fácil o aparecimento e replicação de ácaros, fungos e bactérias. Algumas raças de cães apresentam otite com mais frequência: Golden Retriver, Basset e Cocker Spaniel por terem as orelhas maiores.

Os sintomas são: coceira intensa, dor e choro ao coçar, cheiro forte no ouvido, excesso de cerúmen (cera), balançar demais a cabeça de um lado para outro, ouvido avermelhado, perda de audição, inchaço, além da perda de apetite, que ocorre devido à dor que o cachorro sente.

A prevenção da otite consiste em vários fatores, como por exemplo: não deixar o animal levar ventos fortes em excesso no rosto; não molhar a parte interna da orelha na hora do banho; e fazer a limpeza do ouvido com soluções apropriadas.

Diante de qualquer comportamento anormal do animal, procure imediatamente seu veterinário, para evitar que a doença se agrave.

Convênio Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raça - Fila Brasileiro

Sabe aquele cachorro enorme que chama atenção por onde passa?

Hoje vamos falar sobre ele: o Fila Brasileiro que é super companheiro, meigo, do tipo pegajoso. É muito determinado, corajoso, amigo incondicional dos donos e pode ser feroz com estranhos. Por isso são excelentes cães de guarda.

Eles são muito inteligentes e tendem a aprender facilmente os ensinamentos dos donos.

Como são muito grandes e muito fortes (medem entre 60 e 75cm e pesam entre 50 e 70kg), é importante que os donos tenham pulso firme e mostrem liderança desde muito cedo.

Possuem pele flácida e enrugada. Sua pelagem é curta e lisa por isso é de fácil manutenção: com escovação uma vez por semana, banhos mensais e a tosa não é necessária. As cores mais comuns são: castanho, preto, marrom escuro.

Em função de seu tamanho, é bastante comum que apresentem torção gástrica, muito recorrente quando os cães ingerem grandes quantidades de comida de uma só vez, displasia coxo femural e de cotovelo, inflamações do intestino e do estômago e complicações no parto, visto que as cadelas normalmente dão à luz diversos filhotes. A expectativa de vida é de 10 a 12 anos.

Convenio Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Convênio

Só quem tem um cachorrinho ou gatinho sabe como eles fazem parte de nossa vida e são considerados como um membro da família.

E cuidar para que eles tenham sempre uma saúde perfeita é uma das melhores formas de retribuir o seu amor.

Pensando nisso, a Center Vet criou o Convênio para que o seu pet possa desfrutar de todos os serviços de uma maneira prática e econômica.

O convênio da Center Vet oferece descontos em banhos e tosas, em exames, vacinas, cirurgias e internações.

Para maiores informações, ligue (18) 3916-5500.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Bull Terrier

O Bull Terrier, que é muito confundido com o Pit Bull, porém apresenta algumas características diferentes deles.

O Bull Terrier é branco ou malhado (com predominância do branco na pelagem), tem a cabeça em formato triangular; possuem olhos pequenos e triangulares, sempre pretos ou marrons.

O Bull Terrier é forte, brincalhão, criativo e muito fofo. Ele é normalmente teimoso, porém com uma natureza muito doce e afetuosa.

Ele precisa ser entretido com exercício físico e com estímulos mentais. Ele não deve ficar ao ar livre, pois no inverno sente muito frio. Deve viver dentro de casa, de preferência, com acesso ao quintal. 🐾

A pelagem é curta, lisa e dura, não cai muito pelo e necessita apenas de escovação, uma vez por semana, para remover os pelos mortos. Medem entre 53 e 56 cm e pesam entre 20 a 29 kg

Em geral, é um cachorro saudável, com poucos problemas clínicos, que não tem tendência ao sobrepeso, no entanto existem algumas doenças que são diagnosticadas com maior frequência : surdez, problemas nos rins, problemas cardíacos, luxação da patela. Além destas doenças, os problemas de pele e de pelo são as enfermidades que eles mais padecem são as alergis em geral, alergias a picadas de insetos, erupções e sarna . Por isso devem ser tratadas precocemente com aconselhamento veterinário. A expectativa de vida deles é de 11 a 14 anos.

Emergencia Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Emergência 24 horas

Emergências não têm hora para ocorrer, portanto não dá para correr o risco ver seu bichinho passando mal e não ter um atendimento emergencial 24 horas.

A Center Vet oferece atendimento rápido e eficiente do pet em estado de emergência, com profissionais preparados, equipamentos e laboratórios próprios.

As principais emergências veterinárias que ocorrem são:

Intoxicação,Obstrução urinária,Hipertermia,Reações alérgicas,Atropelamentos ou queda;Partos,Brigas,Picadas por insetos e animais peçonhentos,Convulsões ou desmaios,Parada cardiorrespiratória,Distrição respiratória,Diarréias e vômitos.

A primeira hora após a ocorrência é a mais importante para definir a chances de recuperação do cão ou gato debilitado, por isso em caso de emergência, ligue (18) 9 9701-1000 ou (18) 9 8801-1000.

Ração Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Ração

Hoje em dia, com a variedade de rações existentes, ficamos em dúvida na hora de escolher a melhor opção para o nosso pet.

A ingestão de alimentos inapropriados para o consumo canino (como sobras de alimentos preparados para o consumo de sua família) pode causar desde problemas de saúde mais simples, como desconfortos gastrointestinais, deficiência de nutrientes até problemas mais importantes como a intoxicação.

As rações úmidas, aquelas que vêm em lata ou sache, não devem ser dadas puras, substituindo as rações secas. que contribuem para o desenvolvimento e manutenção da saúde do seu cachorro. Petiscos não estão proibidos, mas devem ser oferecidos em quantidades bem pequenas e jamais devem substituir uma refeição.

Para escolher a ração ideal para o seu pet, o mais importante é ter conhecimento de possíveis necessidades especiais que o seu pet possa ter analisando fatores como: idade, porte, paladar exigente.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cuidados com o Verão

Com a chegada do verão, principalmente aqui na região de Presidente Prudente, precisamos tomar alguns cuidados com os nossos amiguinhos:

1) Ofereça bastante água e troque-as com frequência.
2) Dar banho com maior freqüência.
3) Não deixá-los no carro sem ar condicionado, principalmente nos casos em que os donos estacionam o seu carro e deixam os animais sozinhos enquanto resolvem compromissos na rua. (Isso é muito perigoso).
4) Evite passear com ele entre 10h às 16h pois as patinhas deles não são tão resistente à temperatura quanto as pessoas pensam e podem sofrer queimaduras e até formar bolhas. A orientação é colocar a palma da mão sobre o asfalto, se não conseguir ficar com ela encostada por mais de cinco segundos significa que está muito quente para os pés do seu cachorro.
5) Nada de exercícios agitados com ele como corrida.
6) Se você gosta de colocar roupas no seu cachorro, para deixá-lo na “moda” evite fazer isso em momentos de muito calor. Dê preferência a momentos mais frescos do dia.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Dálmata

O Dálmata é um cão de companhia, equilibrado, inteligente, alegre e fiel ao seu dono. A simpatia, a característica física harmoniosa e, principalmente suas manchas fazem dele um cachorro muito amado em todo o mundo. ❤

Eles se tornaram populares no cinema com o filme 101 Dálmatas - animação da Disney de 1961.

Em geral, é muito ativo e precisa de muito exercício.

O tamanho varia entre 50 e 61 cm, e o peso médio é de 22 a 25 kg.

O pelo é curto (no inverno eles sentem bastante frio), liso, brilhante e exige cuidados mínimos.

A cor básica é sempre o branco puro, sem mescla. As cores das manchas variam em castanho fígado e preto.

As principais preocupações que atingem o Dálmata são: surdez, displasia coxofemoral, problemas hepáticos, alergias, epilepsia, hipotireoidismo e cálculos urinários (pedras). A expectativa de vida varia de 10-14 anos.

Táxi Dog Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Atendimento Móvel

Comodidade é o que não falta aqui na Center Vet.

Se você tem um bichinho de estimação e tem dificuldade para transportá-lo em seu carro ou não tem tempo, saiba que existe um meio de transporte feito especialmente para ele: o táxi dog.

O atendimento móvel é indicado para animais que necessitam de cuidados, além de transportá-los para realizar exames, banho e vacinação na Clínica.

Consulte mais informações através do telefone (18) 3916-5500.

Feliz Natal

Na semana que antecedeu ao Natal, preparamos um look especial para os animais curtirem a festa no estilo!

Separamos algumas imagens para vocês conferirem como foi e quem sabe até encontrarem seu amigo (a) especial!

Obrigado a todos os clientes e amigos pela confiança!

Desejamos um Feliz 2017 a todos

Exames Laboratoriais Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Exames Laboratoriais

A cada 06 meses, é muito importante realizar um check up para prevenção da saúde do seu pet.

A eficácia desses exames já pode ser notada com o aumento da expectativa de vida dos cães – que antes era de cerca de 10 anos e, hoje, já chega aos 20 anos.

A Center Vet possui laboratório próprio? , que agiliza o diagnóstico, além de ser referência em equipamentos de última geração em Presidente Prudente.

Com estes exames abaixo, é possível detectar alguma alteração de forma precoce, aumentando o sucesso do tratamento: 1) Hematologia: hemograma que permite detectar a anemia e outras possíveis doenças, pesquisa de hematozoários, cinomose, doença do carrapato. 2) Bioquímica: exames para analisar o perfil hepático, perfil renal , bilirrubinas, doenças do carrapato, diabete e funcionamento da glândula Tireóide. 3) Exames de urina: para avaliar as funções renais. 4) Exame de Fezes: para detectar a presença de Giardia e verminoses. 5) Microbiologia: biologia Molecular, citologia de Ouvido, citologia de Pele.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Border Colie

O Border Collie é um cão fiel, dedicado aos seus donos, leal e perfeito para famílias grandes, já que a raça se dá bem com todo tipo de pessoa e com outros animais.

