Hipertermia em cães

Os dias quentes de verão também costumam ser um problema para a saúde dos nossos amigos de quatro patas. E um desses maiores problemas é a Hipertermia, uma condição que provoca o aumento excessivo da temperatura corporal nos cães.

Ao contrário dos seres humanos, os pets não possuem glândulas sudoríparas, que são as responsáveis por manter a nossa temperatura corporal regulada. Por isso, quando há muito calor, o animal acaba ficando exposto a temperaturas muito altas, podendo sofrer de Hipertermia.

Os principais sintomas de Hipertermia no pet são salivação excessiva, língua e parte interna das orelhas muito vermelhas, fraqueza, andar cambaleante, vômitos e diarreia, convulsões e perda de consciência. Vale ressaltar que algumas raças de cães podem apresentar esses sintomas de forma mais intensa, como animais obesos e idosos e raças com focinho achatado (braquicefálicas), como Pugs, Buldogues e Shih Tzus.

Para evitar esse tipo de problema no animal, é muito importante que o dono saiba quais são os cuidados de prevenção que devem ser feitos. Por isso, se o cão apresentar alguns destes sintomas, lembre-se de tirá-lo do local da situação de calor, colocá-lo em uma toalha molhada e mantê-la úmida para diminuir a temperatura corpórea, oferecer água fresca a ele e levá-lo imediatamente ao Médico Veterinário.

Para prevenir a Hipertermia, dê banhos frequentes ao pet para que ele se refresque, ofereça água fresca para mantê-lo hidratado, mantenha o local de descanso dele sempre às sombras e quando for caminhar com o animal opte por sair em horários com temperaturas mais baixas, pela manhã ou final da tarde.

Não se esqueça também de tomar cuidado ao deixar o pet dentro do carro, mesmo que por pouco tempo. A temperatura pode subir em poucos minutos e pode causar sérias complicações para a saúde do animal.

Para mais informações ligue (18) 3916-5500.