Eles medem entre 45-58 cm e pesam de 13 a 20 kg. Seu corpo é forte e musculoso. Sua cabeça é grande, suas orelhas são médias, a cauda é moderadamente longa, com uma espiral para cima. Possui pelagem longa, lisa e as cores mais comuns são preto, branco e castanho. Muitos apresentam um lado da face colorida e a outra branca.

É considerado o cachorro mais inteligente do mundo. Não é à toa que vemos essa raça em comerciais e filmes.

Ele precisa de muita atividade física e mental todos os dias, sentem prazer em se entregar por completo ao que lhe é proposto.

É ótimo condutor de rebanho, sendo que seu principal instinto é correr atrás dos animais,incansavelmente, juntando o rebanho 🐄 e conduzindo de volta ao pasto.

Com uma expectativa de vida em torno dos 14 anos, o Border Collie é muito saudável, praticamente sem problemas hereditários. Ele tem uma tolerância alta à dor, o que pode mascarar problemas de saúde, por isso é bom ficar sempre atento. As doenças mais comuns para a raça são a anormalidade na cartilagem, displasia de quadril e doenças nos olhos.

Eccodopplercardiograma Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Ecodopplercardiograma

Quem convive com um pet sabe o quanto o coração deles bate por nós, de uma forma tão pura e intensa.

E quando o assunto é coração, a Center Vet possui equipamentos de alta tecnologia que possibilitam um diagnóstico rápido e preciso.

Um deles é o Ecodopplercardiograma que consiste em um exame rápido, indolor e não invasivo que permite uma completa análise médica das funções do coração graças ao mapeamento em cores que a técnica produz.

O nome “eco” vem do fato que o ultrassom registra as imagens sob a forma de ondas sonoras refletidas.

Este exame é usado para obter a imagem do coração e suas estruturas como tamanho e função das câmaras que constituem o coração; espessura das paredes; integridade e movimentação das válvulas cárdicas; identificação da direção e da velocidade do fluxo sanguíneo; avaliação das veias, artéria pulmonar e aorta; análise do pericárdio, além de alguns indicadores de função ventricular.

O exame é de grande importância para o diagnóstico das cardiopatias adquiridas (bastante comuns especialmente em cães e gatos idosos) ou congênitas.

As cardiopatias adquiridas mais comuns em cães são: Doença na valva mitral (degeneração e fibrose dos folhetos da valva mitral) e Cardiomiopatia dilatada (enfraquecimento da contratilidade do músculo cardíaco). Nos gatos a cardiopatia mais comum é a cardiomiopatia hipertrófica, nela ocorre espessamento no músculo da parede dos ventrículos, essa hipertrofia diminui o espaço dentro da cavidade, prejudicando toda circulação cardíaca

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Labrador

Conhecido também como Labrador Retriever, os Labradores são fiéis, inteligentes, amáveis, pacientes e se dão bem com todos, adultos, crianças e com outros animais, o que faz deles um excelente cão de companhia.

Há dois tipos de Labradores, o Labrador Inglês (possui aparência mais pesada e robusta) e o Labrador Americano (mais alto e esguio).

Muito confundido com o Golden Retriever, o Labrador mede entre 53 a 62 cm de altura e pesa entre 25 a 36 kg. Possui costas curtas, orelhas caídas, cauda grossa na base, que vai afinando progressivamente.

São muito dóceis e ficam magoados e tristes quando brigam com eles.

Labradores precisam de liderança senão podem se tornar destrutivos. O local ideal para um Labrador viver é em uma casa com quintal, de preferência com piscina, pois eles adoram água.

Esta é uma raça com tendência a ganhar peso. Os problemas de saúde mais comuns da raça são: displasia do quadril, do ombro e do cotovelo, torção gástrica, dermatite piotraumática, e algumas doenças da visão. Sua expectativa de vida é de 10 a 12 anos

Gato Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Curiosidades sobre Gatos

Separamos abaixo, algumas curiosidades sobre esse animal que faz tanto sucesso em casa e na internet:

1) Habilidades: Um gato consegue correr a 50 km/h e saltar o equivalente a 5 vezes a sua altura. O gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária para o homem enxergar, porém não distinguem bem as cores.

2) Beber leite após adulto : Grande parte do organismos dos gatos adultos diminuem a produção de enzima necessária para digerir a lactose (intolerância à lactose), fazendo com que o leite cause diarréia e vômito.

3) Comida caseira: Alguns temperos como alho e cebola são maléfico para os gatinhos. Se a intenção é agradá-lo, dê a ele como petisco, ração úmida que é rica em nutrientes e com sabores que agradam o seu paladar.

4) Preso ou Solto: O gato não fica absolutamente solto, ele certamente volta pra casa e tende a passar mais tempo lá, o exterior é apenas para ele dar uma volta e evitar que fiquem estressados.

5) Expectativa de vida: A grande maioria dos gatos vive em média 12 anos, mas este tempo de vida está diretamente relacionado com o estilo de vida do animal.

Cães Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cães Braquicefálicos

Os cães braquicefálicos são aqueles que têm a cabeça achatada, olhinhos saltados e focinhos amassados. As raças braquicefálicas são: Bulldogs, Chow Chow, Pugs, Boxers, Shitzus, Lhasas Apso, entre outras.

Suas características anatômicas apesar de dar uma aparência fofinha, os predispõem a uma série de doenças: Têm predisposição a problemas nos olhos porque suas órbitas são superficiais; Eles têm uma tendência a roncar e geralmente têm dentes muito juntos, vulneráveis à cárie; Os cães braquicefálicos costumam ter uma abertura nasal muito pequena para respirar e as vezes a correção cirúrgica é necessária.

Além destas características, eles sofrem mais com as altas temperaturas devido à dificuldade de respirar e perder calor.

Devemos oferecer pausas para eles se refrescarem com água gelada e evitar que o animal ganhe peso, pois prejudicará ainda mais suas estruturas respiratórias .

Nem todos os cachorros braquicefálicos possuem anormalidades ou problemas respiratórios. Mas se você possui um cão com focinho achatado, é bom conhecer as condições características dessas raças e tomar os cuidados necessários para garantir que seu pet tenha uma vida saudável.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - São Bernardo

O São Bernardo é calmo, equilibrado, paciente com crianças e extremamente sociável. Ele é muito dedicado à sua família e adora carinho. Alguns são possessivos, mas não são agressivos. Ao levar um filhote de São Bernardo para casa, você não estará comprando um animal, e sim ganhando um novo amigo.

Dono de um alto nível de inteligência, eles aprendem facilmente quando algum comando é ensinado.

A popularidade deles aumentou após o lançamento do filme Beethoven, em 1992 onde o protagonista é um dócil cachorro São Bernardo.

O São Bernardo precisa de exercícios diários para evitar problemas com obesidade. É ideal para casas com quintal grande ou chácaras. Uma característica bastante comum do São Bernardo é que eles babam consideravelmente.

As principais doenças deles são displasia coxofemoral e do cotovelo, torção gástrica, osteossarcoma, doenças cardíacas, entrópio, dermatites e otites. E a expectativa de vida varia de 8 a 14 anos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Dicas de Final de Ano

As festas de final de ano estão chegando e normalmente a rotina de nossos pets mudam muito neste período. Viagens, festas, reunião de família e é claro, muita comida.

Por isso, preparamos algumas dicas para este período de festas e viagens:

• Calor: As festas de fim de ano coincidem com a chegada do verão e, por isso, é bom tomar cuidado para evitar a desidratação.

• Alimentação: Não dê nenhum tipo de comidadiferente do que ele está habituado e peça para que os convidados também não dêem.

• Fogos de artifício: evite deixá-lo sozinho, mantenha a porta da casa fechada para evitar que ele fuja,se ele preferir, deixe que se esconda. Caso ele tenha que ficar sozinho deixe uma música relaxante para tentar distraí-lo.

• Viagem: Se você vai viajar com ele, confira se a vacinação e medicação para parasitas (pulgas, carrapatos) estão em dia.

• Enfeites de Natal: No caso de filhotes de cães e gatos, tenha cuidado com os enfeites (árvore de natal, bolinhas, luzes) para que eles não se machuquem.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Dachshund

Também conhecidos como "salsicha" ou "linguicinha", os Dachshunds são caracterizados pelas suas pernas curtas, pele solta e peito tipo barril. Eles têm três variedades de pelo: liso, pelo longo e pelo duro. E as cores variam de castanho-escuro brilhante, puro ou avermelhado e pesam entre 7 e 11 Kg.

Bastante afetuoso, leal, é um excelente cão de companhia, se adapta bem a locais pequenos, aprende com facilidade os hábitos de higiene e não é do tipo destrutivo.

Inteligente, corajoso, esperto, bastante brincalhão e de excelente faro, o Dachshund é também um excelente cão vigia. Ao menor sinal de aproximação de estranhos late bastante e alto.

A obesidade é um grande problema para o Dachshund, seja por falta de exercício ou excesso de comida, o que pode causar problemas na coluna vertebral.

Sua expectativa de vida é uma das mais altas no mundo canino, superior a 12 anos, embora não seja raro ver exemplares passando dos 20 anos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Buldogue Francês

Buldogues Francês são cães alegres, companheiros e muito inteligentes. Como todas as raças de companhia, eles são muito carentes, seguindo os donos pela casa o tempo todo.

É um cachorro muito forte,pequeno e seu peso varia de 8 Kg a 14Kg). A cabeça é larga, quadrada, e a pele forma rugas quase simétricas, que precisa secar corretamente para evitar dermatites. Ele chama a atenção por seu focinho bastante achatado e orelhas grandes, algumas vezes lembrando a aparência de um morcego.

Suas necessidades de exercícios são mínimas, apenas uma caminhada curta de 15 minutos. Como é uma raça braquicefálica, o Buldogue Francês não deve viver fora de casa, pois possui um sistema de respiração comprometido e não tolera muito altas temperaturas. Por conta do calor, é bastante comum que cães desta raça queiram entrar em piscinas, portanto, é preciso ter cuidado já que muitos buldogues não sabem nadar.

O Buldogue Francês late pouco, em tom rouco e baixo, apenas diante de acontecimentos que fujam da rotina.

Possui uma tendência ao ganho de peso o que pode ocasionar problemas respiratórios. Sua expectativa de vida gira em torno dos 15 anos de idade.

Doença Carrapato Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Doença do Carrapato

A doença do carrapato ou hemoparasitose é bastante temida, pois apesar de possuir tratamento e cura, pode ser fatal para o pet. É mais comum se falar sobre cachorros com carrapato, mas os felinos também não estão livres deste problema.

As principais doenças causadas por carrapato são: a erlichiose ou erliquiose (causada por uma bactéria que ataca os glóbulos brancos do sangue) e a babesiose (causada por um protozoário que age sobre os glóbulos vermelhos). As duas têm tratamento através de medicamentos ministrados pelo Médico Veterinário.

A melhor maneira de prevenir essa doença é evitando os temíveis carrapatos, desparasitando frequentemente o local onde o animal vive e mantendo a grama do jardim sempre curta. Verificar a presença de carrapato no animal com frequência.

Os sintomas mais comuns das doenças do carrapato são: depressão, fraqueza, anemia, febre, perda de apetite, mucosa pálida, vômitos e diarréias. A doença do carrapato é diagnosticada por exames clínicos, exames de sangue, (hemograma) e exames mais específicos como a sorologia para hemoparasitose.

Tosa Gato Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
14
Feb

Tosa em Gatos

A tosa, embora seja mais comum para cachorros, também pode ser feita em gatos que possuem pelos longos e podem ajudar bastante para mantê-los limpos e saudáveis..

Os pelos longos causam o acúmulo de sujeira. Além disso, o excesso de fios soltos facilitam a formação de bolas de pelo que podem ser engolidos pelo gatinho..

Não existe regras para a tosa em gatos. Geralmente, aconselhamos que os gatos venham para tosar em épocas mais quentes, evitando que eles sofram com o calor..

A tosa em gatos requer bastante cuidado e deve ser feita por profissionais especializados, pois os gatos por não estarem acostumados, tendem a se estressar mais que os cães.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Câncer em animais

O câncer na próstata em cães e gatos, castrados ou não, felizmente não é muito comum. Mas outros problemas na próstata podem ocorrer e é importante sempre prevenir.

O transtorno mais comum em cães e gatos não-castrados é o aumento da próstata sob estímulo dos andrógenos, hormônios sexuais masculinos.

Outras alterações podem acometer a próstata, como a prostatite bacteriana crônica (infecção da próstata), causada por bactérias provenientes da uretra ou que chegam à próstata pela circulação sanguínea.

Alguns animais, mesmo com problemas na próstata podem não apresentar nenhum sintoma. Qualquer mudança notada, seja aumento dos testículos, atrofia (diminuição), ou qualquer outra mudança, deve-se procurar o Médico Veterinário.

A partir de 07 anos de idade, é recomendado submeter o animal macho não castrado, todo ano, a uma ultrassonografia, para avaliar o aspecto da próstata e testículos.

Lembre-se: a prevenção é sempre muito melhor que o tratamento.

Exames cachorro e gato Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Exames Laboratoriais

O exame laboratorial é uma ferramenta extremamente útil para prevenção, diagnóstico e para o acompanhamento dos resultados do tratamento. A eficácia desses exames já pode ser notada com o aumento da expectativa de vida de animais como os cães – que há pouco tempo era de cerca de 10 anos e, hoje, já ultrapassa os 20 anos.

Os exames de rotina, para acompanhamento da saúde do animal devem ser realizados a cada 06 meses:
1) hemograma: para detectar anemias, infecções, inflamações, além de doenças causadas por parasitas como a doença do carrapato;
2) exames de urina: para avaliar alguns distúrbios do sistema urinário, como doenças renais ou cistites, além de auxiliar no diagnóstico de outras doenças extra-renais.
3) funções renais e hepáticas: revelam o funcionamento ou a presença de lesão dos rins e fígado;
4) exames hormonais, parasitológicos, colesterol, triglicérides e glicemia, entre outros.

Com estes exames, é possível detectar algumas das alterações mais comuns de forma precoce, aumentando as chances de sucesso terapêutico e garantindo melhor qualidade de vida deles. Assim como nos humanos, prevenir é sempre melhor que remediar.

Raio-X Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Raio-X Digital

A Center Vet é a única clínica que possui o equipamento de raio-X digital na região.

O raio-X digital para cães e gatos é um exame de imagem preciso que permite a avaliação da anatomia do animal, a identificação eficiente de patologias e auxilia em tratamentos.

Similar aos modelos usados na medicina humana, este equipamento possibilita realizar exames em clínicas veterinárias com a mesma qualidade que a humana. É um processo rápido, indolor e não invasivo.

As imagens do raio-X digital podem ser vistas de maneira imediata nos computadores que controlam o processo, com a vantagem de poderem ser armazenadas e consultadas posteriormente para a comparação de exames recentes com antigos e com isso, possibilitando realizar uma análise evolutiva da patologia.

As regiões mais comuns em que esse tipo de exame de imagem é requisitado são as seguintes: 1) Músculo esquelético 2) Região torácica 3) Região abdominal 4) Crânio 5) Coluna vertebral

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Schnauzer

O Schnauzer é brincalhão, curioso, corajoso, extremamente ativo. Sempre alerta, pode ser ótimo caçador.

É uma raça cheia de energia, mas fica satisfeito com passeios moderados ou com brincadeira no quintal. Ele sempre terá preferência por fazer estas atividades ao lado do dono, com quem é muito apegado.

Embora seja bastante teimoso, é um cão extremamente fácil de ser adestrado, pois é muito inteligente.

Os cães da raça Schnauzer são divididos em três portes definidos: * Schnauzer Miniatura (Pequeno) variam entre 30 e 35 cm e entre 5 e 7 Kg. * Schnauzer Standard (Médio) mede entre 45 e 50 cm e tem peso de cerca de 15 Kg. * Schnauzer Gigante (Grande) mede entre 60 e 70 cm, pesando até 45 Kg.

É muito resistente a doenças. Sua expectativa de vida varia entre 12 e 15 anos. As doenças mais comuns da raça são: dermatite folicular, conjuntivite causada pela irritação do pelo, atrofia progressiva da retina e complicações no trato urinário (urolitíase).

É um cão apaixonante, bastante brincalhão e animado, podendo ser a opção perfeita para quem busca um animal de estimação companheiro e amoroso.

Tosa Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Tosa em Poodle

O Poodle é uma raça muito querida por todos.

Uma de suas características mais marcantes é a pelagem fofa que permite uma grande variedade de tosas e penteados para ficarem ainda mais lindos.

Além de beleza é claro, os tipos de tosa também fazem parte dos cuidados com a saúde deles.

Os tipos de Tosa para Poodle mais conhecidos são: * Tosa Bebê: neste tipo de tosa, os pelos são cortados com tesoura, ficam curtos como se fossem filhotes com pelo crescendo. É recomendado para evitar pelos embaraçados.
* Corte Kennel: é o mais clássico para Poodles: é feito na tesoura e os pelos ficam um pouco mais curtos que os da tosa Bebê. No rosto, nas patas e na base do rabinho, os pelos são bem aparados, e no topete, orelhas e na ponta do rabo, ficam um pouco mais compridos, formando pompons mais cheios.
* Tosa Verão: Esta tosa é a mais indicada para épocas quentes do ano. Praticamente corta todo o pelo, na máquina.
* Tosa Pompom ou Leão: É mais utilizada para as fêmeas, quando o Poodle é tosado e deixam pompons nas patas, na calda e no topete, ou seja, faixas de pelos mais compridas. É um tipo de tosa usado para concursos.
* Tosa Japonesa: é mais diferente e ousada, são feitos para deixar um cão parecido com um urso. Apesar do nome, surgiu nos EUA.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Akita

O Akita é um cachorro muito antigo, mais de 40.000 anos. São altamente dominantes, de personalidade forte e com inteligência acima da média.

É um cão de tamanho médio (até 70 cm de altura e em torno de 50 Kg), com estrutura óssea forte. Possui pelos (branco, cinza ou tigrado) macios, bem resistentes ao frio.

Suas características mais marcantes são o poder, lealdade e jeito sério. Não são submissos, portanto educá-los exige muita paciência. É corajoso, independente, afetuoso com sua família e um excelente companheiro. Em geral são quietos e silenciosos, só late quando acha que algo está errado.

Assim como retrata o filme “Sempre ao Seu Lado”, geralmente, os Akitas elegem apenas um membro da família e com estas pessoas serão extremamente leais e carinhosos.

O Akita gosta de exercícios físicos e mentais diariamente. Com bastante exercício e treinamento, ele tornará um cachorro tranquilo e educado.

As doenças mais comuns para essa raça são: displasia de quadril, atrofia progressiva da retina, displasia do cotovelo, torção gástrica, epilepsia e. catarata

A expectativa de vida deles é de 12 a 14 anos.

Obesidade gato Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Obesidade em Gatos

A obesidade nos gatos pode desencadear vários problemas de saúde.

Geralmente, um gato é considerado gordo quando excede entre 15 e 20% do peso considerado normal para a raça.

Os gatos SRD são mais propensos a engordar do que os gatos de raça pura. E para eles, não há uma tabela de peso.

É importante investigar qual é a origem do aumento de peso de seu bichano: 1) Alimentação: veja se está oferecendo comida de forma exagerada para o seu pet. É importante regrar sua alimentação. 2) Atividade Física: Faça algumas brincadeiras com ele, procure estimular seu gato a caminhar pela casa. Uma opção para fazer o seu gato se exercitar é oferecendo parte da ração diária dentro de brinquedos próprios. E outra alternativa, seria ensinar seu gato passear de coleira pela rua. 3) Rotina: é importante analisar a rotina de seu bichano. Deve verificar se não tem algum cachorro, ou crianças que podem estar deixando o seu gatinho acuado, impedindo-o de se movimentar. 4) Endocrinológico: muitas vezes, a obesidade em gatos pode ser causada por uma doença endócrina e deve ser levada a sério. Leve-o ao veterinário para fazer exames de sangue.

Se você achar que ele está com excesso de peso, consulte seu veterinário .

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Maltês

O Maltês é um cão elegante de porte pequeno (medem entre 20 e 25 cm e pesam entre 3 a 4 kg). Sabe aquela carinha fofa de cão filhote? O Maltês é assim durante toda a vida.

É inteligente e bastante afetuoso com o dono, alegre, expressivo, qualidades que fazem dele um maravilhoso cão de companhia.

O Maltês prefere permanecer dentro de casa, protegido pela família.

É um cachorro que gosta de latir e por isso devem ser educados desde filhotes a não latir por qualquer motivo.

Vive bem em apartamento, desde que sua necessidade de atividades seja respeitada.

Geralmente se dá bem com outros animais, com crianças, adultos e idosos.

As principais doenças são que afetam essa raça são: hepatite e dermatites causada pela falta de cuidados com a limpeza da pelagem. A luxação da patela é outro problema relativamente comum na vida dos cachorrinhos.

Tipos de tosa Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Tipos de Tosa

A tosa é feita para auxiliar nos cuidados de higiene e também é utilizada para a apresentação dos cães em competições de beleza.

Conheça os tipos mais comuns de tosas: 1) Tosa na máquina: variam de tamanho, de acordo com a raça e o tipo de tosa.
2)Tosa na tesoura: recomendada para cães de pelagem media ou longa que tenham alergia às lâminas das máquinas, e também para cães que ficam muito estressados com barulho. Demora mais do que na máquina, porém o acabamento fica mais suave e natural.
3)Tosa bebê: muito usada em cães com pelagem longa. O comprimento fica em torno de 2 dedos.
4) Tosa leão: remove os pelos da barriga, cauda e parte superior das pernas, deixando o pelo da cabeça alto.
5)Tosa carneirinho: serve para deixar todo o pelo curto, raspar as patas, a face e deixar topetes na cauda e na cabeça.
6)Tosa Schnauzer:consiste na retirada dos pelos do rosto e das pernas, tosa-se em cima do corpo deixando uma saia embaixo, bigodes e sobrancelhas altos, apesar de comum, é muito difícil de fazer, pois requer habilidade do tosador.
7)Tosa Verão: é a tosa total, feita com máquina em todo o corpo, usada em épocas de calor intenso ou em caso de dermatites.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Poodle

O Poodle é considerado como a segunda raça canina mais inteligente, sendo superado, apenas, pelos cães da raça Border Collie. Ele tem uma grande capacidade de compreensão e entendimento, e pode ser adestrado com facilidade em qualquer idade; sendo capaz de aprender e obedecer aos comandos de seus proprietários com rapidez.

São cães que não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, gostam sempre da presença e companhia de pessoas, porém não gostam muito de conviver com outros cachorros, são um pouco ciumentos. Além de serem muito companheiros e fiéis, adoram seguir os passos de seus donos. É excelente para crianças.

Precisam de exercícios físicos e mentais diariamente, adoram correr e nadar.

Essa raça tem 5 divisões: Micro Toy, Toy, Mini, Médio e Grande. A cor sempre é uniforme e pode ser: preto, branco, marrom, cinza e avermelhado. Sua pelagem é macia, encaracolada e crespa.

Além de amar a vida em geral, o Poodle ama as pessoas. É particularmente sensível às nossas emoções e humores, respondendo com empatia. Sentem quando estamos felizes e nos rodeia com uma silenciosa preocupação quando estamos tristes.

otite Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Otohematoma

Otohematoma ou hematoma auricular é o acúmulo de sangue entre a cartilagem da orelha e a pele do cachorro. Ocorre com maior freqüência em cães que possuem orelhas compridas e pendulosas.

As causas podem estar relacionadas a algumas síndromes, sarnas ou traumas causados por brigas entre cães, batidas contra paredes e objetos.

Outro causador comum do Otohematoma é a otite, pois o cão tende a sacudir a orelha e este movimento pode causar traumas e romper vasos importantes, produzindo um líquido chamado seroma.

Existem diversos tratamentos para otohematoma e varia de acordo com o estágio em que foi descoberto e o que ocasionou a doença. É de extrema importância que a causa do trauma seja eliminada para prevenir a reincidência da doença.

O procedimento cirúrgico normalmente é o mais realizado, sendo que a técnica cirúrgica mais utilizada é a incisão em “S”. Para prevenção do Otohematoma é importante que se observe alteração na coloração ou odor, dor ao realizar a limpeza, intolerância a mexer na cabeça e sacudir cabeça com freqüência.Ao observar algum desses sinais é imprescindível procurar atendimento veterinário.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Rotweiller

Rottweiler é uma raça muito leal e que adora a família. É calmo, amigável, familiar, amoroso, tranquilo e não late muito.

Tem muita paciência com as crianças e convivem bem com outros animais, só que para isso eles precisam ser criados juntos desde filhotes. É importante que seja educado desde muito cedo e jamais permita que ele assuma o comando da matilha.

O Rottweiler necessita de um lugar com bastante espaço, e além disso caminhadas diárias para que tenha um bom comportamento.Trata-se de um cão inteligente (está entre as 10 raças mais inteligentes).

São cães robustos, fortes e musculosos. Suas orelhas são triangulares. Sua altura varia entre 55 e 68 cm. Seu pelo é duro, liso e preto. Como sua pelagem é curta, necessita de muito pouco cuidado para mantê-la brilhante e bonita.

O Rottweiler é um cão de boa saúde, no geral, mas problemas de displasia da anca, torção de estômago ou oculares podem ocorrer ao longo de sua vida. Sua expectativa de vida varia entre 9 e 10 anos de idade.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Chow Chow

O Chow Chow é um cão forte e compacto. Eles medem entre 46 a 56 cm, pesam entre 18kg a 25kg e têm características marcantes: língua preto-azulada, patas de gato com andar estiloso e aspecto de leão.

Eles têm temperamento forte e dominantes por isso deverão ser educados com firmeza, mas também com muita calma e paciência.

Esta raça é muito amiga e fiel aos seus donos. Geralmente, são conhecidos como "cão de um dono só", e deixam claro qual o escolhido.

Essa é uma raça que precisa de atividades ao ar livre regularmente, de preferência pela manhã ou no fim da tarde, pois não se sente bem em climas quentes.

Os problemas de saúde mais comuns para esta raça são: displasia de quadril, displasia do cotovelo, catarata, torção gástrica, narinas estenóticas, luxação da patela, alongamento do palato, hipoplasia renal cortical.

Dermatite Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Dermatopatia

Esta é a Belinha, uma linda Golden Retriever do nosso cliente Eduardo Buzetti.Ela foi curada na Center Vet com um tratamento de última geração.

A dermartopatia é um problema bastante comum aos cachorros e pode trazer uma série de complicações pra a vida dos cães.

Essa doença é causada por um tipo de ácaro chamado Demodex Canis e é também conhecida como Sarna Demodécica, Demodecicose.

É mais frequente em animais novos e de raças como: Pastor Alemão, Golden Retriever, Dachshund, Pinscher, Bulldog Inglês, Yorkshire, Cocker Spaniel, Dálmata, Pit Bull e Pug.

Por ficar localizada nas profundezas da derme, não é contagiosa em animais adultos. A transmissão só é normalmente possível através do contato direto e prolongado, como durante a lactação. Pode ser causada também por fatores externos como: estresse, mudança brusca de hábitos, alimentação e queda da imunidade.

Geralmente utilizamos os seguintes tipos de tratamento: 1) uso de medicamentos tópicos, sendo a loção a mais comum; 2) medicamentos com aplicadores nos locais exatos do problema. 3) comprimidos 4) remédios diretamente na corrente sanguínea, para os casos mais graves.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Dr. Fabiano
 Teranisi

Evento WSAVA

Dr. Fabiano Kogi Teranisi, Médico Veterínario da Center Vet, participou do 41º Congresso da Associação Veterinária Mundial de Pequenos Animais - WSAVA 2016, que aconteceu na cidade de Cartagena - Colômbia, nos dias 27 a 30 de setembro.

O WSAVA 2016 é um evento para promover a qualidade e disponibilidade da medicina e cirurgia para pequenos animais em todo o mundo, abordando programas científicos de alto nível.

O evento é importante para manter a Clínica Center Vet atualizada com o que há de mais inovador no segmento de Medicina Veterinária, possibilitando um atendimento cada vez mais completo e eficiente.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Pinscher

De origem alemã, o Pinscher é uma das raças mais cheias de energia. É bem corajoso, tende a ser independente, teimoso e a latir bastante.

É um excelente cão, extremamente apaixonado pela casa e seus donos.

Uma característica bem marcante deles é a curiosidade. Podemos até chamá-los de detetives. Eles verificam tudo, e podem inclusive comer tudo que encontrar pela frente.

O Pinscher precisa de muita atividade ao longo do dia. Ele é muito brincalhão e divertido, adora correr ao ar livre. Mas, por ser pequeno, levá-lo para uma caminhada diária e realizar outras brincadeiras em casa será suficiente.

O peso varia entre 3 a 5 kg e a altura de 25 a 31 cm. O pelo é curto (não tolera muito o frio) e fácil de manter.

Em relação à saúde e bem estar do Pinscher, eles têm tendência à obesidade, portanto, deve-se balancear sua alimentação. É comum para esta raça também, a luxação na patela e a atrofia progressiva da retina. Sua expectativa de vida é de 12 a 14 anos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Spitz Alemão

Spitz Alemão é uma raça que possui três distintas variedades de tamanho: o gigante até 40 cm , o standard em média 30 cm e o miniatura em torno de 22 cm(conhecido também como lulu-da-pomerânia) . Diz-se que estes cães não gostam de serem comandados e que por isso devem ser adestrados desde cedo.

São alertas, extrovertidos, teimosos. É corajoso, e bastante dócil com seus donos. É muito brincalhão e adora correr. Possui uma grande inteligência e precisa ser estimulado intelectualmente.

Os Spitz Alemão têm uma cabeça como de raposa, olhos amendoados e orelhas triangulares eretas. Seu focinho é fino. O pelo é curto na face e nas patas. No resto do corpo, sua pelagem é longa e rica. As cores variam de preto, marrom, branco, laranja ou cinza prateado.

Essa raça pode latir muito e incomodar as pessoas. Eduque-o desde cedo pra não latir por qualquer coisa.

A saúde do cão de Pomerânia é forte e, por isso, pode ser considerado um animal que raramente adoece. No entanto, pode ter problemas comuns que afetam as raças tão pequenas, incluindo complicações como a luxação da patela, hipoglicemia e luxações no ombro. A expectativa de vida dele é de 12 a 16 anos

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Tratamento de câncer em cães e gatos

A incidência do câncer nos animais tem aumentado nos últimos anos. Embora pareça uma informação desanimadora, na verdade é a prova de que os cães e gatos estão vivendo cada vez mais, já que o câncer usualmente acomete animais idosos (a partir dos 10 anos de vida).

A medicina veterinária oncológica vem fazendo uma série de avanços ao longo das últimas décadas.

Em alguns casos, a cirurgia é realizada como tratamento único. Porém, nos casos em que existe a possibilidade de disseminação da doença para outros órgãos, a quimioterapia é indicada como tratamento complementar.

Na prática observamos que a quimioterapia é menos agressiva a cães e gatos do que às pessoas a ela submetidas.

Na intenção de minimizar ou inibir os efeitos colaterais do tratamento, o médico veterinário oncologista recomenda o uso de medicamentos para controle de náuseas, protetores de mucosa gástrica e intestinal.

O câncer de mama também atinge os animais e um dos principais métodos para prevenção é a castração das fêmeas.

Os exames periódicos são fundamentais para diagnóstico precoce e as chances de cura aumentam em 90%.

Leishmaniose Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Leishmaniose

A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença causada por um protozoário que é transmitido pela picada do mosquito palha infectado.

É uma zoonose e pode acometer homens e cães. A doença não é transmitida de um cão infectado para um cão sadio. Uma vez doente, o cão não oferece risco para outros animais e nem mesmo para ser humano. Desta forma, o homem só pode ser infectado, se também for picado por um mosquito contaminado.

O primeiro sinal clínico mais comum a aparecer é a perda de pelo, sobretudo ao redor dos olhos, nariz, boca e orelhas. À medida que a doença progride, o cão perde peso. É habitual o desenvolvimento de uma dermatite ulcerativa (ferida) que pode se disseminar por toda a superfície corporal do cão.

A única forma de se ter um diagnóstico preciso da leishmaniose visceral canina é por meio de uma consulta a um Médico Veterinário. A confirmação da doença só pode ser feita através de exame de sangue ou de exame citológico.

Para prevenção, existe atualmente a vacina contra a Leishmaniose Visceral Canina, que confere proteção superior a 92%.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Pug

O Pug é um cachorro bonachão, carinhoso, ótimo cão de companhia especialmente para crianças e idosos. Geralmente não late muito e o seu latido é muito parecido com um roncar.

Extremamente apegado aos seus donos, muito valente e se adapta bem tanto em uma casa grande quanto em uma pequena.

Não necessita de muita atividade física, pesam entre 6 e 12 Kg, mas tem grande tendência para a obesidade e; portanto, sua alimentação deve ser bem controlada. Medem por volta de 53 cm e a expectativa de vida que gira em torno dos 15 anos.

É um cachorro pequeno e forte, de aparência quadrada e musculosa. A cabeça é grande, redonda e enrugada. Cuidados na hora do banho são importantes, pois, as rugas podem ocasionar o aparecimento da dermatite.

Devido ao fato de ser uma raça braquicefálica (focinho achatado), pode apresentar alguns problemas respiratórios quando pratica atividades intensas. E a maioria deles costuma roncar alto. A região dos olhos deste cão também merece cuidados já que seus olhinhos bem saltados ficam especialmente expostos.

Alguns proprietários de Pugs chamam de “pequenas pessoas”, e quem tem um exemplar desta raça sabe o motivo disso.

Banho Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Agende o banho

Que tal agendar o banho do seu pet pelo site?

Que os cães devem ser mantidos higienizados todos já sabem. No entanto, muitos ficam com dúvidas com relação à freqüência que deve ser feita.

Cada caso deve ser analisado isoladamente. Cães com pelagem mais longa, por exemplo, precisam de muita escovação e de banho e tosa, pois os pelos sujos podem ser ambiente perfeito para o aparecimento de dermatites.

De modo geral, a recomendação é de que os cães tomem um banho a cada 15 dias, sendo que os que vivem em ambientes externos podem reduzir este tempo pela metade.

A tosa não é um processo que serve apenas para deixar o seu pet mais bonito e, sim, algo que pode ajudar a manter a saúde do animal.

A Center Vet oferece uma variedade de tratamentos estéticos, aplicados por profissionais especializados. E você ainda pode agendar o banho/tosa do seu pet pelo site.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Golden Retriever

O Golden retriever é uma raça de grande porte (de 51 a 56 cm), caçador, obediente, inteligente, calmo, fácil de treinar e muito dócil. Possui pelagem lisa e de coloração dourada que precisa ser escovada.

Desde filhote, ele vê a água como um de seus brinquedos preferidos. Adora correr e é essencial levá-lo para passear diariamente, pois, caso contrário, pode acabar destruindo os objetos da casa.

São usados como cão guia para assistir cadeirantes e cegos. São também ótimos policiais de resgate, além claro, de ser um cão de companhia ideal para todas as idades.

O Golden Retriever têm uma sensibilidade única para captar as necessidades e sentimentos das pessoas por isso são usados como cão terapia. Nos hospitais e clínicas, eles ajudam no tratamento e recuperação de pacientes.

Fratura Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Fratura Óssea

Os problemas de saúde mais comuns para esta raça são: displasia de quadril, displasia do cotovelo, catarata, torção gástrica, narinas estenóticas, luxação da patela, alongamento do palato, hipoplasia renal cortical.

A fratura óssea causada geralmente por quedas ou atropelamentos é uma das condições que mais aparece aqui na Center Vet.

Quando o animal chega à clínica, ele é prontamente atendido, recebe analgésicos e faz um Raio-X digital, exame que só a Center Vet oferece na região.

Em seguida, será decidido se ocorrerá somente a imobilização ou haverá a necessidade de cirurgia.

A Osteossíntese com placa é uma técnica de fixação de fraturas que busca menores danos aos tecidos moles, além de proporcionar a diminuição do tempo cirúrgico, a menor contaminação pós-operatória e recuperação mais rápida da função do membro.

Atualmente, as técnicas cirúrgicas utilizadas pela medicina veterinária estão cada vez mais aperfeiçoadas, e para isso o total conhecimento da cirurgia a ser utilizada é de suma importância.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Pit Bull

O Pit Bull é extremamente forte e ágil. Possi estrutura óssea e muscular bem desenvolvida. Tem entre 35 a 50 cm de altura e o peso varia de 30 a 50 Kg.

Sua pelagem é curta, dura e brilhante, sendo possível encontrá-los em cores e marcações variadas, sendo as mais comuns: preta, branca, marrom claro e marrom escuro.

Essa raça é atlética e precisa de exercício diário, é recomendado que o dono tenha tempo para passeios e goste de atividades físicas.

Assim como todas as raças, quando adestrados corretamente, tornam-se obedientes. Necessitam de um trabalho específico de treinamento e socialização.

Geralmente se dão bem com outros animais de estimação desde que tenham sido criados juntos.

Em geral, o Pitbull é um cachorro saudável com poucos problemas médicos, tendem a permanecer em bom peso e devem ser alimentados com uma ração equilibrada. Sua expectativa de vida é de 12 anos.

Fraturas Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Fraturas

A fratura óssea é uma das condições que mais aparece nas clínicas veterinárias. Cães e gatos são muito ativos. Às vezes, vão a locais não muito seguros, caem e se machucam, ou, até mesmo, são atropelados em uma fuga.

As fraturas se diferenciam basicamente em dois tipos: • Fratura completa: quando o osso quebra por completo. Nesse caso, indica-se a intervenção cirúrgica de emergência. Subdivide-se em: fratura aberta (exposta) onde o osso fraturado atravessa a pele do animal. E fechada, o osso não atravessa a pele, não aparentando nenhuma lesão. • Fratura incompleta: é menos grave, pois não há o rompimento total do osso. Normalmente ocorre apenas uma fissura. Nesse caso o médico veterinário pode optar pela imobilização.

Ao chegar à clínica o animal será atendido, receberá analgésicos e fará um raio-X para verificar a gravidade da lesão. Em seguida será decidido o tratamento: se ocorrerá somente a imobilização ou haverá a necessidade de cirurgia para reposicionar algum osso.

O restabelecimento da continuidade óssea por meio cirúrgico pode ser feito com recurso a várias técnicas, habitualmente com a utilização de placas (Osteossíntese) ou fixadores externos. A cirurgia é delicada e pode ser bastante demorada, dependendo do tipo de fratura.

É muito importante que o dono do animal, ao perceber uma fratura grave, leve o cão a um Médico Veterinário imediatamente, para que não ocorram lesões mais graves, pois nas fraturas complicadas há atingimento de vasos sanguíneos ou nervos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - SRD

SRD é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida. Geralmente, são mestiços, descendentes de diferentes raças.

São carinhosamente chamados também de Vira-lata, pelo fato de que esses animais, quando abandonados, serem comumente vistos andando famintos pelas ruas, revirando latas em busca de algum tipo de alimento.

Como estes animais se cruzam livremente, a prole resultante tende a ser muito variada em termo de tamanho, forma e cor e de temperamento. Mas geralmente, eles têm a cor caramelo ou preto, pesam em torno de 18 kg e têm entre 38 a 57 cm de altura.

Normalmente o SRD resgatado das ruas tem um temperamento mais dócil, companheiro e vigilante que os outros cães.

Embora resistente e adaptável, o SRD ainda assim precisa de cuidado veterinário e alimentação correta, para uma saúde mais forte e um desenvolvimento adequado.

cardiologia Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Ecodopplercardiograma

A Center Vet possui equipamentos de alta tecnologia que possibilitam um diagnóstico rápido e preciso.

O Ecodopplercardiograma consiste num exame não invasivo que permite uma completa análise médica das funções do coração.

E o estudo Doppler possibilita: a identificação da direção e da velocidade do fluxo sanguíneo; definição das dimensões das cavidades cardíacas e da espessura de suas paredes; avaliação da aorta, artéria pulmonar e veias cavas.

O exame é de grande importância para o diagnóstico das cardiopatias congênitas em pequenos animais.

A Center Vet é a única Clínica Veterinária de Presidente Prudente que possui o equipamento completo para realização deste exame.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Shih tzu

O Shih Tzu é originário da China. É um cachorro pequeno, robusto e bastante peludo.

Seus pelos exigem um cuidado diário para não embaraçarem e para evitar arranhões nos olhos (que são protuberantes).

É uma companhia amável. Gosta de receber carinho e ficar sempre perto de seus donos, apesar de às vezes ser independente e gostar de certa liberdade.É brincalhão, curioso e sempre tentará ter sua vontade satisfeita. É muito dócil e sociável com as pessoas e com outros cachorros. Ele adora crianças.

Assim como o Pug, que já falamos aqui em nossa página, o Shih Tzu também é braquicefálico, ou seja, possui focinho achatado. Por essa razão, ele pode ter algumas dificuldades respiratórias.

O Shih Tzu é uma boa raça para viver em apartamento. Apesar de ser bastante ativo, sua energia é resolvida com brincadeiras dentro de casa ou caminhadas diárias. Mas não esqueça que ele é sensível ao calor, nunca saia para passear em horários de sol forte.

Apresenta no máximo 27 cm de altura e o peso médio é de 4,5 a 8 kg. Sua expectativa de vida é de aproximadamente 15 anos.

Piometra Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Piometra

A Piometra é uma infecção bacteriana que acontece no endométrio, como resultado de mudanças hormonais no aparelho reprodutor das fêmeas adultas que estão com baixa imunidade.

Alguns sintomas da Piometra: aumento da sede, falta de apetite, perda de peso, inchaço do abdômen, febre e pus.

Existem duas formas : * Aberta (corrimento com pus) e * Fechada (não há presença de corrimento).

É diagnosticada através de exames clínicos, laboratoriais, hemograma completo e ultrassonografia.

Assim que for diagnosticada, deve-se agir imediatamente, com antibióticos intravenosos para evitar uma infecção generalizada ou insuficiência renal. E quando ela estiver estabilizada, submeter a cadela a uma cirurgia de retirada do útero e dos ovários.

A única forma de prevenir contra a doença é a castração.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Como escolher um cachorrinho?

Decidir comprar um animal somente com base nas recomendações do vendedor, às vezes, pode ser um erro.

Saiba algumas dicas antes de escolher uma determinada raça:
* Estudar o comportamento dela e veja se ela tem um perfil adequado a você.
* Não privilegie as características físicas em detrimento das de temperamento.
* Compare-a com outras.
* Ouça relatos de pessoas experientes
* Descubra as diferenças entre o filhote e o adulto da raça escolhida.
* Conheça o maior número possível de parentes do filhote em questão.

E se preferir, adote um animal. Adotar é um ato de amor. ❤ ❤

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Eles sentem tudo

Um cão pode detectar se uma pessoa está com medo ou com raiva, muito antes que ela perceba.

Os cães conseguem entender seus donos, sabem decifrar pistas e sentimentos nos rostos dos humanos.

Isso não acontece por causa de um sexto sentido mágico, mas sim de um resultado de poderes aguçados de observação.

Como os cães não podem falar, eles são leitores qualificados da linguagem do corpo humano.

Eles têm o olfato e a audição mais sensíveis do que as pessoas e dependem destes sentidos para obter informações sobre o mundo ao redor. Como resultado, eles são muitas vezes capazes de reunir pistas sobre as emoções de uma pessoa.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Dicas para viajar com seu pet

Dicas para planejar uma viagem perfeita para seu animal:

* Comece acostumando seu cão com pequenos passeios de carro.
* Mantenha as janelas ligeiramente abertas para que ele possa tomar ar fresco durante o caminho.
* Antes de viajar, confira se a vacinação e medicação para parasitas (pulgas, carrapatos) está em dia.
* Leve água e ração suficiente para viagem.
* Se necessário, leve cobertores, petiscos e brinquedos favoritos do seu pet para que ele se sinta em casa.
*Não esqueça as sacolinhas plásticas para excrementos.
* Caso necessário, peça orientação ao veterinário sobre kits de viagem, primeiros socorros e medicação para prevenir os sintomas de enjôo de movimento.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Pastor Almeão

O Pastor Alemão é uma raça canina muito versátil, leal e fiel aos donos.

É um cão de porte médio a grande, possuem entre 60 e 65 cm e pesam entre 34 e 43 kg. Sua pelagem é densa e dura e varia nas cores: castanho com capa preta, preto e castanho, totalmente preto, e cinza.

É uma das raças mais inteligentes.

São geralmente tranquilos, mas podem ser um pouco reservados com estranhos.

É muito atento e tem um olfato invejável, por isso é muito usado pela polícia, sendo até chamado de “cão policial”. Ele é usado para rastrear drogas e localizar pessoas desaparecidas.

É uma raça muito fácil de adestrar: ensinar truques, comandos e tudo que for necessário. Estão sempre dispostos a aprender e adoram agradar seus donos.

Essa raça precisa descarregar a energia. Gosta de grandes quintais e espaços onde possa correr e se exercitar sem limites.

Vacinação cães gatos Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Vacinação

A Vanguard Plus é uma das principais e mais importantes vacinas para cães filhotes e adultos e tem atuação abrangente no sistema imunológico do animal.

Esta vacina protege os cães contra 07 doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose , Parainfluenza, Hepatite Infecciosa Canina e 4 tipos de Leptospirose. São 10 antígenos vacinais de 10 vírus distintos, por isso é conhecida também como “V10”.

A grande vantagem dessa vacina é que o cachorro recebe uma única agulhada para se proteger contra várias doenças.

A vacinação deve ser feita por um médico veterinário após um exame clínico, onde deverá constar que o cão está sadio.

Assim como qualquer vacina, a Vanguard Plus pode gerar dor local durante 24 horas ou mais após a aplicação.

Também é indicado que os cães sejam vacinados contra outras doenças relativamente comuns e bastante perigosas ao universo canino: giárdia, raiva, tosse canina e leishmaniose.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Yorkshire

O Yorkshire Terrier é uma das menores e mais luxuosas raças que existem.

Por ser uma raça pequena (não ultrapassa os 3,2 kg) que não precisa de exercícios físicos extras e nem faz muita sujeira, é uma das raças mais procuradas para ser criada em apartamentos. Embora alguns tendem a latir muito, pode ser facilmente educado para não latir tanto.

Com certeza, sua maior qualidade é a adaptabilidade. Eles se adaptam bem à família e provavelmente seguirão o temperamento da casa. É muito inteligente, dócil, porém sua fragilidade requer um cuidado especial, caso for conviver com crianças.

Sua pelagem é moderadamente longa no tronco, reta, brilhante e de textura fina e sedosa. A cor típica é conhecida como azul-aço-e-canela. Dependendo do objetivo, pode-se fazer a tosa do pelo para competição, o corte higiênico e o corte filhote, que deixa o pelo bem curtinho.

A expectativa de vida de um Yorkshire varia de 12 a 15 anos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Gatinhos

Se você acabou de comprar ou adotar um gatinho, leve-o a um veterinário para fazer um check-up e colocar as vacinas em dia.

As primeiras 24 horas em sua casa são essenciais para a adaptação. Veja algumas dicas que a Center Vet preparou para você: ◽Para a caminha de seu gato, procure utilizar uma cestinha acolchoada e a coloque em locais mais altos para ele se sentir mais protegido.
◽ Ele irá precisar de dois pratinhos, um para alimento e outro para a água que deverá ser sempre limpa e fresca. É importante comprar uma ração específica para a idade dele.
◽ A caixa de areia é um dos itens mais importantes. Deve ficar distante da sua água e comida. Se ele for filhote, você terá que ensiná-lo a usar a caixa de areia desde a sua chegada.
◽ Um arranhador para gatos é essencial, para que ele possa afiar as unhas sem estragar seus móveis.
◽ Considere comprar um caixa transporte grande o suficiente para permitir que o gato mude de posição e para protegê-lo de traumas.
◽ Tire do seu alcance todos os medicamentos, pequenos objetos e substâncias tóxicas (produtos de limpeza, plantas venenosas, cigarro). E tenha cuidado em deixar sempre fechados os eletrodomésticos da casa.

Seja paciente com sua adaptação. Pode demorar algumas semanas para que ele entenda que este lugar diferente é o seu novo lar. 🐱 ❤

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Lhasa Apso

A raça Lhasa Apso é considerada uma das mais queridas entre os amantes de animais, pois possui temperamento dócil, alegre e fiel. Se for condicionado desde pequeno pode se dar bem com todas as pessoas.

É um cão ativo, mas seu tamanho pequeno possibilita o gasto de energia com passeios curtos.

Bastante confundido com os cães da raça Shih Tzu, o Lhasa Apso tem a pelagem branca como a mais comum, podendo ocorrer variações de cor com tons de dourado, preto, cinza e vermelho.

Sua pelagem longa e sedosa necessita de muitos cuidados, pois, como os pelos da raça são muito longos, podem entrar nos olhos causando problemas oculares no animal e grande quantidade de pelos nas orelhas e o ouvido pode facilitar o surgimento de problemas como a otite canina.

A expectativa de vida varia de 15 a 20 anos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Raças - Beagle

Eles têm geralmente entre 33 e 41 cm. A cor mais comuns para a raça é o tricolor (branco com grandes áreas de preto e sombra marrom claro).

São ótimos para crianças, pois tem temperamento dócil, alegre, amável e geralmente não é timido.

Eles são extremamente ativos e precisa de espaço para exercitar-se.

Um dos principais cuidados que o dono de um Beagle precisa ter é com a alimentação, já que apresentam tendência à obesidade. A longevidade dos beagles varia de 10 a 13 anos.

Exames cães e gatos Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Exames

Assim como os seres humanos, os animais também precisam realizar exames de rotina todo ano, para saber se há algum tipo de doença não detectada visualmente.

O exame para medir a temperatura do animal pode informar se há algum tipo de infecção.

Os exames de sangue são importantes para detectar doenças como: diabetes, erliquiose (causada pelo carrapato), entre outras.

Os exames de fezes podem mostrar a presença de verminoses e a giardíase, infecção causada por um protozoário que afeta o intestino delgado.

E os exames de urina também são responsáveis para detectar problemas renais.

Quanto mais cedo for descoberta a doença, melhor para o seu bichinho. Na Center Vet, os exames laboratoriais são realizados na própria clínica, o que permite o diagnóstico rápido e preciso. Prevenir é sempre melhor do que remediar.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Cuidados com os olhos

Alguns cães sofrem com doenças oculares como Glaucoma, Catarata, Conjuntivite, porém quando diagnosticadas no começo, podem obter ótimos resultados.

Dicas para evitar doenças oculares: * Quando for passear de carro ou secar a pelagem do cachorro, evitar vento forte diretamente nos olhos.
* Não deixe os pêlos caindo nos olhos.
* Nunca aplique colírio nos olhos dele sem recomendação.

Fique atento aos seguintes sintomas:
* Esbarrar em objetos da casa.
* Coçar os olhos com as patas com frequência.
* Secreção amarelada nos olhos e lacrimejamento.
* Permanecer com os olhos fechados.
* Alteração na cor e manchas nos olhos.
Se ele apresentar algum deste sintomas leve-o ao um Médico Veterinário, afim de evitar que o quadro evolua.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Curiosidades sobre gatos

Os gatinhos têm hábitos noturnos e podem enxergar com menos luminosidade que os humanos.Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais.

Quando são domesticados e ficam dentro das casas, deixam de se exercitar, por isso é importante ter em casa brinquedos e acessórios que permitam esses exercícios.

Bebem água moderadamente. É importante estimulá-lo a beber água para que não tenha problemas urinários.

O local de repouso ele escolherá de acordo com a temperatura, em geral, ficam em locais muito quentes.

Um gato, em média, pode viver até aos 20 anos, o que equivale a cerca de 100 anos humanos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Center Vet - Tratamento Giardíase

Giardíase é uma doença causada por um protozoário.

Tanto os animais, como os humanos podem se infectar pela ingestão de cistos da Giardia que podem estar na água e alimentos contaminados.

Os principais sintomas são: diarréia, vômitos e dores abdominais.

Caso seu cão esteja apresentando algum sintoma semelhante, consulte seu médico veterinário para o correto diagnóstico e tratamento.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Por que os gatos têm medo de banho?

Pela lógica ele deveria adorar tomar banho, mesmo que ele já o faça através da língua. Mas o gato tem medo de água por um fator genético, eles foram domesticados, mas as características da espécie permaneceram. A água era usada somente para ser bebida, nunca para banho ou um meio de se refrescar.

Por conta deste medo, os banhos requerem atenção especial, sendo recomendados que profissionais o façam. Há a necessidade de pessoas o segurando, maneiras corretas de passar o xampu, o condicionador e principalmente escová-los, para retirar os nós e deixá-los com uma aparência mais pomposa.

A Center Vet oferece todo o cuidado necessário para o banho dos gatinhos, com profissionais treinados e especializados.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Caminhada diária

A caminhada diária é a atividade preferida do cachorro, e é fundamental para sua saúde, pois melhora as funções cardíacas e respiratórias, aumentando sua expectativa de vida.

Confira abaixo os benefícios: • ajuda no controle do peso
• manutenção do colesterol
• controle de diabetes
• prevenção de hipertensão arterial.
• aumento da massa muscular
• estimula a apuração do olfato e audição.
• garante um sono profundo e relaxante
• No caso dos cães machos, o passeio estimula a urinar várias vezes e isso previne cistites e problemas de próstata.
• Para as fêmeas também evita as cistites de retenção e a hipertrofia da bexiga.

Além destes benefícios físicos, os passeios mantêm os cães psicologicamente equilibrados, deixando-os mais felizes, sociáveis, obedientes e carinhosos, evitando comportamentos agressivos e depressivos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Por que os cães são inimigos dos gatos?

Há quem diga que a rivalidade entre cães e gatos nunca terá fim, assim como já existem pesquisadores que afirmam que essa “briga” não passa de uma especulação que nós, humanos, criamos.

Cães não nascem inimigos dos gatos. Como todos os animais, eles só entram em brigas por instinto: para proteger suas caças e filhotes ou quando se sentem acuados.

O que acontece é que geralmente as pessoas estimulam a rivalidade.

Embora eles sejam de espécies diferentes, se bem socializados desde pequenos, podem se tornar grandes companheiros.

Diabetes Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Diabetes

Diabetes é uma doença comum em cães. Os sinais clínicos mais comuns são: aumento do volume urinário, sede ou fome excessivas e perda de peso.

Muitas vezes, a doença demora a ser detectada. Além de exames clínicos e laboratoriais de rotina, o médico veterinário terá o diagnóstico definitivo da doença pela presença de glicose na urina ou elevados níveis na corrente sanguínea do animal .

O tratamento varia de acordo com a gravidade e os sintomas. Uma vez diagnosticada, a insulina deverá ser administrada diariamente, juntamente com dieta e exercícios físicos.

Se diagnosticada e controlada com eficiência, o animal poderá ter uma vida sem complicações. Basta que ele seja levado ao consultório periodicamente para exames de controle da glicemia e siga à risca todas as recomendações do médico veterinário.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Cachorros X Crianças

Cachorros podem reduzir a ansiedade infantil, pois eles estimulam as brincadeiras e interações sociais.

Os cães podem servir como um companheiro solidário e desenvolver o sentido de responsabilidade e empatia das crianças.

Como o convívio com animais é um estímulo físico e mental, ele ajuda a criança se tornar mais ativa, confiante, sociável e criativa.

As crianças que convivem com animais são mais afetivas, demonstram mais compreensão das coisas, são mais observadoras, e sensibilizam-se com as pessoas e situações, além de ter uma autoestima muito boa.

Tosa Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Tosa

A tosa de cães é importante não somente para estética, mas também para auxiliar no tratamento de dermatites e parasitas (pulgas, carrapatos) na pelagem do cão.

O tempo entre tosas depende da raça, mas em média, é de uma vez a cada dois meses.

O corte das unhas também é algo também muito importante. Essa prática evita a quebra da unha e a unha encravada.

Esses procedimentos de higiene também influenciam na vida das pessoas ao seu redor, pois evitam as alergias que podem ser causadas pela proliferação de ácaros e bactérias na pelagem do animal.

A Center Vet oferece uma variedade de tratamentos estéticos, aplicados por profissionais treinados e especializados.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Profissões caninas

Existem diversas profissões para os cães. Eles gostam de se sentir úteis e encaram tudo isso como brincadeira – principalmente se for recompensado com petiscos e carinhos.

Conheça algumas delas: Militar: São cães de busca e salvamento do corpo de bombeiros. Tem que ser ágeis, gostar de brincar, com temperamento dócil
Ator: ganham a vida gravando comerciais de televisão, novelas e filmes, leva cerca de 2 anos para treiná-los para esta profissão
Cão Guia: ele é os olhos da pessoa com deficiência visual, livrando de obstáculos, A melhor raça para esta profissão é o labrador, pois são obedientes e carinhosos.
Cão de Pastoreio: Esses cães são responsáveis por reunir o gado em fazendas e levar de volta para o curral.
Terapeuta: têm a função de fazer as pessoas que precisam passar por longos períodos de tratamento se sentirem melhor. O cão só precisa ser calmo e gostar de receber carinho.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Obesidade

A obesidade é uma doença relacionada ao acúmulo de gordura corporal.

O animal é considerado obeso quando seu peso excede 20% seu peso ideal, e com sobrepeso quando estiver entre 10% e 20% acima do desejado.

A obesidade gera diversos problemas graves de saúde, causando diminuição da qualidade e do tempo (expectativa) de vida de gatos e cães. Por esta razão, o combate ao excesso de peso é fundamental.

Uma rotina de passeio associada a uma alimentação adequada e regrada são as principais formas de se evitar a obesidade animal. Faça a sua parte. Cuide de quem você ama!

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  Sabia?

Idade do cãozinho

Quem resgata um cão das ruas sempre tem curiosidade de saber a idade do animal.

A partir dos 10 anos, a energia para brincar e passear diminui, ele prefere passar mais tempo quieto e dormir mais.

Outra maneira de descobrir sua idade é através dos seus dentes: Com seis semanas de vida: os primeiros dentes dos cães começam a nascer. São muito brancos, como os dentes de leite das crianças. Além disso, é necessário perceber a quantidade: um filhote tem, em média, 28 dentes, enquanto um cão adulto tem aproximadamente 42 dentes. . Entre dez e 15 anos, os cães já são considerados idosos. Nesse período, os dentes começam a cair, ficam mais amarelados e bastante desgastados. Ao adotar um cão, é preciso fazer um check-up para ver se está tudo certo com sua saúde.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Tratamentos Cardíacos

As doenças cardíacas são comuns em cães, especialmente nos idosos.

Os sinais clínicos de doenças cardíacas são: tosses do tipo “engasgos”, intolerância ao exercício, perda de apetite, dificuldade respiratória, aumento de volume abdominal, desmaio e cianose de língua (língua de coloração azulada).

O pet pode não exibir esses sintomas, mas apresentar sopro, alterações no ritmo cardíaco e crepitação durante a auscultação realizada pelo médico veterinário.

Apesar de não haver cura, há tratamentos com medicamentos, controle da atividade física e dieta que podem ser feitos para dar ao seu animal uma melhor qualidade de vida e o seu veterinário poderá orientá-lo com relação a isso.

A Clínica Center Vet conta com equipamentos de última geração, próprios para auxiliar o diagnóstico e facilitar o tratamento.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Convênio

Assim como os seres humanos, os animais também necessitam de consultas frequentes com profissionais para manter longe as chances de doenças e complicações.

Os planos de saúde para pets se apresentam no mercado como a solução ideal para a questão – já que, com eles, é possível garantir o atendimento de seu animal em casos de emergência e contar com tratamentos específicos de uma forma prática e econômica.

A Center vet oferece aos seus pacientes um convênio sem limite de consulta, atendimento 24hs, desconto banho e tosa, laboratório, vacinas, cirurgias e internação.

Gostou? Então faça já o convênio para o seu pet. Mais informações: (18) 3916 5500

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Loja Pet

Dicas importantes para manter os pets saudáveis durante o inverno:

Reservar um lugarzinho quente para ele: casinha, cobertores e roupas adequadas para que eles possam dormir tranquilos.

Se você estiver sentindo frio, certamente, o pet também estará.

Evitar passear com os animais nos horários mais frios, geralmente no amanhecer e no fim da tarde.

Se o animal apresentar sintomas semelhantes aos de um resfriado com tosse, espirro, febre e falta de apetite, é preciso procurar um médico-veterinário de confiança. Para cuidar da saúde dos pets, já existem vacinas seguras contra a gripe, que podem ser aplicadas anualmente e ajudam a prevenir esses problemas.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Vacinação

Todos os cães e gatos com mais de 03 meses de idade devem receber a dose anual de vacina antirrábica, neste mês de agosto.

Atualmente, a raiva é uma doença considerada um tanto incomum. Porém, como ainda há uma grande quantidade de animais abandonados, a transmissão não é algo descartado.

É uma doença viral, transmitida através da mordida de um animal infectado.

Se uma pessoa for mordida por um animal contaminado deve procurar um local especializado em doenças infecciosas imediatamente, para que possa ser vacinada e curada.

Para os animais, a doença é fatal e a vacina antirrábica é a única forma de prevenção.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Dr Fabiano
 Teranisi

Dr. Fabiano participa do lançamento da Apoquel

No dia 26 de julho, Dr. Fabiano Kogi Teranisi participou da cerimônia de lançamento do Apoquel, realizado pela Zoetis em São Paulo - SP.

Trata-se de um novo tratamento indicado para a cura do prurido (coceira) associado às dermatites alérgicas caninas, incluindo a dermatite atópica.

A médica veterinária, graduada pela Universidade da Califórnia, Candace Sousa foi convidada para ministrar a palestra de apresentação do produto que alivia a coceira em 04 horas, sem os efeitos indesejáveis dos corticosteroides.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Penteados

A Center Vet oferece uma variedade de tratamentos na área de estética animal como: Banho e tosa (máquina e tesoura), Banho químico (indicado para casos de carrapato, pulga), Banho terapêutico (indicado para casos de alergia na pele), hidratação, corte de unhas, limpeza de ouvidos, escovação de dentes, sempre aplicados por profissionais treinados e especializados.

Para uma ocasião especial, os esteticistas da Center Vet Elisangela Silva, Grazielli Mariano, Priscila Eda e Alan Victor também realizam penteados maravilhosos como este da foto.

Não é demais?

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Histórias Center
 Vet

História da Mel

Esta é a Mel, da raça Golden Retriever, de 10 anos.

Recentemente, ela chegou à clínica muito doentinha.

Através do nosso próprio centro de diagnóstico, com equipamentos de alta tecnologia, conseguimos realizar um diagnóstico rápido e preciso, agilizando o início do tratamento.

Mel estava com piometra rompida, uma doença causada pela proliferação de bactérias no útero, que posteriormente acabou provocando a peritonite, inflamação na cavidade abdominal.

Passou por uma cirurgia de emergência, e ficou internada durante 10 dias recebendo todos os cuidados necessários para sua recuperação.Depois de muito esforço e dedicação de toda equipe Center Vet, hoje está saudável, feliz e fazendo muita arte em casa, com sua família! Estamos muito felizes com o resultado. Obrigado aos clientes Juliano Ramos e Fabiana Vecchi por confiarem na Center Vet!

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Histórias Center
 Vet

História do Zeus

Estes são o Erick e a Caroline.

Há alguns dias eles nos trouxeram este lindo Pit Bull chamado Zeus, que chegou em uma situação de saúde bem delicada.

Foram 07 dias de muito trabalho e graças ao esforço e dedicação de todos da Center Vet ele está indo para casa saudável e com muita energia para brincar e se divertir.

Este reencontro com a família é uma emoção inexplicável.

Obrigado por confiar na Center Vet e nos fazer participar deste momento!

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Medos de fogos e trovões?

O cão possui audição muito sensível, por isso eles sentem tanto medo de fogos, alarmes e trovões.Temos algumas dicas para minimizar o impacto nos pets:

Tente interagir com brincadeiras e diversão, para que eles associem o barulho a algo positivo. O som da televisão ou do ventilador ajuda a abafar o barulho dos fogos lá fora.

Mantenha a calma e projete essa confiança para o seu cachorro.Se o seu cachorro preferir, deixe que ele se esconda.

Colocar o cão em uma guia e confira o portão da sua casa para que ele não fuja. Evite deixá-lo sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos de artifício.

Converse com o seu veterinário, pois em casos extremos, ele pode prescrever um tranquilizante.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Center Vet Tem - Tratamento Leishmaniose

A Leishmaniose é transmitida por meio da picada do mosquito Palha, infectado pelo protozoário da doença.

A única forma de se ter um diagnóstico preciso é por meio de exames clínicos e laboratoriais.

Evite locais onde o mosquito se reproduz: áreas úmidas de pouca higiene, locais com acúmulo de materiais orgânicos em decomposição e grandes áreas com matas.

Além destes cuidados, a vacinação dos pets é, sem dúvidas, a melhor forma de prevenir e tem eficácia acima de 92%.

Ultrassom Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Center Vet Tem - Ultrassom

Quando o assunto é tecnologia, a Clínica Center Vet é referência na região de Presidente Prudente, contando com equipamentos de diagnóstico e tratamento animal de última geração. .

Um dos mais conhecidos é o ultrassom.

Trata-se de um dos métodos mais importantes e eficientes para examinar animais de pequeno porte, possibilitando diagnósticos mais precisos e, consequentemente, tratamentos mais eficazes.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Você
  sabia?

Sono

Seu cãozinho passa o dia todo tirando aquele cochilo? .

Cães saudáveis podem dormir de 12 a 18 horas por dia.

No entanto, o sono deles é diferente do ser humano. Eles fazem pequenos ciclos de sono, ou seja, tiram várias sonecas ao longo do dia. Quanto maior o cansaço, mais relaxado ele estará enquanto dorme.

  E no inverno, roupinhas e caminhas são mais do que bem-vindas para mantê-los protegidos e aquecidos.

Clinica Veterinaria 24 horas Presidente Prudente
Center Vet
  Tem

Raio-X Digital

A Center Vet é a primeira e única clínica de Presidente Prudente a possuir o equipamento de Raio X Digital.

O Raio X Digital trabalha com imagens de alta resolução que quando ampliadas, fornecem uma série de informações técnicas que possibilitam um diagnóstico mais preciso..

Os laudos são realizados em São Paulo pelo Dr. Fernando Cavaleti.

Visite a Center Vet e conheça este e todos os outros serviços que oferecemos para cuidar de quem você ama.